Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œMeu Deus, Meu Deus! Porque me abandonastes?"

A indagação do Cristo no momento de mais profunda dor, ao ser pregado na cruz.

01/04/2015 16:33

Essas foram umas das últimas palavras de Jesus Cristo antes de sua morte. A indagação do Cristo no momento de mais profunda dor, ao ser pregado na cruz.

... Jesus clamou com voz forte: “Elí, Elí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus, Meu Deus! Por que me abandonaste?”

(Bíblia Sagrada-Mateus 27, 46 – Edição Pastoral. Editora Paulus)


O grito forte de Jesus, foi um apelo à Deus, para que amenizasse a sua dor, não apenas a dor física, mas, sobretudo a dor moral, de ser morto injustamente. Aquele que por onde passou semeou o bem, agora recebe a condenação da morte na cruz, pagando por um crime que não cometeu.

Diante de tantos Problemas Sociais, como a CORRUPÇÃO, a disseminação das DROGAS e da VIOLÊNCIA, a IMPUNIDADE, o CAPITALISMO SELVAGEM, estaríamos nós, abandonados por Deus? – NÃO, CLARO QUE NÃO.

O grito de Cristo na cruz, é um grito atualizado. É o grito dos que sofrem as injustiças sociais, das pessoas que sofrem com o mal das drogas, daqueles que são vítimas da violência, dos idosos desprezados, enfim, das famílias que são destruídas pelo mal da falta de diálogo e tantos contravalores que invadem nossos lares todos os dias.

Estamos vivenciando mais uma vez o período da “Semana Santa”, para os cristãos é um momento forte de reflexão sobre a nossa vida, sobre o nosso caminhar. Relembrando o caminho da paixão, morte e ressurreição feito por Cristo, pensamos no nosso caminho diário na terra.

A Campanha da Fraternidade 2015, conduzida pela Igreja Católica no Brasil, tem como Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade, e, Lema: “Eu vim para servir”. A temática nos remete a uma reflexão sobre a contribuição que os cristãos de maneira geral devem oferecer à sociedade. Não dá para ser cristão, sem se preocupar com os problemas sociais que nos rodeiam, que invadem nossas vidas. Não dá pra ir à igreja, e no caminho ver jovens se drogando nas esquinas de nossa cidade, ver crianças perambulando pedindo trocados, dentre tantas mazelas sociais, e não fazermos nada.

O saudoso Bispo Católico Dom Helder Câmara, nos induz a uma reflexão atual sobre as desigualdades sociais e o protagonismo do cristão na sociedade.

“O meu povo canta: O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará.

Eu olho, tá faltando é tudo.

Nós temos que viver uma igreja que reze, que não viva só de palavras, não fique só em aplausos, mas, que tenha atitude e olhe o próximo.”

“Eu vim para servir”! A frase é forte e nos compromete. Servir o próximo, é o sentimento que deve penetrar na consciência de cada cristão, devemos ser protagonistas de uma nova sociedade, semeadores de uma cultura de participação social.

A Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas sim, no domingo da ressurreição, com o grito de vitória de Jesus sobre a morte. Só há sentido em refletir sobre a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

Que o nosso grito de hoje, também seja de VITÓRIA.

VITÓRIA sobre os contravalores do Ter, do Poder e do Prazer!

VITÓRIA sobre o mal das drogas e da violência!

VITÓRIA sobre a Corrupção, que é a erva daninha da sociedade!

Que essa Semana Santa, produza em cada cristão, sentimentos de mudança pessoal e coletiva.

Que vislumbremos virtudes para um outro mundo possível.

ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!!!

Timon-MA., Semana Santa de 2015

Por ELIÉSIO CAMPELO LIMA JÚNIOR


PUBLICIDADE:


 

Fonte: Eliésio Jr.
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: