Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lei vai beneficiar deficientes visuais ou com limitações, em Timon

Deficientes visuais serão beneficiados com a instalação de pisos táteis e informações em braile

06/10/2015 21:43


Agora é lei o projeto apresentado pelo vereador Marco Lago, que visa proporcionar melhores condições de mobilidade para pessoas que tenham algum tipo de deficiência. A nova lei, sancionada pelo prefeito Luciano Leitoa obriga a instalação com base na ABNT NBR 9050 de 2004, de Planos e Mapas Táteis com informações em Braile e em Relevo, e a instalação de sinalização tátil horizontal, vertical, em corrimãos e em portas de todos os órgãos e Entidades no município, seja da Administração Direta e Indireta, Parques Públicos Municipais e Áreas de Lazer localizadas em áreas públicas da cidade de Timon.



"Só quem sente ou sentiu na pele sabe o que é ter limitações. Fui cadeirante e sei o quanto é difícil se locomover numa cidade que ainda não abriu os olhos para a acessibilidade", ressaltou o vereador, autor da lei. Ele explica que além dos deficientes visuais, pessoas que tenham dificuldades de locomoção também serão beneficiadas. Marco Lago, que também é vice-presidente do legislativo municipal, disse ainda, que a Câmara tem se preocupado com questões de inclusão, tratando-as como prioridade.


 

A nova Lei atende às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que visa proporcionar, ao maior número de pessoas possível, mobilidade autônoma e segura dos ambientes. “Timon estava muito atrasada e agora deu um grande passo, pois antes não tínhamos nem um projeto de lei que nos respeitasse e hoje temos uma lei sancionada”, complementou o Sr. Paulilio Daniel.

Fotos meramente Ilustrativas

 

Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: