Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SEMS realizou palestra sobre a Prevenção e Combate a Hipertensão

O evento ocorreu nesta manhã e foi conduzido por uma nutricionista e um educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

26/04/2016 12:54

dia contra a hipertensão

No dia de hoje, 26 de abril, é comemorado o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma doença conhecida popularmente como pressão alta, que atinge cerca de 30% da população brasileira e é responsável por 40% dos enfartes, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Para celebrar esta data, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Saúde Dr. Francisco Vitorino D’Assunção, realizou palestra informativa aos pacientes atendidos na unidade. O evento ocorreu nesta manhã e foi conduzido por uma nutricionista e um educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A nutricionista falou sobre a necessidade de entender melhor a doença e se prevenir, dando destaque para a importância de aferir a pressão arterial com regularidade e incentivar hábitos de vida mais saudáveis. Ao final, os pacientes fizeram alongamentos e algumas atividades físicas.

A ação contou ainda com a participação dos Agentes de Combate às Endemias, que levaram orientações sobre o mosquito Aedes Aegypit, mostrando as formas de prevenção e os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.

IMG-20160426-WA0010

A doença

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias; quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são:

  • Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;
  • Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%. Neste caso, quem é filho de hipertensos deve fazer avaliações médicas periódicas;
  • Diabetes;
  • Envelhecimento

  • PUBLICIDADE:

Fonte: SECOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: