Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após reforma, Escola Agrotécnica de União terá nova estrutura

Em novo projeto, escola poderá receber até 200 alunos em regime de alternância

07/03/2017 08:53

Na cidade de União (55 km de Teresina) um sonho de muitos ex-alunos, alunos, pais de alunos, professores e até da comunidade em geral está começando a se realizar. Trata-se da tão aguardada reforma do prédio da Escola Agroténica Manoel Otávio.

A referida escola já formou diversos jovens e encaminhou muitos deles para o mercado profissional, oferecendo um aprendizado diferente, voltado para os trabalhos do campo com disciplinas que forneciam aos estudantes conhecimento em áreas diversas, como: piscicultura, apicultura, zootecnia, plantas medicinais, avicultura, suinocultura, ovino caprinocultura entre outros.

Nos últimos anos o prédio estava em situação calamitosa, com estrutura precária, sem reformas e oferecendo até mesmo risco aos estudantes. No final da semana passada a vereadora Orcivane Coelho (PHS) deu a boa notícia para toda a população, o prédio será reformado e ganhará muitas modificações.

Em entrevista ao ODIA, a vereadora detalhou e explicou mais sobre o assunto. “Faz tempo que estamos buscando junto ao Governo do Estado esta reforma, na verdade começamos esta busca ainda na época do ex-governador Wilson Martins. Esta vem sendo uma luta incansável e como sou insistente, estive recentemente com o governador Wellington Dias e conversei a respeito da escola, contei com reforço também do Superintendente da SEDUC, professor José Barros que nos deu todo o apoio para rebuscar a realização desta obra”, contou a vereadora.

Prédio onde funciona a escola tem reforma iniciada

Para Orcivane a obra é de grande importância não somente para União, mas também para cidades vizinhas. “Sabemos da importância desta reforma, a escola atende não somente União mas também as cidades vizinhas Lagoa Alegre e Miguel Alves, é uma obra de médio porte que vai realizar o sonho de muitos alunos, pais de alunos e também nosso!”, destacou.

A obra está orçada em R$ 610 mil reais e tem um prazo de 150 dias para a sua conclusão. A vereadora destacou também a importância das parcerias feitas para que a obra saísse do papel. “É o fruto de uma parceria com o governador Wellington Dias, com a secretária Rejane Dias e também o Superintendente José Barros, pois foi através dele que consegui chegar até o governador. Ficaremos muito felizes quando as aulas retornarem em agosto já com a nova estrutura, um ambiente mais digno, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, alojamentos mais dignos com banheiros adaptados e acessibilidade e muito mais. Então me sinto de parabéns!”, concluiu.

Diretor da escola concede entrevista sobre o assunto

O professor Augustinho que é diretor da Escola Agrotécnica citou as condições em que a escola funciona atualmente. “Graças a Deus iniciaram a reforma, estamos em local improvisado desde 2015 e muitas vezes sem água, sem energia e até sem segurança”, disse. O diretor falou ainda da importância da modalidade do ensino oferecido pelo colégio. “O ensino que é oferecido aqui ao meu ver é a melhor forma de educar pois o aluno aprende na convivência com os demais alunos, com os professores... Para mim nada superior foi inventado no Brasil”, pontuou.

SOBRE A ESCOLA

A escola funciona em regime alternado, onde os alunos ficam 15 dias internos na escola e 15 dias em casa. Atualmente com cerca de 125 alunos matriculados, a expectativa é de que em 2018 este número possa aumentar, uma vez que a escola com nova estrutura terá capacidade para receber até 200 alunos.

Com informações e fotos de Ossian Melo

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: