Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Primeira turma de bombeiros mirins de Timon tem aula inaugural. FOTOS

Projeto piloto contempla 180 alunos de dez escolas municipais

27/06/2016 15:31

“Vamos fazer da educação um instrumento de transformação”. Estas palavras são do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, durante a cerimônia de aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim, que aconteceu na manhã de hoje (27.06) no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz. O projeto contempla 180 alunos da rede municipal de ensino.

Desenvolvido pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Timon em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o projeto Bombeiro Mirim irá atender crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos de dez escolas do município.

De acordo com o Major Hélio Sena, comandante do 7º BBM de Timon, é a primeira vez que este projeto é realizado no município e a intenção é que no próximo ano o número de crianças atendidas seja o dobro. “É um sonho poder fazer parte deste projeto piloto em Timon, que certamente será ampliado no próximo ano e passará a atender 360 alunos, porque acredito que só por meio da educação poderemos mudar o mundo”.

O objetivo principal do projeto é promover orientação vocacional, o desenvolvimento da personalidade, bem como a valorização da cidadania e autoestima em benefício de crianças e adolescentes. “Esta iniciativa visa à socialização, disciplina, o ensinamento de valores éticos e morais, mas também a prevenção da violência, pois essas crianças vão lutar contra as drogas e a desobediência por um futuro melhor. Acreditamos que, plantando esse tipo de semente, poderemos alcançar coisas boas mais na frente”, comentou o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Joabe Pereira.

A secretária de educação, Dinair Veloso, ressaltou a importância das parcerias para a que a Educação consiga cumprir sua missão de formar crianças e adolescentes. “Parcerias como esta com o Corpo de Bombeiros contribuem com a formação integral dos nossos alunos, assim como a que temos com a Polícia Militar, por meio do PROERD, por meio do qual já certificamos 1800 alunos neste ano, e no segundo semestre serão mais 1500 alunos, a exemplo também do Projeto de Judô “Lutar e Vencer”, em parceria com o Ministério Público e IFMA,”.

Os alunos participantes terão aula uma vez por semana no contraturno das aulas regulares, com atividades como: prevenção e combate de incêndios, primeiros socorros, noções de salvamento, ética e cidadania, entre outras. Eles receberam fardamento e merenda escolar proporcionado pela SEMED. As aulas vão acontecer nas três escolas polo: Parque Alvorada – U.E. João Fonseca Maranhão; Conj. Boa Vista – U.E. Benedito Silvestre; e Mutirão – U.E. Ney Rodrigues de Vasconcelos.

O prefeito finalizou suas palavras enfatizando que “são muitos os investimentos feitos na educação de Timon, mas a maior contribuição não pode ser contabilizada, esta é imaterial. Essas 180 crianças haverão de se multiplicar e ter a perspectiva de ser alguém, de ter uma formação e poder ser um cidadão”.

PUBLICIDADE:

Fonte: CGCOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: