Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População de União vai às ruas pedirem mais Paz

Inúmeros assaltos deixam a população insegura no dia-dia em União.

08/12/2016 16:05

Na manhã desta quinta-feira (08), vários unionenses foram as ruas pedir paz, devido os constantes assaltos ocorridos no município que fica a à 54 km da capital do estado. O movimento “Caminhada pela Paz” tem como objetivo de chamar a tenção das autoridades policiais, judicial, Ministério Público, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal da criminalidade instalada em União. 

Fotos: Ossian Mello

O movimento “Caminhada pela Paz” é formado por pessoas de vários seguimentos da sociedade unionense; empresários, professores, representante de igrejas, cidadão, imprensa, pais de família. De acordo com a organização do movimento, essa caminhada de hoje (08), foi apenas a primeira etapa de ações a serem feitas traçadas em busca de metas e soluções para combater a criminalidade já instalada no municio de União.

Durante a caminhada a reportagem do O DIA ouviu o empresário Augusto que relatou não aguentar mais tantos assaltos no município, e espera que as autoridades atendam ao pedido de paz. “Meu estabelecimento foi assaltado várias vezes, assim como outros amigos empresários”. Já o empresário França, relatou que fechou sua loja e convidou todos os seus funcionários para essa caminhada, pois eles estão sempre correndo  riscos todos os dias” frisou o empresário França.

A caminhada de Hoje (08), percorreu algumas ruas de União, passando pelo Ministério Público, FÓRUM, Posto da Polícia Militar, 20º DP e Prefeitura Municipal. Finalizando na Praça do Mercado Municipal com fala de alguns moradores e dois vereadores. O movimento segue colhendo assinaturas da população, os organizadores esperam obter 5 mil assinaturas que será encaminhada para as autoridades no município.  

CONFIRA A CARTA  DE MANIFESTO DO MOVIMENTO "CAMINHADA PELA PAZ"

MANIFESTAÇÃO EM PROL DO AUMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA CIDADE DE UNIÃO

A reunião realizada nesta manhã tem como motivação a indignação e a preocupação dos cidadãos unionenses com o clima de insegurança pública que se estalou na nossa querida União nestes últimos dias.O sentimento de insegurança é tão grade que o cidadão nem mesmo dentro de sua residência, local que deveria ser preservado de qualquer perigo e maldade, se sente seguro para poder conviver com a sua família e adquirir novos bens, sejam móveis ou eletrodomésticos.

Assim, embasando-se no direito universal que se faz presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no seu artigo 3º que afirma: “todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”, bem como no seu artigo 12º que afirma que a “ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques”.

E ainda, como prevê na Constituição Federal, no artigo 6º que define como direitos sociais “a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer e a segurança” e também no artigo 144º que define que:

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III – polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Os cidadãos unionenses, reunidos nesta manifestação, solicitam das autoridades públicas,tanto do Estado do Piauí, como do município de União, o cumprimento destes direitos ora citados, para que seja solucionado o problema da violência nesta cidade.Por isso, como um auxílio para a resolução do problema, foram elaboradas algumas propostas, as quais se esperam que sejam devidamente analisadas pelas autoridades competentes:

1)  Um aumento efetivo do número de policiais da cidade;

2)  Que se façam, com maior frequência, operações,de repreensão à criminalidade, pelas forças especiais da polícia militar do Piauí;

3)  Que se reveja o tamanho território atendido hoje pelo o delegado da cidade, isto é, ficando o mesmo responsável apenas pela o território da cidade de União;

4)  Que a futura gestão, acompanhado pelos novos vereadores, possa refletir a possibilidade real da criação da guarda municipal, como forma de dar apoio aos policiais militares que já trabalham na cidade de União.

Por fim, desde já, se agradece a colaboração e o esforço das autoridades pelo o acolhimento das reivindicações, bem como pela busca de sua resolução. Acredito que todos, autoridades e cidadãos,desejam ardentemente a extirpação da violência e a instalação completa da paz na cidade de União.

Não obstante, seguirá em anexo a esta manifestação um abaixo-assinado contendo o nome de todos os presentes deste evento como forma de endossar o nosso comprometimento pela segurança e pela a paz na cidade.

União, 08 de Novembro de 2016.

Por: Ossian Mello
Mais sobre: