Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

São Pedro do Piauí comemora 78 anos de emancipação política

Cidade completa mais um ano de emancipação politica

21/06/2015 09:56

A cidade de São Pedro do Piauí comemora neste Domingo, 21 de Junho, 78 anos de emancipação política. Não são precisas as notícias sobre o devassamento do território do atual Município, constando tenha sido realizado pelos jesuítas.

Os primeiros habitantes dedicaram-se ao cultivo da terra, que apresentava excelentes condições, especialmente para a cultura do arroz. Esse fator atraiu moradores de outras regiões, destacando-se os do Ceará, seguidos dos de Pernambuco e da Paraíba.

A composição heterogênea da população provocou alguns conflitos, que não detiveram, contudo, o crescimento do povoado, conhecido como São Pedro.

Em 1884, a localidade passou a pertencer ao recém-criado município de Belém, hoje Palmeirais, com território desmembrado do município de Amarante.

Em 1912, foi extinto o município de Belém e anexado ao de São Pedro do Piauí, criado na mesma época. Extinto em 1931, restaurado em 1933, São Pedro do Piauí foi elevado à categoria de Cidade, em 1937.

A construção da rodovia PI-4, inaugurada em 1947, com traçado cortando o seu território, trouxe novo surto de progresso, facilitando, especialmente, o escoamento da produção. 

Imagem : Internet

Fonte: IBGE
Edição: Márcio Costa
Mais sobre: