Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Povoado Laranjeiras realiza sonho de ter água limpa nas torneiras

Uma reivindicação antiga da comunidade do Laranjeiras, o novo poço foi um sonho realizado.

27/06/2016 11:28

“Antes a água aqui era só lama e agora, além de ter água direto, está muito melhor porque é limpa”, é o que conta a dona de casa Francisca Elane, moradora do Povoado Laranjeiras, zona rural de Timon. A alegria na fala de Francisca é em razão ao novo poço instalado no povoado, que foi inaugurado oficialmente na manhã deste sábado (25.06) pela Prefeitura de Timon.

Uma reivindicação antiga da comunidade do Laranjeiras, o novo poço foi um sonho realizado. “Depois de 20 anos tendo que coar a água para fazer tudo porque ela era barrenta, tendo problemas de saúde por causa da água sem qualidade, a prefeitura atendeu nosso pedido e trouxe essa nova realidade para nós”, disse Ivanilce Lima.

O novo poço do Laranjeiras tem vazão de 54 mil litros por hora, caixa d’água de 10 mil litros e uma plataforma elevada de sete metros de altura, um investimento de R$ 48.000,00. “São mais 125 famílias aqui na comunidade beneficiadas com água de qualidade, atendendo um pedido antigo população, que antes eram abastecidos com uma água turva e imprópria para o consumo. Então, o poço já está funcionando normalmente e acompanhamos de perto a qualidade do fornecimento desta água”, comentou o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Timon (SAAE), Robson Parentes.


Agora, a água está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. Seu Raimundo Francisco garante que a vida melhorou depois da instalação do poço. “Moro nesta localidade há 50 anos, sou comerciante e minha esposa fez até promessa para vir água boa para cá. Hoje, temos a alegria de realizar este sonho: temos água limpa”.


O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, ressaltou a importância da água de qualidade para ter-se uma vida saudável. “Para ter saúde, é preciso ter água potável, limpa e própria para o consumo. Então, hoje a comunidade do Povoado Laranjeiras pode dizer que tem água boa nas suas torneiras”, finalizou.


PUBLICIDADE:

Fonte: CGCOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: