Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Padre Tony Batista participa de reunião sobre reforma na Matriz de União

Presença do Vigário Geral da arquidiocese foi positiva na discussão da descoberta de túmulos.

27/06/2015 13:56

Na manhã deste sábado (27), foi realizada na casa paroquial, uma reunião com vários membros importantes para discutir e avaliar a reforma na igreja matriz, bem com a descoberta de túmulos centenário no interior da igreja. Após debate, observando pontos relevantes como a conservação da histórica e estrutura física, foi possíveis várias conclusões.

Padre Tony Batista, Vigário Geral da Arquidiocese, destacou a importância da preservação histórica e estrutura da igreja, bem como a resgate histórico de União. Relatou ainda em sua fala, da experiência de também de ter realizado uma reforma, onde também foram encontrados túmulos. Destacou ainda que seja normal encontrar igrejas com vários túmulos, já que era um costume antigo.

Durante visita do Vigário Geral da Arquidiocese nas obras da igreja com a comitiva, chegaram à conclusão da preservação desses túmulos históricos, na qual será colocado uma espécie de vidro resistente, conservando assim, estas descobertas. Padre Ângelo não descarta a possibilidade de realizar uma exumação, ele pontua que tudo será feito na legalidade e documentado.

Padre Tony Batista explicou como poderá ser realizada a exumação, para isso é necessário autorização em documento, escavações feito com profissionais arqueólogos, acompanhamento de policiais, imprensa credenciada, autoridades da igreja católica e outras testemunhas. Ressalta ainda que esse trabalho de escavações e resgate não possa ser feito de qual quer maneira, é obedecido um rigoroso procedimento como o objetivo de manter viva memória histórica desta cidade.

Padre Ângelo, mostrou satisfeito com a discussão do fato, ele acredita que o diálogo foi fundamental para a continuidade da reforma, destaca ainda que novas escavações em torno do altar aconteçam. O Pároco afirma que ficou decidido manter a preservação desse local colocando um vidro resistente nos túmulos ao mesmo tempo resgatando a história que é muito importante não só para o município, mas também para o estado do Piauí e para Igreja Católica. “Estou aberto para quem precisar, o diálogo é sempre bem vindo” pontuou Padre Ângelo.

O Prefeito da cidade, Gustavo Medeiros mostrou muito interessado na importância da preservação desses túmulos descoberto, ele destaca a importância da vinda do Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Tony Batista, pois suas palavras foram fundamentais para chegar a uma conclusão da cerca do que será feito, preservando assim essa descoberta histórica. O prefeito destacou durante entrevista que a prefeitura não ajudar diretamente, mas deve colaborar indiretamente para essa história seja resgatada.

Além dos dois túmulos descobertos, foi encontrada uma terceira lápide que se trata de Dona Luduina Ignez de Castro que era filha de Jerônimo da Silva Rebelo e Dona Auta Ignez de Castros. D. Luduina faleceu á 4 de outubro de 1892 aos 38 anos e era esposa de Agostinho da Silva Melo.

Foto da terceira lápide encontrada. 

O engenheiro Gabriel Sampaio, responsável pela reforma ressalta que todo projeto já vinha sendo discutido há sete meses, ele afirma ainda que todo o piso retirado não seja centenário, mais que foi encontrado um pouco de um piso que possa ser centenário, pontua ainda que antes de tudo, ouviu e conheceu muitas informações históricas da arquitetura e fatos da igreja.  

CONFIRA A PRIMEIRA REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO CLICANDO AQUI! 

Por: Ossian Melo
Mais sobre: