Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Memória de timonense é eternizada em escola do município

Escola Duque de Caxias ganhou busto de Seu Antônio, que trabalhou como vigia do local

06/07/2016 16:18

Seu Antônio Raimundo da Silva, o inesquecível guardião da Escola Duque de Caxias, deixou na memória de todos um legado de amor e dedicação a um patrimônio da educação de Timon. Sua história de vida se confunde com a da escola. E quem não se lembra dele? Sempre ao lado de Dona Chiquinha, sua esposa, que hoje lembra tudo que o marido era para a família e para os alunos. Ainda emocionados com a partida de Seu Antônio em 11 de outubro de 2014, os filhos, netos e bisnetos têm as lembranças muitos presentes do trabalho que ele realizava com muito amor.

“Lembro de tudo dele, era um homem muito caseiro; a preocupação dele sempre era a escola”, essa é a fala doce e saudosa de dona Chiquinha, esposa companheira e que sempre esteve ao lado do marido, trabalhando e cuidando da escola juntos. “Minha mãe guardava as chaves da cantina e ele ficava com a dos portões”, conta Maria de Jesus, a terceira dos seis filhos do casal, muito emocionada em contar a história do pai.

Quem não teve a honra de conhecer Seu Antônio consegue sentir em cada relato de sua vida o amor pela escola. Ele, que trabalhava e morava dentro da Escola Duque de Caxias, começou seu ofício em 1970. Natural de Camucim, no Ceará, veio para Timon com sua esposa, também cearense. Durante 64 anos, foram casados e residiram nas dependências do Duque de Caxias; hoje apenas um muro separa a casa da família da escola. “Eu nasci aqui dentro, brincava o dia todo. Lembro quando nossa diversão era brincar de polícia e ladrão e baladeira perto dos pés de mamona. Naquela época, faltava cadeira pros alunos, tinha sala só com dez cadeiras. É muito gratificante hoje olhar para essa escola e ver como ela está; vi todas as mudanças acontecerem, e receber essa homenagem para meu avô deixa a gente muito feliz e com um sentimento forte de gratidão”, conta o neto mais velho, Alves Júnior, com os olhos marejados.

Numa conversa cheia de histórias, saudade e admiração dentro da biblioteca que leva o nome de Seu Antônio, três gerações de sua família contaram cada detalhe vivo na memória de cada um. A Prefeitura de Timon realizou recentemente uma ampliação na escola, incluindo a biblioteca, que por uma decisão unânime dos funcionários, leva o nome deste senhor, dedicado e amado por todos, tendo sua merecida homenagem. Além disso, a imagem de Seu Antônio está materializada na escultura de seu busto no pátio central da escola, guardando e vigiando todos os alunos e vendo essa nova era da educação que se faz no Duque de Caxias. 

Hoje seus seis filhos, 16 netos e os bisnetos, e ainda as gerações que virão podem admirar a figura inesquecível desse senhor que dedicou a vida a proteger a educação, o patrimônio, e fez parte da vida de muitos alunos que passaram pela escola.

PUBLICIDADE:

Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: