Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios elaborou programação para Semana Santa

Unionenses e visitantes participar de toda programação da cidade

23/03/2016 22:33

ASemana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

Veja a programação que acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios em União

Quinta-feira  Santa (24/03)

19 horas - Missa da ceia do Senhor
20h - Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa (25/03)

15 horas - Celebração da paixão do Senhor - Após celebração, procissão com imagem do Senhor morto

Sábado Santo (26/03)

20 horas - Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (27/03)

7 horas e às 19 horas - Missa da Páscoa

Todas as atividades serão na igreja matriz

Os dias da Semana Santa

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com aentrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar aPáscoa Judaicacom os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da suaPaixão,MorteeRessurreição. APáscoa Cristãcelebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

Segunda-Feira Santa

É o segundo dia da Semana Santa, seguinte aoDomingo de Ramos, no qual se recorda aprisão de Jesus Cristo.

Terça-Feira Santa

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas asSete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia depenitênciano qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria nocaminho do Calvário.

Quarta-Feira Santa]

É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro deNosso Senhor dos PassoseNossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram oOfício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-Feira da Ceia]

É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais dasdioceses, obispose reúne com o seu clero para celebrar aCelebração do Crisma, na qual são abençoados os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos doBatismo,CrismaeUnção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra aQuaresma.

Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante aÚltima Ceia: aInstituição da Eucaristia, oexemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumasdenominações cristãs, e ainstituição do sacerdócio. É neste momento queJudas Iscariotessai paraentregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é presointerrogadoe, no amanhecer da sexta-feira,açoitadoe condenado.

A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda amorte de Jesus. É celebrada aSolene Ação Litúrgica,Paixãoe aAdoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: ALiturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novoe também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultete faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia percorrendo-se toda história da salvação, desde Adãoaté o relato dos primeiros cristão Entoa-se oGlóriae oAleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com aLiturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_Santa
Por: Ossian Mello
Mais sobre: