Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reforma da Igreja: Padre Ângelo concede entrevista ao portal O DIA.

Túmulos antigos são descoberto durante reforma em Igreja Matriz na cidade de União

25/06/2015 22:48

A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, cuja paróquia foi criada em 27 de agosto de 1853, passa por uma reforma, com a retirada de todo o piso da área interna da igreja matriz Nossa Senhora dos Remédios em União, dois túmulos foram encontrados em perfeito estado de conservação. Com as descoberta, gerou muitos comentários a cerca do fato, com isso, o Pároco da Matriz Padre Ângelo concedeu na tarde desta quinta-feira (25), entrevista a este repórter para esclarecer alguns pontos.

Fotos: Ossian Mello

O Pároco explica, antes de iniciar a reforma interna da igreja, comunicou aos fieis sobre a retirada do piso que não centenário por outro que irá durar o resto da vida, deixando espaço para diálogo a aqueles que quisessem se manifestar. Padre Ângelo ressalta que alguns que se dizem serem historiadores e que não participam das celebrações e nem contribuição de qual quer forma, nunca o procuraram para diálogo, com o intuito opinar o que poderia ser feito. 

“Estou à disposição de quem quiser esclarecimento ou sugerir algo a respeito da reforma, bem como, as descobertas de túmulos de pessoas que foram sepultadas nesta Igreja”, pontuou Padre Ângelo durante entrevista. Esclarece ainda, quando tomou conhecimento da descoberta desses dois túmulos, procurou o arcebispo Dom Jacinto para tratar do fato, após essas descobertas, será feita novas escavações na possibilidade de descobrir mais alguma coisa, resgatando assim, memória da história em União.  

O prefeito da cidade, Gustavo Medeiros, prontificou em construir um memorial, mas para Padre Ângelo, sob orientações de Dom Jacinto, acham melhor fazer uma espécie de memorial dentro da Igreja, já que lá foram sepultados por algum motivo relevante, ele afirma que será cavado a área dos túmulos com o objetivo de encontrar algo.

Uma dessas lápides encontrada próximo ao altar revela a existente dos restos mortais de dois irmãos de uma das famílias mais antigas da cidade, a família Lobão. Nas escrituras encontradas revela tratar-se de Scipião Carvalho Lobão (1838 – 1864) e de Antonio Jozé de Lobão (1842 – 1864). Uma segunda lápide encontrada no altar, revela o túmulo do primeiro pároco da então criada Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios (1853), Padre Simpliciano Barboza Ferreira (1828 – 1886), Foi encontrado um outro piso, debaixo do atual podendo ser mais antigo, todas essas informações podem serem constadas nas fotos abaixo:

A reforma está sendo acompanhado pelo o Engenheiro Gabriel Sampaio, que filho de União. Padre Ângelo ressalta que o piso novo foi avaliado em R$ 94.500,00, tendo a mão de obra custeando R$ 60.000,00, ainda terão outras despesas, todos os gastos será exporto ao final da reforma, a obra está prevista ser concluída dia 16 de agosto.

Por: Ossian Melo
Mais sobre: