Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marden Menezes propõe Dia de Conscientização sobre câncer do estômago

Marden Menezes propõe Dia de Conscientização sobre câncer do estômago

18/04/2017 12:15

 


O deputado Marden Menezes(PSDB) apresentou, hoje(18), Projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre Câncer de Estômago a ser realizado no dia 28 de setembro. As atividades deverão ser realizadas pelo Governo do Estado em parceria ou não com instituições que atuem no combate à doença. A proposição, que será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, visa esclarecer a população sobre a doença e qualificar profissionais de saúde para ações preventivas e tratamentos.

Ao justificar a proposta, Marden Menezes diz que o câncer de estômago é o quarto mais incidente entre os homens e o sexto entre as mulheres no Brasil. Em 2016, segundo ele, foram registrados 12.920 casos entre a população masculina e 7.600 entre a população feminina, totalizando mais de 23 mil novos casos.
 

No pequeno expediente da sessão plenária desta manhã, foi apresentado ainda Projeto de Decreto Legislativo do deputado Luciano Nunes(PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, concedendo o título de cidadão piauiense ao senhor Marcelo Mesquita Silva.



O deputado Dr. Pessoa(PSD) apresentou Projeto de Lei reconhecendo de utilidade pública a Associação Beneficente São Paulo Apóstolo, sediada em Teresina, e foi lida a Mensagem 13/2017 do Poder Executivo que altera a Lei 5.562/2006 que criou o Fundo Penitenciário do Estado do Piauí. Todas as matérias serão analisadas agora pela CCJ.


REQUERIMENTOS – Os deputados Dr. Pessoa e Júlio Arcoverde (PP) tiveram aprovados requerimentos em que pedem, respectivamente, ao Governo do Estado e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Oi Telemar a implantação de três academias populares em Demerval Lobão e a melhoria da telefonia móvel e internet em Tanque do Piauí.



O deputado Aluísio Martins (PP) teve aprovado requerimento em que solicita ao presidente da Fundespi (Fundação de Desenvolvimento ao Esporte do Piauí), Paulo Martins, a melhoria da iluminação do Estádio Deusdete de Melo, localizado na cidade de Campo Maior.

 

J. Barros – Edição: Katya D’Angelles


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: