Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

BLOG da capital destaca gestão de excelência em Timon

A cidade de Timon avança a passos largos para se transformar numa referência em gestão no que diz respeito às políticas públicas que são de competência do município. Diz Lobato.

22/04/2015 14:24

 O conceituado blogueiro ludovicense Robert Lobato  visitou Timon e acompanhou in loco alguns setores da administração pública, mais especificamente a saúde e a educação, segmentos de fundamental importância e que são a base do desenvolvimento e da qualidade de vida da população. Veja o que Lobato fala da administração do prefeito Luciano Leitoa.

Foto: Lucas Stefano

Timon: Os bons exemplos de gestão (parte I)

 Publicada Em 20/04/2015 4:10 Pm -  Política -  Robert Lobato -  9 Comentários

Timon_educação10

(Foto: Blog do Robert Lobato).

A cidade de Timon avança a passos largos para se transformar numa referência em gestão no que diz respeito às políticas públicas que são de competência do município.

Blog do Robert Lobato foi in loco conhecer as experiências exitosas em áreas como educação, saúde. produção, infraestrutura, entre outras.

A gestão Luciano Leitoa colocou duas dessas áreas como prioridade total do seu governo: a educação e a saúde. O resultado é uma prestação de serviço público de qualidade que não deixar a desejar em nada em relação à muitas cidade do Brasil.

Para não ficar um post muito longo, e dessa forma cansar o leitor, o Blog do Robert Lobato dividirá as postagens sobre a gestão pública em Timon e três partes: educação,saúde e infraestrutura, produção e desenvolvimento.

Nesse sentido, conheça a seguir o que está sendo feito em Timon na área da gestão. Amanhã voltaremos com a saúde. Confira.

Educação

timon_educação7

(Foto: Blog do Robert Lobato).

O setor educacional de Timon chama atenção não somente pela estrutura física das escolas, mas também pelos.

São 165 escolas (muitas das quais climatizadas e conectadas à internet), 01 escola de tempo integral, 10 creches (algumas climatizadas), 2.600,00 professores, 33 mil alunos matriculados e 41 mil kits de fardamentos distribuídos, R$ 700 mil/mês em merenda escolar com qualidade, 11 ônibus escolares, professores com salários médio de R$ 2.356,00 e todos em dia.

Padrão das creches de Timon.

Padrão das creches de Timon.  (Foto: Blog do Robert Lobato).

Creche de Timon: qualidade, atenção e carinho.

Creche de Timon: qualidade, atenção e carinho. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Os investimentos em educação têm dado resultados para lá de satisfatórios, tanto que o Projeto Alvorada da Educação, escola que obteve o Ideb de 5,8, índice superior ao de muitas escolas particulares de São Luís.

Projeto Alvorada: Ideb

Projeto Alvorada: Ideb de 5,8. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Nesta unidade de ensino estão matriculador alunos de entre 4 anos a 10 anos, isso quer dizer que é oferecido desde o ensino infantil, que seria competência do estado, até o quinto ano. São 426 alunos matriculados.

O Ideb de Timon é de 4,2, maior do que do Maranhão que atualmente é de 3,9.

Dezenas de escolas municipais com laboratório de informática.

Dezenas de escolas municipais com laboratório de informática.

Atendimento psicossocial a estudantes especiais.

Atendimento psicossocial a estudantes especiais. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Na cidade de Timon não existe mais escola de taipa e/ou barrações. Todas as escolas municipais foram de alvenaria, inclusive as localizadas na zona rural do município.

Timon_educação

U.E. Francisco Costa, no povoado de Varjota. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Timon_educação2

Escola com estrutura descente para os estudantes. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Projeto Mãos Dadas: Educação em tempo integral

O projeto Mãos Dadas oferece educação de qualidade em tempo integral.

Através do projeto “Mãos Dadas” a Prefeitura de Timon oferece educação de qualidade em tempo integral. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Isso mesmo! Há também uma escola funcionando em tempo integral em Timon.

Trata-se do projeto “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, que além da educação formal, executa atividades socioeducativas que visam fomentar e a cidadania de crianças e adolescentes em situação de risco social. Toda a estrutura material, operacional, técnica, administrava e pedagógica é financiada pela Prefeitura de Timon, através da Secretaria de Educação.

mãos_dadas2

(Foto: Blog do Robert Lobato).

Para se ter uma ideia da grandeza do projeto “Mãos Dadas”, em 2014 cinco alunas foram selecionadas para participar da 22ª Edição do Concurso Internacional de Dança “Passo de Arte”, na cidade de Indaiatuba (São Paulo). Todas contaram com o pronto apoio da prefeitura, inclusive com passagens até o local do evento de porte internacional.

mãos_dadas3

(Foto: Blog do Robert Lobato).

14 aprovados para o Ifma

U. E. Antônio Pereira da Silva, na zona rural de Timon, no povoado Gameleira.

U. E. Antônio Pereira da Silva, na zona rural de Timon, no povoado Gameleira; 11 alunos aprovado para o Ifma. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Outro feito extraordinário, fruto do forte investimento feito na educação de Timon, foi a aprovação de 14 alunos da Unidade de Ensino Antônio Pereira da Silva, localizada no povoado Gameleira, na zona rural do município, no seletivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Os 14, dos 20 alunos inscritos no concurso, irão cursar Administração, Eletrônica e Eletromecânica oferecidos pelo Ifma.

Mais uma prova de que quando a gestão púbica planeja, estabelece prioridades e faz a correta aplicação do dinheiro do povo, os resultados positivos aparecem para beneficiar a cidadania.

Alunos da U. E. Antônio Pereira da Silva.

Alunos da U. E. Antônio Pereira da Silva em momento de descontração: futuros doutores. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Lista dos alunos aprovados da U. E. Antônio Pereira da Silva:
Alex Davi Bezerra da Silva
Aleff Gessé Pereira da Silva
Marcus Venicius de Oliveira Assunção
Cleudimara Silva Barros
Hérica da Silva Lima
Francimar Ferreira da Silva
Glória Maria dos Santos Ferreira
Elisson Pereira de Alcantara
Ana Carolina de Sá Pereira
Samuel Vaz dos Santos
Lucineide da Silva Farias
Thaís Conceição Sousa
Andrea Santos Sousa

Trabalho em equipe

secretária de Educação de Timon, Dinair Veloso

Secretária de Educação de Timon, Dinair Veloso (centro): competência e trabalho em equipe. (Foto: Blog do Robert Lobato).

Todo esse esforço e tudo o que foi conquistado até aqui na área da educação em Timon não seria possível, claro, sem a vontade política e administrativa do prefeito Luciano Leitoa, e ao excepcional trabalho em equipe praticado pela Secretaria Municipal de Educação sob o comando da secretária Dinair Veloso.

São profissionais competentes e dedicados naquilo que fazem acontecer.

Está de parabéns toda a equipe da secretária Dinair Veloso.

PUBLICIDADE:

Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: