Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CCJ aprova emenda que possibilita licenciamento de parlamentares

CCJ aprova emenda que possibilita licenciamento de parlamentares

16/03/2017 12:15

A Comissão de Constituição e Justiça – CCJ se reuniu extraordinariamente nesta manhã (16) para aprovar  Projeto de Emenda Constitucional – PEC nº 01/2017 que, de acordo com o Governo de Estado, possibilita o licenciamento de parlamentares estaduais para assumir cargos de gestor máximo de entidade da administração indireta estadual.


A matéria que  prevê que os deputados podem assumir, além de secretarias, fundações, foi relatada pelo deputado João Mádison (PMDB). O relator explica que “mais de 6 estados já fizeram essa mudança permitindo que deputados assumam fundação. Acho que aqui estamos apenas copiando, não vejo como uma matéria inconstitucional, lógico que pode haver contestação, mas o deputado Pablo está respaldado para assumir a presidência da fundação”, explica.


O deputado Rubem Martins (PSB) votou de acordo com o relator, porém chamou atenção para a possibilidade de haver conflitos com a Constituição Federal. O presidente da CCJ deputado Evaldo Gomes (PTC) disse acreditar na consistência do relatório e não vislumbra problemas posteriores. “Vejo com tranqüilidade a aprovação desta PEC, acho que o debate é sempre importante e  estou confiante no relatório apresentado que dá toda a garantia para que o deputado assuma a fundação sem problemas judiciais, pois a proposta está em consonância com as constituições federal e estadual”, disse.


Participaram da reunião os deputados Evaldo Gomes (PTC), João de Deus (PT), Antônio Félix (PSD), João Mádison (PMDB), Edson Ferreira (PSD), Rubem Martins (PSB) e Gustavo Neiva (PSB). A matéria segue hoje (16) para Plenário e para ser aprovada precisa de 18 votos, 2/3 dos deputados.

 

 

 

Isolda Monteiro - Edição: Caio Bruno 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: