Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia da Imprensa: 50 anos de reconhecimento da profissão

Dia da Imprensa: 50 anos de reconhecimento da profissão

12/09/2017 13:15

 

O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) reuniu, na manhã desta terça-feira (12) jornalistas de vários veículos do Estado para homenageá-los pela passagem do Dia Nacional da Imprensa, comemorado no último 10 de setembro. Segundo o deputado Henrique Rebelo (PT), proponente da sessão, o momento que merece todas as homenagens devido a importância da categoria. “A imprensa é o espelho da ordem e da democracia, que difunde as informações e as faz chegar a população. Não é a toa que no Brasil, a imprensa é considerada o 4ª poder. Todos os dias surgem novas tecnologias mas ela não perde a sua força e o seu nome. Mas além de qualquer coisa, é de extrema importância combater diariamente a cegueira editoral que, por vezes, impede a população de receber a informação correta”, que disse o deputado.

Em seu discurso, Rebelo lembrou ainda a sua experiência ao vivenciar a implantação da primeira TV do Piauí, a TV Clube. “Tenho orgulho de ter vivenciado o pioneirismo piauiense, com a implantação da primeira emissora de TV no Estado, que é a TV Clube. Ela foi a 6ª afiliada da TV Globo no país e mostra, desde sempre, a força do nosso povo”, completou.


O presidente da Academia Piauiense de Jornalismo Francisco Viana, lembrou toda a história da imprensa no Brasil, como a chegada da primeira impressora ao país, em 1808, que era chamada 'planeta', e que só chegou ao Estado 24 anos depois. 123 depois chegou a primeira rotativa ao Estado, trazida pelo Coronel Otávio Miranda, e que permitiu a impressão de 14 mil exemplares de jornal por hora, com dois cadernos de oito páginas. “Foi um avanço enorme. E nessa época, mesmo a imprensa do Piauí sem o curso oficial de jornalismo, atraiu muitos bons jornalistas como os jornalistas Feitosa Costa, Arimateia Azevedo, Montegmeri Holanda, Vanderlei Pereira, J. Barros, Paulo Fontenele e tantos outros que tivemos nesse contexto”, disse Francisco Viana.



Críticas
- O presidente do Sindicato dos Radialistas do Piauí, Waldeck Moraes, usou a tribuna durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Imprensa para criticar a demora na apresentação do Plano de Cargos e Salários dos funcionários da Fundação Antares.

“Nós já tivemos vitórias nessa Casa, como em 1995, quando foi aprovada aqui, a Lei estadual que altera a assessoria de comunicação. Nós também conseguimos, esse ano, renovar os contratos da Fundação Antares. Mas quero chamar atenção dos deputados dessa Casa pois, ainda nós traremos, em breve, o nosso Plano de Cargos e Salários, e eu quero convidar e convocar todos os deputados a votarem a favor do nosso projeto de cargos e salários da Fundação Antares. É inadmissível que o nosso Plano não tenha chegado a esta Casa ainda, já que o Governo do Estado nos chamou para sentarmos e decidirmos um plano mínimo possível para a Fundação Antares nos moldes da ADAPI, e nós assim aceitamos. Assim, quero pedir a todos os deputados que, ao Plano chegar, não pense duas vezes. Somos 35 funcionários efetivos da Fundação Antares que precisam do voto de vocês”, disse Waldeck Moraes.

Se pronunciaram ainda, na tribuna, o diretor da TV Clube, Paulo Nóbrega, o jornalista presidente do Clube de Repórteres do Piauí, Pedro Alcântara. Ao final da sessão, um documentário sobre a história da TV no Piauí, produzido pela TV Assembleia, foi exibido aos presentes. Compuseram a mesa de honra durante a Sessão Solene, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Piauí, José Olímpio; o presidente do Sindicato dos Radialistas do Piauí, Waldeck Moraes; o presidente da Academia Piauiense de Jornalismo, Francisco Viana; o presidente do Clube de Repórteres do Piauí, Pedro Alcântara; o diretor geral da TV Clube, Flávio Germano; o diretor de jornalismo da TV Clube, Paulo Nóbrega; o presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí (APCDEP), Walteres Arraes; o diretor presidente do Portal AZ, Arimateia Azevedo; o presidente da TV Antares, Humberto Coelho.




Larissa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: