Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Serviço de Convivência da Rua 100 realiza a amostra 'Aprendendo a Reciclar'

Rolo de papel higiênico, garrafas pet, palitos de picolé e outros foram transformados em brinquedos, objetos de decoração e utilitários.

02/05/2016 12:46

Na tarde da última sexta-feira (29), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Rua 100, foi realizada a culminância do projeto “Aprendendo a Reciclar”, cuja finalidade é reduzir certos tipos de materiais que se tornam o nosso lixo doméstico e reutilizá-los como brinquedos, sucatas e objetos de decoração.

Após uma semana de oficinas e experimentos, o SCFV realizou uma amostra que reuniu uma série de objeto fabricados pelas crianças, reutilizando vários materiais que costumam ir para o lixo. Rolo de papel higiênico, garrafas pet, palitos de picolé e outros foram transformados em brinquedos, objetos de decoração e utilitários.

Idriele Cristiane, de 9 anos, e Érica Cecília, de 8 anos, ficaram surpresas com a quantidade de brinquedos que elas puderam criar. “Já tinha visto meu primo fazer um carrinho com garrafa de plástico” – explica a primeira. “Eu já tinha feito algumas coisas com rolo de papel, de foguete e com caixa de fósforo” – conta a segunda menina. As duas montaram uma mesa repleta de suas produções, dentre elas: porta joia, quadros e porta retratos.

Também puderam ser encontrados: balão junino, tartaruga e mini móveis fabricados com palito de picolé. Tudo elaborado pelas crianças na faixa etária de 6 a 15 anos, juntamente com a educadora social Érica Oliveira. “Durante a semana eu trouxe algumas ideias que encontrei na internet para eles tentarem copiar. Outras eles mesmos pegaram o material e inventaram, pela própria imaginação” – observa.

Para a coordenadora do serviço, Márcia Mota, o resultado dessa atividade surpreendeu a todos, porque resultou em produções muito interessantes e divertidas de fazer. “Além de estimular a criatividade, também abrimos a mente deles para os materiais que podem ser reciclados, preservando o meio ambiente e proporcionando uma brincadeira saudável” – ressalta. De acordo ainda com Márcia, as crianças se sentiram muito felizes com a amostra, com a visita de pessoas para ver o trabalho deles.

À tarde, foram feitas atividades de pintura em pedras; os usuários trouxeram pedras de suas próprias casas para serem pintadas. Assim, em pequenas pedras, as crianças fizeram desenhos desafiadores, muito bonitos e criativos.

No encerramento da mostra das peças confeccionadas pelas crianças no Projeto “Aprendendo a Reciclar” houve uma interativa ‘Roda de Capoeira’ e depois foi servido um farto lanche para a criançada.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Mantido pela a Prefeitura de Timon, através da Secretaria e Desenvolvimento Social (SEMDES), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, que estudam nas escolas próximas do núcleo, e tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino, evitando que os mesmos fiquem nas ruas ou em locais impróprios no turno oposto ao horário escolar. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades socioeducativas, de forma lúdica e cultural, e que estimulem a convivência social, a participação cidadã e formação geral.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de usuários cujas famílias são beneficiadas pelo programa de transferência de renda Bolsa Família ou beneficiários do PBC, estendendo-se também as crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelo CRAS ou CREAS e por Busca Espontânea devido ao conhecimento do trabalho.

PUBLICIDADE:

Fonte: SECOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: