Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Igreja Matriz em União está fechada a visitações no interior do templo.

Visitações à Matriz serão permitidas após conclusão de escavações.

28/06/2015 13:48

Desde a descoberta de túmulos antigos na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de União, a 54 km da capital do Piauí, tem se gerado muitas especulações a respeito de quem seriam os restos mortais de pessoas sepultadas há mais de cem anos no interior da igreja. Para que toda descoberta seja feita, o Pároco Padre Ângelo, tomou a decisão sob orientação de Vigário Geral da Arquidiocese Pe Tony Batista e do Arcebispo Dom Jacinto, não permitir visitações até conclusão das escavações.

Fotos: Ossian Mello.

O Portal O DIA/União teve acesso a estes túmulos acompanhado do Pároco, a medida foi tomada para que não ocorram danos às lápides, facilitando o trabalho das escavações. Pe. Ângelo explica que toda a população será convidada a conhecer todos os túmulos descoberto, pede que a população tenha um pouco de paciência, pois é necessário seguir um procedimento rigoroso para realização dessas escavações.

“Não vamos agora afirmar o que iremos fazer quando tudo for concluído, mas não descartamos a possibilidade de exumação destes seis túmulos até o momento, mas após visitações do público, é que podemos então, fazer essa exumação com autorização em documento e posterior fazer um memorial, preservando assim a história dessa Igreja e do município” explica Pe. Ângelo durante entrevista.

Após reunião neste sábado (27), pela manhã com uma comitiva, foram encontrados mais quatro túmulos, um dos túmulos chamou a atenção, tratando se de um símbolo. Pe. Ângelo explica que cada componente tem seu significado; a tocha representa a vida, o relógio de areia (ampulheta) representa o tempo, a foice representando a morte, as asas o fato ocorrido em tempo, resumindo-se vida-tempo-morte.


   

Por: Ossian Melo
Mais sobre: