Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lançamento da Campanha '

Lançamento da Campanha '

23/11/2017 13:15

 

O Cine Teatro da Assembleia recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), o lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo promovida pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM). A ação, lançada por cerca de 23 mulheres de diferentes países reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women's Global Leadership - CWGL), tem como objetivo promover o debate e a denúncia das várias formas de violência contra as mulheres em todo o mundo.

 

Com vasta programação que contemplou apresentações artísticas de vários municípios, o evento ainda entregou o Selo Atitude Mulher a entidades que realizaram importantes ações de combate a violência contra a mulher durante o ano em todo o Estado. “Esse ano nós aderimos ao programa e visitamos, com ações e levando palestras vários municípios e entidades que desenvolvem atividades que evidenciem o combate a violência contra a mulher. O nosso objetivo é que essas atividades se fortaleçam ainda mais e que consigamos desnaturalizar a violência contra a mulher”, explicou a diretora de articulações das ações temáticas da CEPM, Josefa Lima.

 

“Essa é a primeira edição do Selo Atitude Mulher que será entregue a 19 entidades que vem desenvolvendo ações e nos ajudam no enfrentamento da violência contra a mulher. É um importante reconhecimento uma vez que os dados mostram o quão alarmante a situação da mulher está”, disse a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Haldaci Regina.


Um dos homenageados, o colégio Liceu Arcoverde recebeu o Selo pelo projeto Curta Liceu, onde os alunos puderam discutiu em sala de aula questão de gênero e, posteriormente, criaram filmes de até 15 minutos retratando a temática. “Nós já trabalhamos a questão dos direitos humanos desde 2013 e em 2015 nós abraçamos o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas, da Secretaria Estadual de Educação e realizamos curtas nessa temática. E o que podemos ver é um mudança de pensamento por parte dos nossos jovens que já estão crescendo e combatendo a violência contra a mulher”, disse o Coordenador do projeto no Liceu, professor Leônidas Elva de Sá.

 

A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) também foi agraciada com o selo Atitude Mulher pelo projeto Lei Maria da Penha das Escolas. “Para nós é uma honra muito grande receber um selo como esse até porque nós estamos pautados também no nosso trabalho voltado para uma política transversal de direitos humanos, principalmente nessa questão do enfrentamento da violência contra a mulher. E o programa Lei Maria da Penha das Escolas já foi até premiado nacionalmente com o Prêmio de Educação em Direitos Humanos, que é fruto de uma parceria exitosa com o Ministério Público. E agora nós vamos participar de um seminário em Bogotá para falar desse programa para os países da América Latina. Falar sobre a violência para jovens no ambiente escolar é extremamente importante para levar esse pensamente para as casas e comunidades e diminuir os casos de violência na nossa sociedade”, disse a secretaria estadual de educação, deputada Rejane Dias (PT).

 

 

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Flora Izabel (PT) também se pronunciou no evento. “Um evento como esse é muito importante pois enfatiza o que falamos todos os dias, que é que ninguém pode tratar uma mulher como objeto e sim com respeito reconhecendo o empoderamento que é nosso. E mudar essa atitude também vem desse trabalho com nossas crianças e jovens, tanto nas escolas quanto em casa. Nosso mandato é pautado na luta pelos direitos das mulheres e vamos continuar assim”, disse a parlamentar.


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: