Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tem início os festejos de São Simão, 85 anos de tradição

Tem início os festejos de São Simão, 85 anos de tradição

22/10/2015 09:39

No município de Simões, situado a 427 km da capital Teresina, 19 de outubro não é apenas o Dia do Piauí, mas, também, o dia em que se celebra anualmente a santa missa de abertura do novenário dos festejos de São Simão, uma tradição religiosa que se repete há 85 anos.

Na última segunda-feira, às 5h, a alvorada festiva, procissão pelas ruas da cidade e o hasteamento da bandeira anunciaram a abertura do festejo do padroeiro, que este ano tem como tema “Da justiça de cada um, nasce a paz de todos”.

A programação seguiu com momentos de oração durante o dia. Às 12h foi rezado o Ofício da Imaculada Conceição; às 16h a imagem de São Simão percorreu as ruas da cidade em uma carreata; às 18h aconteceu a recitação do terço, seguido da santa missa, às 19h, presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local.

A celebração eucarística teve como subtema “A paz: dom de Deus confiado aos homens”. Os noitários foram o Terço dos Homens, a Justiça, Correios, Secretaria de Administração e o Grupo Esperança Viva, um grupo de auto-ajuda, ligado às Fazendas da Esperança. Os GEVs existem em todo o Brasil e em outros 10 países. Hoje são centenas de Grupos que envolvem milhares de pessoas que se reúnem para aprofundar a vida e a espiritualidade da Fazenda da Esperança.

Logo na celebração de abertura do festejo, um grande número de fiéis católicos devotos de São Simão assistiram a celebração campal, em frente à Igreja Matriz.

“Quero parabenizar os fiéis que participam dos festejos de São Simão, pois são quem realmente faz acontecer esse lindo momento de fé. Quero mais uma vez convidar a todos para participar, pois teremos várias oportunidades até o dia 28”, disse o padre Miguel. O sacerdote destacou a participação do Grupo Esperança Viva, aliados da igreja na luta para tirar a juventude das drogas.

Rômulo Braga, coordenador regional do GEV, participou da celebração. “Foi uma honra poder participar da abertura dos festejos de São Simão, que há décadas vem contagiando a população com a fé demostrada. E pude aqui dar o meu testemunho, pois sou um ex-usuário de droga que desde 2005, graças a Fazenda da esperança e a esse grupo, consegui me manter distante das drogas e forte na luta para ajudar outras pessoas a combater esse vício”.

Na Paróquia de Simões, o Grupo Esperança Viva é coordenado por Graça Veloso.

Fonte: Cidades Na Net
Mais sobre: