Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado diz em sessão solene que Alepi apoia inclusão social

Deputado diz em sessão solene que Alepi apoia inclusão social

08/06/2017 13:15

A Assembleia Legislativa tem compromisso com a inclusão social. A afirmação foi feita, hoje(8), pelo deputado Dr. Hélio Oliveira(PR), ao discursar na sessão solene pelo transcurso do Dia Estadual das Pessoas com Deficiência(9.06). Dezenas de portadores de deficiência lotaram o plenário da Alepi para participar da sessão solene que foi requerida pelo parlamentar do PR e pelo deputado Aluísio Martins(PT).


Dr. Hélio Oliveira, que presidiu a abertura dos trabalhos, convidou para a mesa de honra a secretária estadual de Educação, deputada federal Rejane Dias(PT), o secretário para Inclusão das Pessoas com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso, a presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Piauí, Amparo Sousa, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Piauí(OAB-PI), Ari Ferreira.

Após a execução do Hino do Piauí, a secretária Rejane Dias disse que a sessão solene fortalece a luta contra a retirada de direitos das pessoas com deficiência que está prevista nas reformas previdenciária e trabalhista propostas pelo Governo Federal. Ela disse que, dentre os direitos ameaçados, constam alterações na aposentadoria dos portadores de deficiência, inclusive causando maior dificuldade de acesso ao Benefício de Prestação Continuada(BPC). Ela afirmou ainda que o Governo do Estado vai interiorizar as ações em favor dos deficientes e que destinou cerca de R$ 15 milhões em emendas parlamentares para contribuir com este objetivo.

Em seguida, o deputado Dr. Hélio Oliveira disse que tem contribuído com a luta em favor dos deficientes, tendo apresentado Projeto de Lei que obriga lojas e clínicas a colocarem cadeiras de roda para facilitar a acessibilidade dessas pessoas a esses estabelecimentos. O deputado Aluísio Martins defendeu maior inclusão dos deficientes no mercado de trabalho e disse que apresentou Indicativo de Projeto de Lei facilitando acesso de servidores estaduais à aposentadoria.

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina, Amparo Sousa, cobrou a implementação das leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, como a que garante vagas para os deficientes nas empresas. Ela disse que deve acabar o preconceito que impede as empresas de contratarem deficientes e convidou os parlamentares para a Caminhada da Acessibilidade que ocorrerá sábado, a partir das 15 horas, na Ponte Estaiada.

A deputada Flora Izabel(PT) afirmou que o Piauí é o Estado mais avançado do Brasil no que se refere a políticas públicas em benefício dos deficientes. Já o deputado Henrique Rebelo(PT) colocou bolsas de estudo da Fundação Walter Alencar à disposição dos deficientes, enquanto o deputado Dr. Pessoa(PSD) manifestou apoio às pessoas com deficiência.

No encerramento da sessão solene, o secretário Mauro Eduardo informou que o Governo Wellington Dias pretende estender aos 224 municípios a assistência prestada a todos os deficientes do Piauí, o que ocorrerá até o final de sua administração. Ele anunciou ainda que já foi realizada a licitação para a implantação do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) de Parnaíba e que as obras brevemente serão iniciadas. Após os discursos, todos os presentes à sessão solene foram convidados para participar de um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.


 Por J. Barros - Edição: Caio Bruno 

Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: