Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereador Vavá tem dois projetos de sua autoria aprovados na Câmara de Timon

O primeiro é sobre lições de primeiros socorros nas escolas. O outro é de concessão de título de cidadão timonense ao prefeito e Teresina, Firmino Filho

18/11/2015 19:57

Vereador Vavá

A Câmara de Timon aprovou na sessão desta segunda-feira (16), dois projetos de autoria do vereador Edvar Schalcher, o Vavá (PDT). O primeiro é sobre lições de primeiros socorros nas escolas.

Esse Projeto de Lei nº 047/2015 cria o Programa de Primeiros Socorros na educação básica da rede escolar de Timon. Nele os alunos de todos os anos da educação infantil e do ensino fundamental receberão lições de primeiros socorros na forma de atividades educativas e palestras que acontecerão durante o período letivo regulamentar, e que versarão sobre: a identificação de situações de emergências médicas; os números de telefone dos serviços públicos de atendimento de emergências; a importância da calma para lidar com as situações descritas no inciso I deste artigo.

Essa idéia do vereador Vavá que se transformou num Projeto de Lei, prevê ainda que os conteúdos a serem abordados no Programa de Primeiros Socorros deverão se adequar às diferentes idades das crianças de cada ano escolar. E sobre os alunos do ensino médio, eles receberão aulas de primeiros socorros ministradas por professores capacitados pelos profissionais cedidos pela Secretaria da Saúde.

Cidadão Timonense

Outro Projeto de autoria do vereador Vavá que foi aprovado nesta segunda-feira, é o Decreto Legislativo nº 007/2015 que concede o Titulo de Cidadão Honorário Timonense ao prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, o Firmino Filho.

O parlamentar justificou que esse Título se deve a grande sensibilidade que o prefeito Firmino Filho demonstra com as causas e reivindicações do povo de Timon e do Maranhão. Vavá Schalcher disse ainda que o prefeito Firmino Filho colaborou na: Repactuação do convênio de atendimento dos municípios do Maranhão, pelo SUS, assinado em 1994 e em vigor até hoje; e na inclusão de Timon e sua população na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE).

Fora as contribuições citadas anteriormente, o vereador Vavá fez questão de citar que Firmino Filho luta junto com o prefeito Luciano Leitoa pela viabilização da construção de mais duas pontes ligando Teresina a Timon, para resolver o problema de congestionamento nas rodovias que passam pelas duas cidades. Segundo Vavá, o prefeito da capital piauiense se preocupou como o espaço urbano e transporte público entre as duas cidades, e assinou o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre Timon e Teresina junto com Luciano Leitoa.

“A sensibilidade do prefeito Firmino Filho é notória, todas as vezes que se pronuncia publicamente sobre Timon ele faz questão de afirmar que as duas cidades são irmãs, e da parte dele sempre irá continuar trabalhando para que essa parceria permaneça por muito tempo”, disse o vereador Vavá Schalcher.

PUBLICIDADE:

:

Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: