Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saúde realiza treinamento sobre mudanças no Calendário de Vacinação

As mudanças realizadas pelo Ministério da Saúde já estão vigor.

11/01/2016 16:07

Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para administrarem doses do novo calendário de vacinação 2016, a Coordenação da Atenção Básica, através da Coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Coordenação de Imunização, realizou nesta segunda-feira (11) uma reunião com enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham nas 57 equipes distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde.

As mudanças realizadas pelo Ministério da Saúde já estão vigor. “Os profissionais passam por este treinamento para que se adaptem ao novo calendário e, assim, mantenham a avaliação positiva de cobertura das metas”, disse o secretário municipal de saúde, Marcio Sá, que esteve presente na capacitação.

Estão sendo alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, para a qual não será mais necessária a terceira dose.

IMG-20160111-WA0004

De acordo com a Coordenadora de Imunização da SMS, Itelmária Escócio, o Ministério da Saúde enviou informe técnico para ser distribuído aos profissionais da área. Segundo ela, uma das principias mudanças é na vacina papiloma vírus humano (HPV). “O esquema vacinal passa para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda dose seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira dose”, explicou.

Outra mudança é referente à redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente, para pneumonia em bebês. A partir de agora, será aplicada em duas doses. “Essa recomendação foi tomada devido a estudos que mostraram que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço”, falou Itelmária.

A terceira dose da vacina contra poliomielite, administrada aos seis meses de idade, deixa de ser oral e passa a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina injetável na prevenção contra a paralisia infantil.

Também haverá mudança da vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra meningite causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente.

IMG-20160111-WA0005

PUBLICIDADE:

:

Fonte: SECOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: