Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casarão da família de Walter Alencar foi tombado pelo governo do Piauí

História do casarão deverá ser preservada pelo Patrimônio Histórico do Estado.

08/09/2015 21:19

Um dos poucos prédios antigos no município de União passou a integrar ao Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Estado do Piauí, trata-se do “Casarão da Praça de Gurguéia”, o tombamento se deu através do decreto Nº 15.453, de 25 de novembro de 2013, aprovado por unanimidade, pelo o Conselho Estadual de Cultura.

Fotos: Ossian Mello

De acordo com o decreto enviado a redação do O DIA/União, o casarão possui 678,00 m² de área construída, localizando-se em frente a Igreja Matriz do município, principal cartão postal. O proprietário do casarão, Deputado Estadual Henrique Rebelo, informou que a casa foi construída no início do século XIX, onde nasceu Dr. Walter Alencar, fundador da TV Clube filiada a Rede Globo no Piauí.

“Por este casarão várias personalidades importantes passou, é caso de General Fidié, Presidente Castelo Branco, o cantor Luiz Gonzaga ‘o rei do baião’, o Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela e muitas outras autoridades religiosas, políticos e empresários”, destacou Deputado Henrique Rebelo, proprietário do casarão.

O tombamento tem como objetivo de resgatar e conservar fatos históricos no Estado do Piauí, onde nasceu o fundador da primeira emissora de televisão do estado, Dr. Walter Alencar é filho de Dr. Segisnando Alencar e Consuelo do Rêgo Alencar . O casarão está com sua arquitetura preservada, bem como alguns móveis da época foi recolocados em cada lugar onde era antigamente. 

Por: Ossian Melo
Mais sobre: