Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Índios da tribo Funil - ô, se apresentarão em São Raimundo

Projeto de preservação a cultura indígena

18/04/2015 16:29

Os índios da tribo Funil-ô vivem no munícipio de Águas Belas em Pernambuco, numa aldeia de 11.500 hectares, localizada a 500 metros da sede da cidade, com população de aproximadamente 6.000 índios. Além da aldeia, a comunidade possui na reserva um local destinado a um ritual sagrado chamado Ouricuri, onde permanecem durante três meses por ano, período de setembro a dezembro, mantendo suas tradições. Para eles a origem do índio é a sua linguagem, por isso conseguiram mantê-la viva até hoje. Desse modo, considera-se que um projeto cultural baseado na tribo Funil-ô, significa resgatar uma parte importante da história do Brasil, de maneira que se possa utilizar dessa historicidade para a atividade pedagógica, com apresentações culturais que visam à construção do conhecimento sobre um momento histórico, o qual simboliza a origem do povo brasileiro, sendo assim, uma ferramenta para a Educação. ( Informações: Projeto de Preservação a cultura indígena, Manu Freitas).

  Esse projeto será realizado na cidade de São Raimundo Nonato-PI, no período de 20 a 24 de abril de 2015 com a participação de 09 pessoas, estando entre elas 06 índios da tribo Funil-ô, que irão apresentar a dança da tribo, palestras sobre o seus rituais e modo de vida. O evento está sendo organizado pela Fundação Cultural Sudeste do Piauí e Socorro Macêdo,  com a produção de Manu Freitas. A apresentação dos índios  acontecerá  no Poliesportivo da cidade e também no SESC, será cobrado o valor de 5,00 pelo ingresso, que irá beneficiar a Comunidade Terapêutica Nova Vida.

Telefones para contado: (89) 3582-1238 / 8108-1070 (vivo) / 9974 - 5505 (tim) / 9407-7599 (claro), falar com Socorro Macêdo.

Mais sobre: