Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto que institui semana de conscientização sobre depressão é sancionado

Projeto que institui semana de conscientização sobre depressão é sancionado

30/10/2017 14:15

 

 

O projeto de lei nº 37/2017, que institui a Semana de Conscientização sobre Depressão entre Adolescentes, Jovens e Adultos no Piauí, do deputado Marden Menezes (PSDB), foi sancionada pelo governador do Estado, Wellington Dias. A proposta foi apresentada pelo parlamentar à Assembleia Legislativa em maio deste ano e sancionada em setembro.

 

O projeto tem como objetivo a realização de palestras, seminários e outras atividades socioeducativas nas escolas públicas e particulares do Piauí como forma de prevenir e esclarecer alunos, familiares e docentes sobre os sintomas da depressão e suas formas de tratamento.

 

Pioneira no estado, a proposta do deputado Marden Menezes influenciou e despertou no poder público estadual e municipal a preocupação com o tema. Para o parlamentar, a lei é uma contribuição importante, pois leva para as escolas a oportunidade de informar e abordar um assunto que muitas vezes é negligenciado, mas que vem afetando a sociedade piauiense e se reflete no alto índice de suicídios cometidos na capital e interior do Estado, com taxas superiores, inclusive, ao restante do país.

 

“O crescimento da depressão deve servir de alerta para autoridades, médicos, professores, pais e mães de família. Precisamos discutir o problema e levar informação para quem precisa. A escola, por ser um local de aprendizagem e onde as crianças e adolescentes passam muito de seu tempo, pode contribuir efetivamente para favorecer um diagnóstico precoce. Levar informação de qualidade e ajudar as famílias a discutir o problema pode fazer toda a diferença”, afirmou o deputado Marden Menezes.

 

Por ser uma doença multifatorial, o projeto prevê ainda uma atuação parceira entre escolas e hospitais, órgãos públicos ou privados, organizações não-governamentais, associações e entidades com atuação na área. “A ideia é promover uma ação com a participação de profissionais da psicologia, psiquiatria, médicos, educadores, que tragam informações atuais sobre o assunto e medidas preventivas”, completou o deputado.

 

Pelo projeto, agora transformado em lei, a Semana de Conscientização sobre a Depressão deve acontecer anualmente no mês de setembro, mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio.

 

 

 

 

 

 

Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: