Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aprovado requerimento de informações sobre incentivos fiscais à cervejaria

Aprovado requerimento de informações sobre incentivos fiscais à cervejaria

06/09/2017 14:15

 

Foi lido e aprovado na sessão desta quarta-feira, dia 06, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), o requerimento do deputado Rubem Martins (PSB), em que o parlamentar solicita, em regime de urgência, ao secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, informações a respeito da Cervejaria Petrópoles S/A- (Itaipava).

 


Entre as informações solicitadas, o deputado quer saber que valores a cervejaria obteve como incentivo a comercialização de seus produtos, em decorrência da aplicação do Decreto de número 15.856 de 18 de dezembro de 2014 e o de número 15.945 de 26 de janeiro de 2015.

 

O líder do Governo, deputado João de Deus (PT) também discutiu o requerimento do deputado Rubem. Segundo ele, os incentivos á empresa não foram concedidos na gestão do governador Wellington Dias. "Mas somos de acordo com o requerimento, achamos essencial a transparência e já falamos com o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles para que as informações sejam fornecidas", acrescentou o deputado. 

 

Rubem Martins voltou á a tribuna e ressaltou que ele quer mesmo são as informações oficiais, sobre a cervejaria. “Eu já tenho as informações oficiosas, mas as informações oficiais serão uma bela surpresa para muita gente no Piauí, que viu os desfiles dos caminhões da Itaipava, fazendo festa no Piauí”, reafirmou Rubem.

 

 

Em dezembro de 2014 o então governador Zé Filho baixou um decreto dando incentivos para a instalação da Itaipava no Piauí. Só que em 2015 nós discutimos esse decreto aqui na Assembleia e entendemos que o incentivo é para industrialização e não para comercialização, e o governador Wellington Dias resolveu suspender o incentivo. Então o que estamos estranhando é que a Itaipava continua rodando muito no Piauí. Então nós estamos solicitando do Secretário de Fazendo informações sobre quais as vantagens que eles estão recebendo e entender o porque a Itaipava continua nessa movimentação toda no Piauí. Será se esse incentivo ainda existe? Essa é a nossa indagação.


Segundo Rubem, em dezembro de 2014 o então governador Zé Filho baixou um decreto dando incentivos para a instalação da Itaipava no Piauí. Em 2015, segundo o deputado, a Assembleia discutiu o decreto e ficou entendido que o incentivo é para industrialização e não para comercialização. "E o governador Wellington Dias resolveu suspender o incentivo. Então o que estamos estranhando é que a Itaipava continua rodando muito no Piauí. Então nós estamos solicitando do Secretário de Fazendo informações sobre quais as vantagens que eles estão recebendo e entender o porque a Itaipava continua nessa movimentação toda no Piauí. Será se esse incentivo ainda existe? Essa é a nossa indagação", ressaltou Rubem.

 

 

​

 

 

 

PRÊMIO NOBEL DA PAZ - O deputado também aproveitou para falar de outro requerimento seu, também lido e aprovado nesta quarta-feira, no plenário, solicitando Voto de Louvor para a Doutora Lair Guerra de Macedo Rodrigues, natural do município de Curimatá, região Sul do Piauí, de 74 anos, de idade. O parlamentar relatou que a Doutora Lair Guerra foi a personalidade brasileira indicada para receber o “Prêmio Nobel da Paz”.

 

 

“Fundamentamos tal proposição, haja vista, Lair Guerra de Macedo ter uma história de lutas e conquistas importantes para o mundo, para o Brasil e o Piauí. E por ela pertencer a uma família de sertanejos brilhantes, doutor Carlyle Guerra de Macedo, ex-diretor e diretor Emérito da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), doutor Alvimar, famoso clínico em Brasília, doutora Estelita Guerra de Macedo, médica e ex-prefeita de Curimatá e o advogado Delile Guerra de Macedo, ex-secretário da Secretaria de Articulação com os Municípios (SAREM), vinculada a Presidência da república”, relatou o parlamentar.

 

Lindalva Miranda  - Edição: Katya D’Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: