Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População e comerciantes discutem falta de segurança em União.

Com auditório lotado população fala dos problemas enfrentados.

27/01/2015 09:27

Na noite desta segunda-feira (26/01), comerciantes e população de União, compareceram ao auditório do sindicato dos trabalhadores rurais da cidade para discutir os problemas da segurança no município. As questões foram ouvidas pelo comandante geral da policial militar do Piauí Cel. Carlos Augusto e pelo gerente de polícia especializada delegado Jettan Pinheiro.

Diante do auditório lotado, as autoridades policiais que se fizeram presente ouviram as reivindicações da população que pede socorro pela segurança no município, que nos últimos meses tem se alastrado de forma assustadora, na maioria dos casos os acusados são os mesmos presos e solto pelo poder judiciário através das leis que os beneficiam, os menores lideram os números de acusados.

Vereadores, comerciantes, representante das mulheres, advogado e populares relataram as mesmas insatisfação, citando os problemas com relação a falta de segurança na cidade União, eles reivindicam mais policiamento, viaturas, operações de combate as drogas e a violência no trânsito.  Para o comerciante Fransuar em sua fala, acredita que falta compromisso da polícia que temos, pois assim como eles, a população sabe de todas as bocas de fumos e quem são os traficantes, reconhece a precariedade de condições de trabalho e pede mais desempenho no poder judiciário.

Professora Suely Medeiros, representando as mulheres e mães, chamou a atenção do comandante geral da polícia militar e do gerente de polícia especializada para a preocupação das mães com seus filhos expostos a drogas, bem como a falta de fiscalização no trânsito que tem matado muitos jovens. Suely Medeiros destaca que na maioria dos assaltos os menores estão mais envolvidos, sendo presos, soltos e voltando a praticar os mesmos crimes. Já a empresária Edinalda Guimarães, destaca que é preciso que o poder judiciário desempenhe muito no município, ela esclarece que muitos são presos mais são solto.

O comandante geral da polícia militar do Piauí, Cel. Carlos Augusto explica que é necessário delegado, policiais, autoridades do poder judiciário e promotorias residam no município. Cel. Augusto explica ainda que isso facilitaria muito o trabalho de combater o crime e as drogas. Ressaltou que projetos sociais terão sua atenção, é o caso do Pelotão Mirim e a continuação do Proerd, além de fiscalização nas estradas. Algumas medidas serão tomas em acordo com o governo do estado.

O gerente de polícia especializada, delegado Jettan Pinheiro, reconhece os problemas que a cidade de União está enfrentando, mas garante a população que essa realidade irá mudar, pede a confiança de todos, pois em poucos meses será capaz de sentir a diferença. Para que essa situação mude, serão realizadas pequenas, médias e grandes operações constantemente e reestruturar a delegacia. Delegado Jettan, explicou à saída do Bel Júlio César Lima, ele passou em concurso para outro estado, estará até o dia 2 de fevereiro assinando alguns documentos pendentes, mais que já está certo a vinda do delegado Maycon. 

Por: Ossian Melo
Mais sobre: