• Patrimônio 09/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias São Miguel do Tapuio

03 de novembro de 2014

Polícia apreende veículo utilizado por acusado de chacina

A moto usada por Chiê, como é mais conhecido, foi encontrada em uma chapada entre os municípios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.


A Polícia apreendeu na noite de domingo (2) a moto utilizada na fuga de Clewilson Vieira Matias, acusado de matar cinco pessoas em uma comunidade rural de São Miguel do Tapuio na quinta-feira (30). A informação foi confirmada pelo comandante do Policiamento do Interior, coronel Lindomar Castilho, no Notícia da Manhã desta segunda-feira (3).

A moto usada por Chiê, como é mais conhecido, foi encontrada em uma chapada entre os municípios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí. Após a apreensão, Polícia Civil e Polícia Militar intensificaram as buscas na região. "Hoje pela manhã será realizada uma grande varredura na chapada onde foi encontrada a moto", disse Lindomar Castilho.

O militar definiu as buscas por Chiê como uma verdadeira caçada. "à uma caçada realmente. Nossa missão é localizar esse indivíduo e trazer de volta a paz", destacou o comandante.

Nesta segunda-feira, Chiê completa quatro dias como foragido. Ele é acusado de, na última quinta-feira, assassinar a agente de saúde Maria Moreira do Nascimento, o professor de informática Roberto Crisóstomo, o comerciante Cláudio de Oliveira, o líder comunitário Juvêncio dos Reis da Silva e o estudante Sidney Tavares no Povoado Palmeira de Cima, em São Miguel do Tapuio, cidade localizada 227 quilômetros ao Norte de Teresina.

Agentes da Delegacia de Homicídios e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, assim como homens das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Grupamento Tático Aeropolicial (GTAP), participam das buscas.

28 de outubro de 2014

SMT: secretaria de Esporte confirma programação para o final de ano

Várias competições ainda fazem parte do calendário esportivo da cidade

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Miguel do Tapuio, confirmou a programação esportiva para o resto do segundo semestre de 2014.

Após a realização da 1ª Copa Francisco Mariano de Futebol Amador nos meses de julho e agosto, onde participaram mais de 200 pessoas diretamente envolvidas, entre atletas e comissões técnicas. Vem realizando desde o mês de setembro, a 1ª Taça Brejo da Onça, no povoado Brejo da Onça.

Com dia a ser definido pela Secretaria de Esportes, foi confirmado pelo assessor de esportes Rauristênio Cavalcante, um amistoso de futsal adulto com a equipe de São João da Serra. Porém já confirmado para o dia 15/11, a abertura do 1º Torneio Aberto de Voleibol 2014, nas modalidades masculinas e femininas.

Ainda no dia 15/11, será realizada a abertura do campeonato de futebol na localidade Mato Grosso, que contará com oito equipes da região e tem o apoio total da prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Esportes.

Para encerrar o ano de 2014, Rauristênio Cavalcante antecipou que será realizado a 1ª Olimpíada de São Miguel, que levará o nome de São Miguel Olímpico, disputada em várias modalidades, dentre elas Natação, Ciclismo, Futsal, Society e outros. A data pré-programada pela Secretaria de Esportes e Educação é dias 03 e 04 de dezembro.

âNosso objetivo é levar o esporte e lazer as mais diversas faixas etárias de idades, oportunizando nossos jovens a prática de esportesâ, acrescentou Rauristênio Cavalcante.

âO município de São Miguel do Tapuio vem investindo como nunca na área esportiva, levando traves de ferro, bolas e redes aquelas comunidades que não dispunham de tal matéria, mostrando com isso o respeito pelo nosso esporte, pelos nossos desportistasâ, afirmou Rauristênio em seu comentário.

16 de outubro de 2014

03 de outubro de 2014

Prefeito de São M. do Tapuio inaugura UBS na localidade Varzinha

Essa foi à terceira UBS inaugurada na zona rural do município, em menos de um mês

O prefeito de São Miguel do Tapuio, José Lincoln Sobral Matos, inaugurou na tarde da última terça-feira (30/09), a Ampliação da Unidade Básica de Saúde da localidade Varzinha, localizada a 26 km da sede do município. O projeto faz parte da requalificação das UBS, que é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica dos municípios.

Além de uma excelente estrutura física, a UBS foi readaptada para oferecer serviços como consultas médicas, aplicações de inalações, injeções, curativos, vacinas, fazer coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Com reestruturação a Unidade ganhou equipamentos de ultima geração, tais como: consultório de enfermagem, consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, farmácia básica, sala de acolhimento e banheiros para funcionários e usuários.

A Unidade Básica de Saúde da localidade Varzinha atenderá diversas localidades da região, entre elas Palmeira de Baixo, Lagoa da Carnaúba, Baixa Fria,  Pereirão, Simplício, Baixa, Santa Luzia, Capitão de Campos, Mangabeira, Plameirinha, Lagoa do Meio, Lapa, Caldeirão Seco, Redulto, Morada Nova, Brejo, Mirindiba, Lagoa dos Campelos, entre outras.

Além do prefeito Lincoln Matos, participaram da solenidade de inauguração o presidente da Câmara de Vereadores Miguel Vieira, Vereador Djaci Nogueira, Chefe de Gabinete da prefeitura Gilmar Marques, a Secretária de Saúde Antonia Ribeiro, Secretário de Agricultura Roberto Rodrigues, assessor da prefeitura Evanildo Oliveira e a assistente social Ana Alaídes.

03 de outubro de 2013

Polícia prende jovens com arma de fogo em São Miguel do Tapuio

A prisão foi realizada pelos soldados Rilton e R. Beserra, sob o comando do Capitão Reginaldo

Policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar/15º BPM de São Miguel do Tapuio, prenderam na noite de ontem, 02 de outubro, os jovens Lucas Rafael da Conceição, 19 anos, residente nesta cidade e Erlen Jhow de Sousa Oliveira, 24 anos, residente no povoado Bom Jardim, de posse de um revolve calibre 38 com 06 munições intactas.

A prisão foi realizada pelos soldados Rilton e R. Beserra, sob o comando do Capitão Reginaldo Soares, que é comandante da 2ª Companhia de polícia militar de São Miguel do Tapuio. A prisão aconteceu após denuncia anônima de populares que o jovem Lucas Rafael, andava portando uma arma de fogo.

Após as denuncias, a polícia saiu em diligencia e localizou Lucas Rafael e o outro jovem por volta das 22h30min na PI-115, próximo à entrada do balneário Chapéu de Couro. Segundo informações repassadas a nossa reportagem pelo soldado R. Beserra, no momento da abordagem, Lucas tentou se desfazer da arma, mas foi percebido pela polícia.

Além do revolver calibre 38 com 06 munições intactas, os jovens estavam de posse de uma moto Titan, de cor vermelha e sem placa.

Lucas Rafael da Conceição, 19 anos, é bem conhecido da polícia local, por ter cometido pequenos delitos na cidade de São Miguel do Tapuio. Portanto, a polícia pede que as pessoas que foram vítimas de ações criminosas desse jovem, procurarem a delegacia de polícia de Castelo para registrarem Boletim de Ocorrência.

29 de janeiro de 2013

Policia investiga derrame de dinheiro falso em São Miguel do Tapuio

Dinheiro falso

A empresária Joelma Moreira Sabóia, proprietária da “Drogaria Viva Bem”, procurou no último dia 28 de janeiro, a 2ª Companhia de Polícia Militar/15º BPM de São Miguel do Tapuio, para denunciar que teria recebido em seu estabelecimento comercial, no dia 25 de janeiro, certa quantia de notas falsas.

Segundo informações da vítima, repassadas ao Portal Samita, o fato aconteceu quando um senhor esteve em sua farmácia, que funciona também como correspondente bancário do Bradesco Expresso, e depositou a quantia de R$ 1.000,00, sendo que deste valor, cinco notas de R$ 100,00 são aparentemente falsas.

O depositado foi efetuado por um homem ainda não identificado, mas segundo informações, já foi possível identificar a conta bancaria recebedora do valor, sendo que tem como titular uma pessoa com endereço em uma cidade vizinha a São Miguel do Tapuio.

Não se sabe ainda se a conta recebedora do valor depositado é fraudulenta ou o depositante também estava enganado, achando está com dinheiro verdadeiro.

Apesar de ser uma cidade interiorana, 80% dos estabelecimentos comerciais da cidade de São Miguel do Tapuio, dispõem de sistema de vigilância com câmeras ligadas 24 horas, o que facilita a investigação de crimes dessa natureza. A Drogaria Viva Bem, por exemplo, dispõe de várias câmeras de vigilância.

FALSIFICAR DINHEIRO É CRIME.

Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa.

27 de janeiro de 2013

Jovens filhos de Sãomiguelense sonham com futebol profissional

Em busca dos sonhos no futebol profissional

Jogar no futebol profissional é o sonho de muitos jovens, entre esses jovens está Daniel de Oliveira Sousa e Jonathan de Oliveira Sousa, ambos de 15 anos de idade (gêmeos), filhos do Sãomiguelense Adão Rodrigues, irmão do ex-vereador e atual Secretário de Agricultura do município de São Miguel do Tapuio, Roberto Rodrigues. Daniel é meia esquerda e Jonathan, lateral direita.

A reportagem do Portal Samita descobriu que esse dois garotos que nasceram na terra da garoa (São Paulo), mas que são filhos de pais Sãomiguelense, sonham com o futebol profissional. Atualmente são atletas do São Paulo Futebol Clube, jogando na categoria sub-15.

Em entrevista à reportagem, o pai dos garotos, Adão Rodrigues, falou que o sonho dos filhos é chegar ao profissional, “o futebol é a vida deles, desde os 7 anos de idade que eles disputam campeonatos aqui em São Paulo, e com 9 anos já eram federados na Federação Paulista de Futsal” conta o Pai emocionado.

Adão falou ainda que antes dos dois garotos irem para o São Paulo Futebol Clube, já eram bolsistas numa escola da grande Paulista, onde foram campeão estadual pela copa Danone e na copa Disney, que além do estadual venceram também o Campeonato Nacional.

Na época, os dois garotos jogavam na escola pelo Palmeiras Futebol Clube, sendo que o Jonathan foi eleito o melhor jogador do Nacional na Copa Disney, e o Daniel o melhor jogador do Mundial, que foi disputada na ilha de Comandatuba, no estado da Bahia.

“Hoje eles estão bem, o São Paulo banca eles com tudo, desde a escola particular até estadia que é de boa qualidade”, disse o Pai, afirmando ainda que os dois filhos moram dentro do Centro de Formação de Atletas do São Paulo Futebol Clube, em Cotia, a cerca de 30 quilômetros da cidade de São Paulo.

Adão revelou ainda à reportagem, que os filhos passaram 2 anos e 6 meses no palmeiras jogando na categoria sub-11 e sub 12, sendo que no São Paulo, eles já passaram pelo sub-14 e estão agora no sub-15.

Adão Rodrigues de Sousa, moro em Rio Grande da Serra, região do grande ABC na grande São Paulo. Na entrevista exclusiva a nossa reportagem, ele lembrou também quando chegou à terra da garoa no ano de 1988. Ele disse que apesar do tempo, ainda trabalha na construção civil, mas como assistente técnico predial.

Para a nossa surpresa, os dois garotos que são gêmeos, completarão amanhã, 25 de janeiro, 15 anos de idade.