Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputados reclamam a falta de adutora em Curimatá

Deputados reclamam a falta de adutora em Curimatá

08/09/2017 11:15

 

A seca que está castigando a cidade de Curimatá foi alvo de discussões no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (06). Os deputados de oposição cobraram providências imediatas do Governo do Estado para amenizar e solucionar a problemática.
 
O deputado Gustavo Neiva (PSB), se solidarizou com a população da cidade e denunciou a falta de pagamento dos carros pipas que estão abastecendo Curimatá. “Hoje quero me solidarizar com a população de Curimatá que está atravessando um momento de extrema dificuldade. Queremos aqui apelar para a sensibilidade do Governo do Estado. Eu e o deputado Luciano Nunes inclusive já encaminhamos ao Governo do Estado um requerimento solicitando que o Governo possa autorizar a execução de um projeto que já está elaborado na Secretaria de Defesa Civil da adutora da barragem Algodões II para a cidade de Curimatá. E hoje pela manhã vi o prefeito daquela cidade fazendo um apelo, até emocionado, dizendo da dificuldade que atravessa a cidade de Curimatá pelo colapso no abastecimento de água. A população vê barragem, que está a pouco mais de 20 km de distância da cidade, com água suficiente para promover esse abastecimento, mas não há providências por parte do Governo para resolver o problema. Vi ainda, no depoimento do prefeito, que os carros pipas, que são em torno de 10, estão para parar suas atividades por falta de pagamento”, disse o deputado.
 
O deputado Dr. Pessoa (PSD) também se sensibilizou com a situação de seca em que se contra o semiárido do Piauí. “O nosso semiárido abrange cerca de 80 cidades do nosso Estado e todas estão passando por essa situação preocupante. E não vemos nenhuma ação do Governo para resolver”. O deputado Luciano Nunes (PMDB) pediu um posicionamento real do Governo sobre quais ações estão sendo tomadas.
 
O deputado João de Deus (PT), líder do Governo na Casa, lembrou aos deputados que a seca não é um problema atual e repassou as informações de uma conversa com o Governador que teve por telefone. “O Governador me passou que esteve com o prefeito de Curimatá e que está tentando amenizar a situação com algumas alções, como um financiamento para a adutora que solucionará a situação em aproximadamente 12 municípios. Outra ação que já foi tomada na cidade de Curimatá foi a perfuração de 4 poços, mas nenhum tinha água. A prefeitura então ficou de designar outros locais para perfuração e a CPRM também já foi acionada para fazer um estudo sobre água na região”, disse o deputado.
 
Já o deputado e presidente da ALEPI, Themístocles Filho (PMDB), aquanto ao pagamento dos carros pipas, o secretário de administração já nos passou que será regulamentado até a semana que vem. Eu conheço a barragens de Algodões e sei que além do projeto e necessário ter o dinheiro para a realização da obra.
 
 
 
 
Laryssa Saldanha - Edição: Caio Bruno 

A seca que está castigando a cidade de Curimatá foi alvo de discussões no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (06). Os deputados de oposição cobraram providências imediatas do Governo do Estado para amenizar e solucionar o problema. O deputado Gustavo Neiva (PSB) se solidarizou com a população da cidade e denunciou a falta de pagamento dos carros pipas que estão abastecendo Curimatá.

“Hoje quero me solidarizar com a população de Curimatá que está atravessando um momento de extrema dificuldade. Queremos aqui apelar para a sensibilidade do Governo do Estado. Eu e o deputado Luciano Nunes inclusive já encaminhamos ao Governo do Estado um requerimento solicitando que o Governo possa autorizar a execução de um projeto que já está elaborado na Secretaria de Defesa Civil da adutora da barragem Algodões II para a cidade de Curimatá. E hoje pela manhã vi o prefeito daquela cidade fazendo um apelo, até emocionado, dizendo da dificuldade que atravessa a cidade de Curimatá pelo colapso no abastecimento de água.

 

 

A população vê barragem, que está a pouco mais de 20 km de distância da cidade, com água suficiente para promover esse abastecimento, mas não há providências por parte do Governo para resolver o problema. Vi ainda, no depoimento do prefeito, que os carros pipas, que são em torno de 10, estão para parar suas atividades por falta de pagamento”, disse o deputado. O deputado Dr. Pessoa (PSD) também se sensibilizou com a situação de seca em que se contra o semiárido do Piauí.


“O nosso semiárido abrange cerca de 80 cidades do nosso Estado e todas estão passando por essa situação preocupante. E não vemos nenhuma ação do Governo para resolver”.

 

 

O deputado Luciano Nunes (PMDB) pediu um posicionamento real do Governo sobre quais ações estão sendo tomadas. O deputado João de Deus (PT), líder do Governo na Casa, lembrou aos deputados que a seca não é um problema atual e repassou as informações de uma conversa com o Governador que teve por telefone. “O Governador me passou que esteve com o prefeito de Curimatá e que está tentando amenizar a situação com algumas alções, como um financiamento para a adutora que solucionará a situação em aproximadamente 12 municípios. Outra ação que já foi tomada na cidade de Curimatá foi a perfuração de 4 poços, mas nenhum tinha água. A prefeitura então ficou de designar outros locais para perfuração e a CPRM também já foi acionada para fazer um estudo sobre água na região”, disse o deputado. Já o deputado e presidente da ALEPI, Themístocles Filho (PMDB), aquanto ao pagamento dos carros pipas, o secretário de administração já nos passou que será regulamentado até a semana que vem. Eu conheço a barragens de Algodões e sei que além do projeto e necessário ter o dinheiro para a realização da obra. 


Laryssa Saldanha - Edição: Caio Bruno 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: