Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

BATUCADA VOLTA AO BRASIL E PERCORRE UNIÃO, PARNAÍBA E SÃO LUÍS

BATUCADA terá apresentação única na cidade de União

15/04/2015 14:37

Depois de Bruxelas, Teresina e Frankfurt, o BATUCADA, de Marcelo Evelin/Demolition Inc., volta ao Brasil neste mês de abril. A trajetória inicia lançando o Galpão do Cibrazém, em União, como um novo espaço cultural para a cidade, nesta quinta-feira (16) às 20 horas no Galpão da Cibrazém com entrada Gratuita. Segue para o Porto das Barcas em Parnaíba no dia 18/04 e por fim encerra o circuito em São Luís, na Casa do Maranhão, no dia 20.

Coreógrafo Marcelo Evelin/ Demolition Inc.

BATUCADA se propõe como um acontecimento. O ritmo transita entre a festa e o protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e as subjetividades dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos contagia, desmancha fronteiras entre expectador e artista, e provoca reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.

Mascarados, os corpos subversivos batucam panelas, frigideiras e latas numa espécie de desfile apoteótico e revolucionário. O grupo é diverso e vibrante, artistas e "não artistas", da dança, do teatro, da música, arquitetura, moda, performance, da vida. Vindos de diversos lugares do Piauí e de outros do Brasil, estes mais de 40 performers cidadãos - selecionados a partir de uma convocatória pública - se misturam e se transformam um no outro, e na cadência de uma batucada atravessada, enganchada, suspensa, os corpos tornam-se instrumentos para as estruturas rítmicas e impulsionam a cadência de uma coreografia da qual o público também faz parte.

BATUCADA foi concebido para o Kunsten Festival de Artes, um dos principais festivais de arte performática da Europa, realizado em Bruxelas (Bélgica), onde aconteceu sua estréia internacional em maio de 2014. A estréia nacional aconteceu no Galpão do Dirceu, em Teresina, em janeiro deste ano.

Para a circulação no Piauí, que se estende `a capital maranhense, este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013 e conta com o importante apoio da Casa Porã, Grupo Carvalho, Marka Mídia, SA Propaganda, Governo do estado/FUNDAC, Prefeitura Municipal de União, Associação Cultural Uniartes, SESC Piauí, Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, Conexão Dança (MA), Guest House, UFMA/DCE e Casa do Maranhão/FUNC.


Por: Ossian Melo
Mais sobre: