Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Candidatos à PMT revelam presentes que dariam pelos 164 anos de Teresina

Os presentes são muitos e revelam as principais carências e necessidades que os candidatos avaliam que Teresina possui.

16/08/2016 08:48

Hoje, Teresina completa 164 anos. A cidade, entretanto, está em meio a um processo eleitoral que definirá aquele que ficará no comando da cidade pelos próximos quatro anos. Médico, jornalista, professores, economista e microempreendedor disputam a preferência do eleitorado em outubro, mas já adiantam ao ODIA que presente pretenderiam dar à cidade nesse aniversário. Os presentes são muitos e revelam as principais carências e necessidades que os candidatos avaliam que Teresina possui. Os candidatos estão em sequência por ordem alfabética. Vamos conferir o “presente” dado por cada um: 

“Meu presente seria creches para todas as crianças de 0 a 3 anos”, diz Amadeu Campos 

Para o candidato Amadeu Campos (PTB) o principal presente que a cidade merece está na área da educação. Por conta disso, seu “presente” seria colocar todas as crianças de 0 a três anos de idade em creches que funcionem em tempo integral. “As mães trabalham o dia todo e não têm onde deixar seus filhos. Precisamos dar uma atenção especial as nossas crianças e a educação é a forma mais eficaz de termos cidadãos com um futuro promissor na nossa cidade”, justifica. 

(Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

Ainda de acordo com o jornalista, a educação em tempo integral proporciona inúmeros benefícios para as crian- ças que, além de todo suporte pedagógico, participam de atividades de cultura e lazer juntamente com as demais crianças e toda a equipe de profissionais responsáveis pela execução das atividades. Outra carência apontada seria relacionada à estrutura da Guarda Municipal. 

Segundo ele, a ideia seria trabalhar conforme especifica a Lei nº 13.022/2014, onde a estrutura seria montada para atuar na redução da microcriminalidade, protegendo as mulheres por meio do trabalho da Patrulha Maria da Penha, além do meio ambiente com fiscalizações, convocando, de imediato, todos os que foram aprovados no concurso da guarda e que estão aptos a assumir suas funções. “Neste 16 de agosto, nossa capital também merece mais oportunidades de empregos. Vamos dinamizar a produção na zona rural com cooperativas e associações de pequenos produtores que terão acesso a 30% da receita da merenda escolar. E vamos criar o polo empresarial do call center para atrair empresas e gerar emprego e renda para os teresinenses”, diz ele

 “A cidade poderia ganhar mais saúde. Ainda deixa muito a desejar", diz Dr. Pessoa 

Médico, o candidato do PSD à Prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa diz que o melhor presente que a cidade poderia ganhar seria mais saúde. Segundo ele, é preciso cuidar melhor das pessoas e avalia que a saúde ainda deixa muito a desejar. Por conta disso, sua caixinha de presente viria com um acréscimo no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

(Foto: Andrê Nascimento/ O Dia)

De acordo com ele, outro presente seria no sistema de marcação de consultas. Ao realizar uma consulta médica, o paciente já teria o atendimento de retorno agendado e a medicação de uso continuo entregue regularmente na casa do paciente. “Hoje temos na capital uma quantidade de hospitais suficiente para atender a demanda, mas não funciona direito”, avalia ele, dizendo que é preciso se focar no fortalecimento do Programa Saúde da Família e no saneamento. “Se assim fizéssemos, só 15% a 20% dos atendimentos teriam que ser nos hospitais”, argumenta. 

Ainda, de acordo com o candidato, muitos problemas de saúde poderiam ser resolvidos com melhorias no saneamento básico. “Teresina tem apenas 17% de saneamento básico, número três vezes menor que a média nacional. E saneamento é saúde”, defende ele, ao defender investimentos no setor. 

 “Nosso melhor presente seria uma gestão participativa”, diz Éverton Diego 

Estreante em disputas eleitorais, o professor Éverton Diego (PSol), avalia que o melhor presente para o aniversário de 164 anos de Teresina seria uma gestão participativa. Segundo ele, a ideia seria a criação do Conselho de Administração Municipal e da Conferência Anual de Gestão, com ampla participação da sociedade civil, para a discussão das matérias de interesse público, como o orçamento e o plano diretor de transportes. 

(Foto: Divulgação)

O objetivo seria disponibilizar a integralidade do orçamento público para a apreciação da população. “A população definiria onde os recursos seriam aplicados, segundo as suas prioridades, debatendo temas como segurança, saúde, educação com setores competentes e populares”, explicou. 

Além disso, Éverton Diego comenta que também é essencial, numa gestão participativa, rever as políticas de contratos públicos, dando prioridade aos fornecedores de serviços e comerciantes locais para fortalecer e movimentar a economia local, gerando distribuição de renda, além de facilitar a fiscalização da população quanto ao fornecimento de produtos, serviços e gestão de espaços públicos como praças, escolas e hospitais. “Só numa gestão participativa teremos uma cidade verdadeiramente democrática, pois só uma cidade que é administrada junto com a população pode compreender seus problemas e necessidades e encontrar as soluções que beneficiam a todos”, salienta, acrescentando que esse presente trará transformações permanentes e criará uma cidade mais justa e humana. 

“Teresina merece uma rede de educação de excelência”, diz Firmino Filho 

Para o prefeito e candidato à reeleição, Firmino Filho (PSDB), nesse aniversário de 164 anos, a capital merece uma rede de educação de excelência, que vai da educação básica ao ensino superior. Segundo ele, somente a educação é capaz de fazer com que as pessoas possam trilhar caminhos mais favoráveis no futuro. 

(Foto: Moura Alves/ O Dia)

O tucano destacou que os passos para esse caminho já começaram a ser trilhados e os resultados têm demonstrado que a capital está no rumo certo. “A educação sempre foi uma obsessão nossa. Sempre buscamos ampliar o número de vagas, mas também fazer essa expansão com qualidade. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, pelo desempenho obtido no Ideb, por exemplo, ao ver nossa meninada ganhando medalhas em olimpíadas de conhecimento, como de matemática, astronáutica e outros”, diz ele, lembrando que Teresina alcançou, de forma antecipada, a meta estabelecida para a universaliza- ção do ensino nas idades entre quatro e cinco anos. 

Outro presente que o candidato disse que pretende dar a cidade é a geração de mais de 100 mil empregos. “O emprego proporciona o desenvolvimento econômico da cidade e também a independência e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, justifica, acrescentando que para isso, incentivaria a vinda de mais empresas, a exemplo da Vilkstar, Almaviva, que se instalaram recentemente na capital e geraram mais de 12 mil postos de trabalho. 

 “Meu presente seria a consciência da necessidade de lutar”, diz Lourdes Melo 

A candidata do PCO para a Prefeitura de Teresina, Lourdes Melo, usou a conjuntura nacional para justificar seu presente para a cidade. Segundo ela, a capital receberia de presente seu a consciência da necessidade de lutar. A professora destacou ainda que a população da capital precisa ter a consciência que as eleições, em si, não resolverão os problemas da cidade. 

(Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

Para Lourdes Melo, a popula- ção precisa abraçar a luta contra o que chamou de “golpe”, ao se referir ao processo de impeachment que a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), está vivenciando. “O presente seria barrar a ofensiva golpista que está acontecendo no país e que acaba refletindo na cidade”, sustenta. 

Ela justifica que Teresina precisa avançar em várias áreas para proporcionar melhorias na qualidade de vida para a população e ressaltou que a conjuntura vivenciada atualmente pelo país acaba afetando a realidade da cidade. “Essa conjuntura do golpe está realizando cortes na saúde, na educação, no saneamento. Estamos vivenciando um retrocesso em tudo que conseguimos e isso afeta diretamente os teresinenses que terão menos recursos em áreas fundamentais como a saúde e educação”, finaliza. 

“O presente seria uma Teresina entregue para os trabalhadores”, diz Luciane Santos 

A candidata do PSTU à Prefeitura de Teresina, Luciane Santos, destacou que o presente que a capital merece é uma cidade para os trabalhadores. Segundo ela, as pessoas que produzem a riqueza merecem uma vida digna. “O presente é que os teresinenses possam ter uma vida digna, com emprego, segurança, moradias adequadas, transporte público de qualidade, com saúde pública que atenda às necessidades da população, nas áreas da prevenção, da promoção e do atendimento, garantir vagas para todas as crianças e escolas públicas, de qualidade”, enumera. 

(Foto: Divulgação)

Ela sustenta ainda que Teresina merece as mulheres protegidas da violência machista. “Por isso defendemos a aplicação e ampliação da Lei Maria da Penha como forma de proteção para as mulheres, além de um conjunto de medidas que libertem as mulheres da tripla jornada de trabalho, como lavanderias públicas, restaurantes públicos nos bairros, creches de tempo integral”, completa. 

Luciane é professora da rede públicaa e aproveitou para destacar que, apesar de muito jovem, a cidade de Teresina sofre com velhos problemas, que atingem duramente os trabalhadores e o povo pobre da periferia. 

 “Precisamos de uma saúde resolutiva e uma segurança efetiva”, diz Quem Quem 

Melhor qualidade de vida com uma saúde resolutiva e uma segurança efetiva. Esses são os dois principais presentes que o candidato à Prefeitura de Teresina, Quem Quem (PTN), daria para Teresina nesses 164 anos. “O teresinense é o melhor povo do mundo e merece um padrão de vida melhor”, sustenta. 

(Foto: Moura Alves/ O Dia)

Na saúde, ele explica que seu presente seria o de “saúde online”, onde o cidadão ao fazer uma consulta, sairia com o retorno agendado para consultas e também exames, com a criação de uma Central de Exames Virtual. Ele também defende a transformação da Guarda Municipal em Guarda Municipal Comunitária, com convocação imediata de 1600 concursados, conforme orientação do Ministério Público. 

Por ser microempreendedor, Quem Quem defendeu ainda que, além de buscar atração de empresas de fora, fosse feito um trabalho voltado para os microempreendedores

Por: Mayara Martins - Jornal O DIA
Mais sobre: