Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Leitoa reforça pedido de carros fumacê para combate ao AEDES

O deputado Rafael Leitoa (PDT), se pronunciou na manhã desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa, apresentando os resultados da campanha de combate ao aedes aegypti, realizada pela Secretaria Municipal de Timon, em diversos bairros da cidade.

25/02/2016 18:38

O deputado Rafael Leitoa (PDT), se pronunciou na manhã desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa, apresentando os resultados da campanha de combate ao aedes aegypti, realizada pela Secretaria Municipal de Timon, em diversos bairros da cidade. O mutirão de limpeza e conscientização da sociedade para combater a dengue, chikungunya e zika, está em sua sétima edição.

Em reunião com o secretário adjunto, Carlos Lula, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na semana passada, o deputado tratou da Regional de Saúde, localizada em Timon e que abrange os municípios de Parnarama e Matões, com objetivo de fortalecer as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. Segundo Rafael Leitoa, como resultado da visita à SES, ele apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a Indicação 061/16, solicitando o envio de mais dois carros nebulizadores, os fumacês, para a nossa Regional, para ser utilizado nas cidades de sua cobertura.

Ainda em seu pronunciamento, Rafael Leitoa parabenizou o governador Flávio Dino pelo incentivo no combate à epidemia das doenças relacionadas ao mosquito da dengue, através da Portaria 029, editada no último dia 16. Segundo o deputado, a Portaria institui para a Regional de Saúde que obtiver melhor pontuação no levantamento rápido do índice de infestação pelo Aedes aegypti, aumento no repasse do governo estadual ao piso salarial dos agentes de combate a endemias, multiplicado pelo número de agentes dos municípios da região premiada.

“Isto é um incentivo a mais a todos esses guerreiros que fazem o combate no dia a dia. Uma bela atitude do Governador Flávio e da Secretaria de Estado da Saúde, pois assim fortaleceremos esse tipo de ações lá na base, onde os agentes de endemias estão o dia todo, pegando sol, indo de casa em casa”, comentou o deputado.

Combate ao Aedes Aegypti em Timon

O deputado disse estar orgulhoso das ações realizadas pela prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde, onde, há várias semanas, vem fazendo mutirões em diversos bairros, com visitas às casas, escolas e terrenos baldios, alertando sobre a necessidade de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Com a participação de outras secretarias municipais, associações de moradores e Corpo de Bombeiros, as ações já alcançaram os bairros São Francisco, Cidade Nova, São Benedito, Pedro Patrício, Novo Tempo e, no próximo sábado, na vila Angélica.

Segundo o deputado, para fazer um combate mais efetivo ao mosquito aedes aegypti, assim como outros vetores que transmitem diversas doenças, é necessário um investimento constante em saneamento básico.

 “O governo federal, junto com a sociedade civil e várias entidades, elaborou o Plano Nacional de Saneamento com metas ousadas para que, até 2030, todo o sistema de saneamento no nosso país seja universalizado. Hoje, nós vivemos num estado onde apenas pouco mais de 50% da população têm acesso à água tratada, pouco mais de 8% têm acesso à rede de coleta de esgoto, o que faz obviamente com que os mosquitos se proliferem, não só o mosquito, mas outras doenças relacionadas à veiculação hídrica”, finalizou. 

PUBLICIDADE:

:

Fonte: Nato Castro -AsCom Dep Rafael Leitoa
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: