Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Timon libera uso de máscaras em locais fechados

O uso do equipamento de proteção torna-se facultativo em ambientes abertos ou fechados, incluindo escolas e academias.

12/04/2022 09:06

Está em vigor o decreto da Prefeitura de Timon que determina a desobrigação do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados no município. O decreto foi publicado no último dia 06 de abril. Segundo a prefeitura, a desobrigação do uso de máscara foi baseada nos indicadores epidemiológicos locais, nos índices de cobertura vacinal e em parametrizações de organismos nacionais e internacionais de saúde pública.


Leia também: Regina Sousa assina contrato de gestão e compra de equipamentos da nova Maternidade 

De acordo com o documento, o uso do equipamento de proteção contra a covid-19 torna-se facultativo em ambientes abertos ou fechados em Timon, incluindo escolas e academias. Contudo, a máscara continua sendo obrigatória para indivíduos com sintomas da doença, que tenham testado ou tiveram contato recente com indivíduo com a doença.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

O uso segue sendo recomendado para indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de COVID- 19, como idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes meilitus não controlado e obesidade. 

"As regras de flexibilização contidas neste artigo não se aplicam às pessoas infectadas pela COVID-19, as quais, em caso de necessidade de quebra de isolamento em situações excepcionais, deverão utilizar a máscara de proteção facial, conforme protocolos médicos-sanitários", diz o decreto.

Segundo a Prefeitura de Timon, a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica permanecerá monitorando os indicadores da COVID-19 na cidade e, caso haja alterações significativas no cenário epidemiológico poderão implicar na revogação do decreto, voltando à obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção.

Mais sobre: