Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Timonenses terão abastecimento por 24h com Estação de Tratamento de Água

ETA é oficializada e será construída na Vila do Bec, em terreno cedido pela Prefeitura de Timon

06/10/2015 15:21

“Não tenho dúvidas de que, no início do próximo ano, estarei abrindo o registro para que as águas do Rio Parnaíba adentrem à Estação de Tratamento e, assim, todos os timonenses tenham água 24 horas em suas residências”. A fala é do prefeito Luciano Leitoa durante o anúncio do início das obras da Estação de Tratamento de Água – ETA que aconteceu nesta terça-feira (05/10) no Centro de Convenções Maranhense.

A oficialização da construção de uma ETA já é um divisor de águas na história da cidade. Os benefícios em longo prazo possibilitarão aos moradores melhorias significativas na qualidade de vida, proporcionando 100% de água tratada na zona urbana de Timon. A ETA será construída em um terreno cedido pela Prefeitura na Vila do Bec. A construção da estação começará nos próximos dias e a previsão de conclusão é para 2016.

”Não poderia deixar passar a oportunidade de resolver o problema do abastecimento da água em Timon. Eu jamais me ausentaria disso. Tínhamos em nossas mãos uma alternativa e não poderíamos deixar de resolver por uma questão política. Temos, acima de tudo, reponsabilidade social com a população”, comentou Luciano Leitoa, prefeito da cidade. Ainda durante o evento, o prefeito de Timon recebeu uma honraria da Concessionária como forma de agradecimento.

O diretor presidente da Águas de Timon, Renato Médici, explicou o objetivo do Programa Timon Saneada1, apresentou a maquete da futura Estação de Tratamento e aproveitou para fazer uma prestação de contas com a população, mostrando todos os pontos que já foram recuperados pela concessionária.

“O Timon Saneada1 é o programa que irá universalizar o serviço de abastecimento de água na cidade, com captação de água do Rio Parnaíba e a construção de uma Estação de Tratamento de Água - ETA, que irá suprir Timon de água regular e tratada. Esse é o lema do programa, 100% de água tratada no perímetro urbano de Timon”, comentou.

Toda a estrutura da ETA se constituirá de chapas metálicas. O material usado é um dos mais modernos do mercado. A tecnologia que será empregada é de confiabilidade, o que permitirá a retrolavagem dos filtros, que ajudará na purificação da água, além da dosagem dos produtos químicos de maneira adequada, da leitura da vazão de entrada e saída e da análise do estado das bombas. Toda essa engrenagem estará interligada a um centro de controle operacional.

Desde que se instalou na cidade, há seis meses, a concessionária Águas de Timon já investiu muito. Luciano Leitoa falou o quão significativos foram os investimentos. “Na atual situação econômica em que o país se encontra, com o Governo Federal reduzindo repasses, jamais teríamos condições de investir 5 milhões na cidade em apenas seis meses, período que a empresa já atua em Timon”, concluiu o prefeito.

Fotos: André Lira e Lucas Stefano

PUBLICIDADE:

SUSHIMIX E TEMAKERIA, Av Jaime Rios esquina com rua 40.

Fonte: SECOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: