Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Debate sobre suicídio será realizado em sessão especial amanhã

Debate sobre suicídio será realizado em sessão especial amanhã

12/09/2017 10:15

 

Amanhã, (13) a Assembleia legislativa realiza Sessão solene para debater assuntos relacionados ao suicídio no Estado do Piauí. A proposta é do deputado Francis Lopes (PRP) e recebeu assinatura do deputado Dr. Hélio (PR). O suicídio é a terceira maior causa de morte entre os jovens no Brasil.

O parlamentar atendeu solicitação de Késia Mesquita, representante do Centro Débora Mesquita, com o objetivo de discutir o crescimento do índice de suicídio no Piauí. O encontro reunirá representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina, além de outros setores da sociedade piauiense.


Participarão dos debates o Secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto; Sílvio Mendes,presidente da Fundação Municipal de Saúde a vereadora Teresinha Medeiros, o vereador Joaquim Arroz e o  Carlos Aragão, especialista em suiciologia – polo vida.



Também foram convidados para participar dos debates sobre suicídio José Osmando de Araújo (Núcleo Mais Vida do Grupo Meio Norte), Eduardo Jaison Loureiro Muniz Moita, presidente do Conselho de Psicologia Estadual; Ralph Cavalcante Trajano, Diretor do Hospital Areolino de Abreu, Gisele Martins do Nascimento, gerente de Atenção a saúde mental; Francisco Lucas Costa Veloso, presidente da OAB-Piauí; Eyder Mendes, do Centro de Valorização da Vida; Raimundo Alves, do Grupo de Contato e os representantes de Caps Sul, Norte, Leste e Sudeste.

Piauí – Nos primeiros dias desse ano cerca de 7 pessoas cometeram suicídio em Teresina, outras duas em Agricolândia.  No Brasil a cada 45 minutos, uma pessoa se suicida. Nos últimos dez anos o suicídio vem aumentando. O país é o oitavo do mundo em número de suicídios. Desde 1995 aumentou o número de suicídio entre os jovens. Em São Paulo esses casos se deram na faixa etária de 05 a 44 anos.

 

 






Emerson Brandão - Edição: Katya D'Angelles


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: