Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após encontrar prédios sucateados, prefeito decreta emergência

Decreto prevê 90 dias para início dos trabalhos

05/01/2017 09:37

DEU NO JORNAL O DIA DESTA QUINTA-FEIRA - Página Piauí.

Passadas as eleições, a posse, é hora de encarar a responsabilidade de gerir o município, esta é a realidade dos mais de 5 mil gestores eleitos em todo o Brasil. No Piauí, vários prefeitos, em especial os que estão assumindo o poder público pela primeira vez tem reclamado da situação em que estão recebendo o município.

Contas vazias, desaparecimento de móveis, objetos, documentos e frotas sucateadas... Estas são as principais queixas dos novos gestores piauienses, que agora, precisam “colocar a casa em ordem” antes de começarem a trabalhar realmente.

No município de São Pedro do Piauí, (localizado à 106 km de Teresina) o prefeito eleito e empossado José Maria de Aquino, popularmente conhecido como Júnior Bill, se viu obrigado a decretar estado de emergência no município logo no segundo dia de gestão.

Em documento publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 02 deste mês, o gestor alega que é impossível gerir com a situação em que encontrou a prefeitura e demais órgãos municipais. Ele cita que todos os órgãos estariam desaparelhados, as repartições públicas estariam sem as instalações necessárias, sem falar dos prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospital, sede da prefeitura e outros) que estariam necessitando de reformas e reparos imediatos.

Júnior Bill citou ainda no decreto o péssimo estado de conservação da frota de veículos do município, a ausência de serviços de informática e processamento de dados municipais. Com isso os gestores da administração de São Pedro estariam impossibilitados de trabalhar, uma vez que o banco de dados relativos às áreas de administração, finanças, saúde e educação municipais não existem, dificultando decisões gerenciais e o planejamento de ações administrativas. 

O gestor e toda a população ficaram atônitos com a forma que foi entregue o município. “O hospital e os postos de saúde estão sem funcionar há mais de três meses pois falta tudo, medicamentos, equipamento e até alimentação. A coleta de lixo também está parada, o que resultou em um acúmulo insuportável de lixo pelas ruas da cidade”, destaca Júnior Bill. Para o prefeito de São Pedro e sua equipe, o objetivo agora certamente é tentar, em pouco tempo organizar toda a bagunça.

Imagem da sede do Cras no município de São Pedro

O decreto assinado pelo prefeito tem o prazo de 90 dias e vale para todo o território municipal. Nossa reportagem tentou contato (via telefone) com o ex-prefeito Raimundo Ferreira para falar sobre o assunto, porém as tentativas até o fechamento desta matéria foram sem sucesso. 

Mais sobre: