Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente do CRC-PI recebe Título de Cidadania Piauiense

Presidente do CRC-PI recebe Título de Cidadania Piauiense

11/09/2017 13:15

 

Presidente do CRC-PI recebe Título de Cidadania Piauiense
 
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Josafam Bonfim Moraes Rêgo, será homenageado com o Título de Cidadão Piauiense pela Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), no próximo dia 21 de setembro. A proposição é do deputado estadual Júlio Arcoverde (PP).
 
A homenagem será durante a sessão solene, que acontece às 10h, no plenário deputado Waldemar Macedo, para comemorar o Dia do Contador.
 
Josafam Bonfim revelou estar muito feliz com a homenagem ao Dia do Contador e muito ansioso para receber o diploma de Cidadão Piauiense.
 
“Para mim, é uma honra receber esse reconhecimento. São muitos anos de dedicação à profissão de Contador, vivendo aqui no Piauí. Foi aqui que construí minha história, uma trajetória de muito trabalho, mas onde também constitui minha família e hoje vivo com a satisfação do dever cumprido”, revela o presidente do CRC, Josafam Bonfim.
Comissão trabalha para que municípios não percam recursos do FPM
O estudo sobre estatística populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, criou uma grande preocupação nos gestores dos municípios do Piauí. Segundo os dados do IBGE, 46 municípios do Estado estão com a população menor que no ano passado. Os dados interferem diretamente no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No total 162 municípios do Piauí recebem a menor cota do repasse, que é 0,6 e que pode chegar até a R$ 8 milhões de FPM por ano. Já os municípios com coeficiente 0,8 recebem mais de R$ 10 milhões/ano.
Segundo o deputado Irmas Marques (PSB), presidente da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da ALEPI, todas as providências estão sendo tomadas para que os repasses dos municípios não diminuam. 
"O município de Amarante, por exemplo, se perder 340 pessoas na estatística populacional, perde 20% da arrecadação do FPM. Por isso que o prefeito Diego Teixeira, que esteve presente na reunião desta quarta-feira chegou a dizer que não faria nenhum acordo para perder população, porque se ceder um povoado para um município vizinho significa dizer que perde população e perder também na arrecadação municipal. Então nós estamos tendo muito cuidado com isso nos acordos para evitar que os municípios sofram prejuízos. Isso não é interessante de maneira nenhum para nenhum deles e nem para o Estado. O cuidado é grande e os técnicos dos vários organismos e instituições que tem acento na Comissão estão vigilantes para evitar este tipo de problema”, explicou Ismar Marques.
Sobre o FPM - O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.
Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos Municípios estão baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga estatística populacional dos Municípios e o Tribunal de Contas da União, com base nessa estatística, publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos Municípios.
Larissa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles 
Projeto torna obrigatório trabalho dos professores com curso superior
O deputado Marden Menezes (PSDB) apresentou na Assembleia legislativa o Projeto de lei nº 84, de 28 de agosto de 2017, que dispõe sobre a docência em Educação Física na educação infantil, no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares do Estado do Piauí.
Após a aprovação no legislativo estadual, o profissional de educação física ficará devidamente registrado e apto para o exercício da profissão perante o Conselho Regional de Educação Física da sua região.
Na justificativa o parlamentar expõe que “o profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas nas suas diversas manifestações – ginásticas, exercícios físicos, lazer, recreação, sendo de sua competência prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde”.
Portanto, é notório que a Educação Física, na Escola ou em qualquer outro local, deve ser aplicada por um profissional devidamente graduado em Educação Física. Contudo, não é o que acontece nas escolas, principalmente no Ensino Fundamental.
No que diz respeito a formação profissional exigida para lecionar na educação básica, a LDB admite nível superior para profissionais de Educação Física, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e no 1º ciclo do ensino fundamental a modalidade Normal, oferecida em nível médio.
CONFEF - Segundo o Conselho Federal de Educação Física), junto com os CREFs (Conselho Regional de Educação Física) , as atividades físicas devem ser ministradas por profissionais graduados em Educação Física, sendo considerado exercício ilegal da profissão quando ministradas por não profissionais da área.
Emerson Brandão (
Deputado Henrique Rebêlo irá realizar sessão solene em homenagem a Imprensa
Imagem alinhada
A Assembléia Legislativa do Piauí, irá realizar nessa terça-feira (12), sessão solene em  homenagem ao Dia da Imprensa, após requerimento aprovado pelo deputado estadual Henrique Rebêlo. 
A homenagem acontecerá às 10h, no plenário da Alepi e contará com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas Piauienses, Academia Piauiense de Jornalistas, Sindicato dos Radialistas Piauienses, Associação dos Publicitários Piauienses, e representantes de emissores de TV, Rádios, Portais e Jornais Impressos do nosso estado.
O Dia Nacional da Imprensa no Brasil era comemorado até 1999, no dia 10 de setembro, em referencia a data que começou a circular o primeiro jornal publicado no país em 1808. A data de comemoração sofreu uma mudança após o ex- presidente Fernando Henrique Cardoso, sancionar lei colocando como a data oficial da imprensa brasileira para o dia 1º de junho.

 

 

 

 

 

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Josafam Bonfim Moraes Rêgo, será homenageado com o Título de Cidadão Piauiense pela Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), no próximo dia 21 de setembro.

 

 

A proposição é do deputado estadual Júlio Arcoverde (PP). A homenagem será durante a sessão solene, que acontece às 10h, no plenário deputado Waldemar Macedo, para comemorar o Dia do Contador. Josafam Bonfim revelou estar muito feliz com a homenagem ao Dia do Contador e muito ansioso para receber o diploma de Cidadão Piauiense.

 

 

 

 “Para mim, é uma honra receber esse reconhecimento. São muitos anos de dedicação à profissão de Contador, vivendo aqui no Piauí. Foi aqui que construí minha história, uma trajetória de muito trabalho, mas onde também constitui minha família e hoje vivo com a satisfação do dever cumprido”, revela o presidente do CRC, Josafam Bonfim.

 

 



 

 

Ascom CRC - Edição: Katya D'Angelles 

 

 





Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: