Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artistas Unionenses se movimentaram para dar novo visual na Cibrazem em União

Artistas de Teresina uniram aos unionenses e trocaram ideias

21/09/2015 10:47

Durante todo o domingo artistas unionenses realizaram no galpão Cibrazem em União, o movimento que ficou conhecido por “grafitada”, o evento teve participação de artistas da terra e de Teresina. Como movimento os organizadores pretendem tornar o local mais apropriado para várias atividades do meio artístico e social na cidade União. Conheça um pouco de toda trajetória da conquista deste espaço:

O acontecimento BATUCADA do coreógrafo Marcelo Evelin/Demolition Inc, iria circular por 3 (três) cidades do Piauí e dois artistas de União – PI participavam. Era o momento oportuno para transformar o Cibrazem em um lugar de arte. Propuseram então União – PI como uma das três cidades que receberiam aquele acontecimento. A partir daí correram atrás de tudo que envolve uma produção juntamente com outros integrantes da Associação Cultural UNIARTES. A prefeitura também apoiou o evento e cedeu seu espaço de entulho (Cibrazem) para aquele acontecimento.

A partir de então reuniões começaram a ser feitas. A primeira reunião/discussão/provocação aconteceu pós-batucada (16/04/15) com artistas e populares de União juntamente com todo o elenco do acontecimento. A segunda reunião foi no dia 28/04/15 no Centro Cultural de União – PI. Estavam presentes artistas (músicos, poetas, atores, dançarinos etc), populares e alguns grupos da cidade: Associação Cultural UNIARTES, Capoeira Sol Nascente, QG – Da Luta – Jiu Jitsu, Quadrilha Arrocha o Nó. Depois de muita discussão as propostas foram colocadas em papel em forma de carta para ser encaminhada à Prefeitura de União – PI. Foi também eleita uma comissão que representaria o movimento e que ficaria responsável para a entrega da carta, agendamento de reuniões e o diálogo com a prefeitura.

A reunião entre a comissão representante do movimento Cibrazem e a Prefeitura de União aconteceu na quinta feira (dia 30/04). Algumas propostas foram aceitas por parte da prefeitura, a principal é que os artistas e grupos já começariam a ocupar o local a partir do dia 04/05/15 (segunda-feira). Em seguida a comissão representante voltou a se reunir com a prefeitura em outros dias.

No dia 04/05 à noite, artistas, grupos e populares fizeram juntos uma ação comemorativa e simbólica em nome de todos e todas, em nome de União - PI. Desde então as atividades não pararam mais: mutirão de limpeza, instalação de lâmpadas, aulas, oficinas, bazares, etc. As atividades que atualmente estão sendo desenvolvidas no Cibrazem estão sendo feitas pelos grupos acima citados. O movimento se transformou em OCUPA CIBRAZEM e vem ganhando força.

Recentemente o grupo de hip hop da cidade se juntou ao movimento.

Sobre a ação do dia 20 de Setembro de 2015

No dia 20/09/15 acontecerá mais uma ação artística no Cibrazem. As paredes externas do local serão grafitadas por 11(onze) artistas de Teresina – PI que já confirmaram a presença com mais 8 artistas plásticos de União – PI. Os custos para a realização da ação estão sendo cobertos por patrocínios, apoios e doações.

Já na manhã deste domingo (20/09) aconteceu concentração dos grupos culturais envolvidos no projeto (Associação Cultural Uniartes, Grupo de Capoeira Sol Nascente, QG da Luta Jiu jitsu, Hip Hop, Quadrilha Arroxa o Nó, Dança, Teatro, Poetas, artes visuais, artes plásticas) e demais artistas envolvidos com o movimento + organização para as atividades + som boca livre + apresentações culturais + músicas etc.  Encerrando as atividades com “Grafitada” em todo o espaço do galpão da Cibrazem que ficou com um visual bem diferente


Por: Ossian Melo
Mais sobre: