Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael participa da abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão

O deputado Rafael Leitoa, formado em Engenharia pela Universidade Federal do Piauí, e pós graduando em Saneamento Básico, reconhece a importância de investimentos em educação feitos pelo governador Flávio Dino.

20/10/2015 10:43

 

O deputado Rafael Leitoa (PDT) participou na noite desta segunda-feira (19) da abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão, na Praça Maria Aragão, Centro de São Luís. O evento ocorrerá no período de 19 a 25 de outubro, organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI. Com o tema, “Luz, Ciência e Vida”, a Semana contará com palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais.

O neurocientista Miguel Nicolelis, Secretário Bira do Pindaré e o deputado Rafael Leitoa, na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Fonte: Nonato Castro)

Com a presença do Governador Flávio Dino e diversas autoridades políticas e do meio científico, a Semana de Ciência e Tecnologia foi iniciada com o pronunciamento do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, que lembrou ser de fundamental o investimento em educação para o desenvolvimento do estado.

O deputado Rafael Leitoa, formado em Engenharia pela Universidade Federal do Piauí, e pós graduando em Saneamento Básico, reconhece a importância de investimentos em educação feitos pelo governador Flávio Dino. Na Assembleia, nas primeiras semanas de mandato, o deputado buscou o reinício das obras do Instituto Tecnológico, bem como a reforma e reutilização do antigo CAIC, como escola de tempo integral, ambos em Timon.

“É notório o zelo do governador Flávio Dino com o futuro do Maranhão. Em ações práticas, tanto a Secretaria Estadual de Educação, quando a Secretaria de Ciência e Tecnologia, estão empenhadas em educar e estimular o desenvolvimento de nossa juventude. As reformas e ampliações de várias escolas por todo o Maranhão, os ‘aulões’ com foco na preparação para o ENEM 2015, o PREUNI e o Programa Cidadão do Mundo, são a prova que o caminho para o sucesso está relacionado à preocupação com nossos jovens”, comentou Rafael Leitoa.

No discurso de abertura, Bira do Pindaré, lembrou o fato da Semana Estadual ser executada paralelamente à Semana Nacional de Tecnologia, onde ambos têm como foco aproximar academia e comunidade. O secretário informou que este é o momento de apresentar o que está sendo produzido em termos científicos pelo Maranhão e, para popularizar ainda mais a ciência, aproximando a produção científica do povo.

Em sua fala, o governador Flávio Dino comentou sobre a dificuldade de administrar com despesas sempre maiores que o arrecadado pelo estado. O governador lembrou que mesmo com toda a crise, contingenciamento de gastos no Maranhão, os investimentos na educação não pararam. Sobre o fato da premiação ser uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014, Flávio Dino ressaltou que o pernambucano foi um grande incentivador da ciência e tecnologia, tanto em Pernambuco, quando foi governador por dois mandatos, quanto no governo Lula, período em que Eduardo Campos foi ministro das Ciência e Tecnologia. Ao finalizar, Flávio Dino, reforçou que copiar boas ideias é aprender com quem acertou antes.

Fonte: Nato Casto / assessoria de Imprensa do Dep. Rafael Leitoa
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: