Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novos conselheiros tutelares tomaram posse. FOTOS

Durante a solenidade foram destacados pelas autoridades os avanços alcançados pelos profissionais anteriores e os desafios daqueles que assumiram o cargo hoje.

19/01/2016 16:17

Nesta terça-feira (19/01), no auditório Wall Ferraz, os novos conselheiros tutelares de Timon eleitos tomaram posse, ao todo, dez titulares e dez suplentes. Com a ampliação do quadro, metade irá atuar na área do centro e outra na região do Parque Alvorada. Durante a solenidade foram destacados pelas autoridades os avanços alcançados pelos profissionais anteriores e os desafios daqueles que assumiram o cargo hoje.

A abertura foi feita por talentos da música do Projeto Beija-flor, com a cantora Cinthia Suedy. O mandato iniciado em 2016 segue até 2019. O vereador Juarez Morais enfatizou a responsabilidades que eles têm perante a sociedade na preservação e garantia de direitos da criança e do adolescente. “Muitas vezes o abusador é o próprio pai, um momentos de dificuldade que exigem equilíbrio psicológico por parte de vocês” – observou.

O Conselho Tutelar foi criado em 1990 juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente.  O prefeito Luciano Leitoa falou sobre a importância da atuação em conjunto das diversas partes do poder público que devem contribuir para a proteção da criança e adolescente, o que ele denominou compartilhamento de prioridades. “Há muitas situações de abuso no Brasil como um todo. Alguns conselheiros chegam a desistir, às vezes. Tem que ter muita coragem para poder enfrentar tantos problemas. Vocês poderão sempre contar com o município”. Luciano relembrou ainda que o empenho do profissional é o mais necessário, que a estrutura é importante, mas que não resolve os problemas se não houver empenho.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Aristótelles Mesquita, relembrou os avanços da pasta através dos abrigos, CREAS, CRAS e Casa de Guarumã, amparos socioassistenciais voltados para criança e adolescente. Atualmente, mais de mil, na faixa etária de 0 a 17 anos, são assistidos em Timon por algum dos serviços. Aristótelles destacou ainda o projeto “Diga não ao mal”, que alcançou nível de excelência reconhecido pelo Banco Itaú.

O promotor da infância e juventude, Eduardo Borges, relembrou a luta dos conselheiros e fez uma análise do trabalho deles no município, argumentando sobre os avanços mensurados nos últimos anos e defendendo a necessidade de uma capacitação constante.

AGUARDEM MAIS FOTOS NA ATUALIZAÇÃO

PUBLICIDADE:

:


Fonte: SECOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: