Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Vou administrar pensando no melhor para a população", diz Dr. Paulo Henrique

Gestor respondeu diversos questionamentos sobre o andamento da administração

23/01/2017 15:14

ODIA entrevistou o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique (PSD). Em visita à sede do Sistema de Comunicação, o gestor afirmou que recebeu um município com vários problemas deixados pela ex-gestão e explanou sobre os objetivos que tem para conseguir “arrumar a casa” e iniciar os trabalhos do executivo. Dr. Paulo Henrique inicia sua primeira gestão à frente do município e já cita projetos, metas, parcerias e realizações dos seus primeiros dias de trabalho. 

O senhor poderia explicar de que forma recebeu o município de União?

Tivemos um período de transição onde parecia que estávamos recebendo a prefeitura em condições melhores, mas quando assumimos passamos a olhar cada local (secretarias de educação, saúde, agricultura...) e pra se ter uma ideia, algumas delas nem espaço tinha de maneira correta. Posso citar aqui o exemplo da Secretaria de Desenvolvimento, que parecia mais um cabide de empregos... Na minha opinião, uma secretaria tem que desenvolver trabalhos, contribuir para o desenvolvimento da cidade... Todas precisam desempenhar o seu papel! Para se ter uma ideia, não encontramos nenhuma máquina pesada, aquelas do PAC, em funcionamento... Inclusive uma delas foi encontrada em uma propriedade particular, de uma pessoa de União... A máquina quebrou lá e por lá ficou... Agora estamos cuidando em retirá-la de lá, mas é preciso a substituição de uma peça cara para que a mesma funcione. Fizemos um decreto de emergência e estamos organizando a prefeitura para a realização das licitações necessárias. Estamos fazendo um levantamento adequado e seguro para mostrar ao povo de União como foi que recebemos o município, estamos fazendo uma auditoria, não por perseguição, mas para nossa segurança. Para se ter uma ideia, todos os programas dos computadores foram apagados, prejudicando o andamento da gestão que está entrando... Então, eles não pensaram no povo, pensaram no “eu”. Então quero dizer que no momento em que nossa equipe estiver pronta, todas as pessoas nos seus lugares nós iremos trabalhar pelo povo de União.

A obra do hospital de União encontra-se em andamento há um certo tempo, existe previsão para entrega?

Infelizmente ainda está longe desta obra acabar! Eu conversei com os engenheiros e tranquilizei todos eles, explicando a diferença do nosso trabalho, pois eles quando assumiram paralisaram as obras que vinham em andamento pelo ex-prefeito e por conta disso, uma creche levou 3 anos e meio para ser concluída. Fiz diferente, chamei o construtor, embora tenha sido o ex-prefeito que tenha começado... Eu não vou parar e nem vou mudar, quero concluir a obra com eles. Isso mostra que o nosso compromisso não é com ranhuras políticas e nem com perseguição política. Não farei como o ex-gestor fez, eu acho que tenho que entrar é para resolver... Então irei resolver e colocar o hospital de União para funcionar! 

União vai ser contemplada com projetos na área da piscicultura, o senhor pode falar mais sobre este benefício?

Estivemos na SDR para uma reunião sobre um projeto muito interessante na piscicultura, conversei com a pessoa que é responsável por estes projetos e ele me informou que um projeto como este havia sido suspenso na cidade. Ele alegou que o ex-gestor estava atrás de saber se na lista de beneficiados tinha “fulano de tal”, que não tinha votado nele... Então quero desde já tranquilizar os piscicultores de União e dizer que trabalharemos para levar projetos e beneficiar a todos, nenhum será vetado por não ter votado em mim.

Quais são os primeiros passos, as primeiras metas de trabalho após esses primeiros meses, quando a casa estiver mais organizada?

Já estamos buscando alguns projetos dentro da saúde, que é o setor que mais falamos em campanha, vamos recuperar todas as estruturas da educação, da saúde... Vamos colocar todas as secretarias em uma condição digna de se trabalhar, vamos interligar todos os setores da gestão pública em um programa só e assim ter um melhor alinhamento, através de pessoas capacitadas. Estamos fazendo um estudo da administração com todos os secretários e em seguida, através de audiências públicas iremos ouvir da população o que realmente eles estão precisando em cada região. Desta forma, acredito que poderemos dar um rumo muito diferente para a maneira de se fazer administração em União. Estamos pensando em todos os setores... No asfalto, no calçamento, nas estradas, na iluminação pública... Também estive com o secretário de Saúde e mostrei a ele as necessidades de União, só que antes de tudo temos que ter uma equipe alinhada e é isso que estamos buscando inicialmente.

Em relação as outras obras paralisadas que foram deixadas pela gestão anterior... O shopping e o Residencial Santa Helena, por exemplo. Tem alguma previsão para conclusão e entrega?

Em relação ao shopping vamos ter que rever algumas coisas. Temos que avaliar se iremos ocupar toda a quadra ou se vamos manter da forma que está sendo feito, mas notei que uma parte daquela estrutura já está cedendo. Então vamos sim resolver, mas avaliando a segurança que o local oferece para quem vai usufruir do mesmo. Com relação ao residencial, o gestor que saiu disse que havia deixado tudo pronto para entregar este mês, só que tomamos pé da situação e constatamos que essa possibilidade não existe... Isto porque deixaram a parte de saneamento por fazer! Mas já tivemos contato com a pessoa da construtora responsável pelo Projeto Sanear, e a mesma nos disse que o trabalho será concluído até o residencial, mas ao chegar lá, vem a parte de distribuição para as residências, que é outra coisa que também estamos estudando. O que eu quero é discutir com a Caixa o caminho certo e isso será feito, assim trabalharemos para entregar as residências para estas pessoas que estão cansadas de esperar.

Sobre a segurança, outro tema importante para a cidade. Existe algum projeto? Alguma parceria sendo feita?

Infelizmente em União, em um único dia já registrou 5 assaltos... Na zona rural isso também tem sido frequente. Sei de casos de pessoas, conterrâneos que foram desmoralizados dentro de suas residências. Isso nos entristece muito e foi algo que falamos bastante em campanha! Vamos ver juntos, caminhos para a segurança de União. Já falei com o Comandante da Polícia, Coronel Carlos Augusto... Já falei com o secretário Fábio Abreu para que possamos ter um aumento no contingente policial do município e também para que possamos criar Postos de Policiamento (PPO) em locais estratégicos. Hoje a cidade já está recebendo um projeto de cabeamento de internet, o que possibilitará mais rapidez na transmissão de dados. Com isso, muito em breve vamos colocar câmeras de segurança na cidade, nas escolas, nos postos de saúde... Vamos conversar com o pessoal da prefeitura de Teresina que já tem a Guarda Municipal, trocaremos experiências que possamos montar a nossa Guarda motorizada. Essa guarda será devidamente treinada para assumir um papel de vigilância no município, pois eu quero que as pessoas de União sentem na porta de casa sabendo que tem segurança.

Para finalizar, que recado o senhor deixa para os seus conterrâneos de União?

Quero aqui reafirmar o compromisso que fizemos e dizer mais uma vez que sou apenas um gerente, o verdadeiro dono da cidade são vocês. Quero dizer ainda, que iremos trabalhar para que todos saibam que escolheram um gestor ciente das responsabilidades, peço também a paciência e a compreensão de todos, para que entendam que estamos organizando a casa para muito em breve dar todas as respostas que a população precisa. Um forte abraço e contem comigo, eu estarei sempre perto de vocês!

FOTOS: Assis Fernandes

Mais sobre: