• Patrimônio 10/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias São Luis do Piauí

05 de maio de 2015

Mais Educação começa no Povoado Santana

Programa do Governo Federal, que idealiza escola em tempo integral é iniciado em escola do interior.

A Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva, localizada no Povoado Santana, no município de São Luís do Piauí - PI iniciou na manhã de sexta-feira, 24 de abril, as atividades do Programa Mais Educação.

O programa

O Programa Mais Educação é uma iniciativa “do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.” (FONTE: site do MEC)

As aulas do programa acrescentam três horas na carga horária do aluno participante e acontecem em período oposto ao do escolar. O programa tem como público alvo os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estudam na Escola Manoel de Barros e Silva.

Da presença

Estiveram presentes a aula inaugural a primeira dama do município Salete Silva, a coordenadora geral do município Francisca das Chagas, o professor comunitário e diretor da escola Valmir Barros, os monitores, pais e alunos que participarão do programa.

O local

No Povoado Santana, as atividades vão acontecer às quartas e quintas-feiras na Unidade Escolar Joana Almira. Segundo a primeira dama, Salete Silva, “a escola, que desde o início do ano estava fechada por falta de alunos para a escola convencional, é o local ideal para realização do programa”.

Os recursos

De acordo com a coordenadora geral Francisca das Chagas, a escola recebeu recursos para seis meses de atividades. Esses recursos serão aplicados em quatro oficinas.  

Os monitores

Os monitores são Fabiano Hipólito de Sousa, Iracema de Sousa Rocha e Maria das Graças Barros, ex-alunos da escola Manoel de Barros e que agora vão atuar como voluntários no Programa.

As atividades

Entre as oficinas oferecidas pelo programa estão as atividades de Acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação Patrimonial e Cultura e Artes, pois segundo a primeira dama Salete, “a escola optou por atividades que despertem o talento dos nossos alunos, seja nas artes, na música ou até mesmo na docência. Quem sabe se dessas turmas não sairá um artista, um pintor ou até mesmo o próximo monitor? ”


26 de dezembro de 2014

Parabéns São Luís do Piauí!

Evento marca 19 anos de emancipação política e 3ª Semana da Juventude.

São Luís do Piauí completou 19 anos de emancipação política no último dia 14 de dezembro. E como é uma jovem cidade, também aproveitou o evento para realizar a III Semana da Juventude no município. As atividades aconteceram nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro e foram realizadas na Sede do município.

Dia 11 de dezembro â Quinta

Ãs 19h do dia 11 de dezembro de 2014, 17 caravanas com jovens de todos os povoados chegaram à São Luís do Piauí para participar do Aniversário da Cidade e da Semana da Juventude.

Ali, na Praça Severiano Teodoro de Sousa, o Prefeito Renato Pio acolheu a todos os presentes, desejando boas vindas e um bom evento a todos.

Em seguida, o Grupo Jovens em Ação Cristã (JAC), da Igreja de São Luís Gonzaga de São Luís do Piauí, encenou uma peça de Natal.

Encerrando a noite, foi a vez dos artistas regionais darem um show de animação. Houve as apresentações de Edson Sanfoneiro (de São João da Canabrava), Dudu Rocha (do Povoado Malhada da Pedra, em São Luís do Piauí), Pitu dos Teclados (do Povoado José de Barros, em São Luís do Piauí) e da Banda Nova Pegada (do Povoado Unha de Gato, em São Luís do Piauí).

Dia 12 de dezembro â Sexta

A sexta feira começou com um momento de saúde e lazer na Quadra Poliesportiva, às 08h. 

à tarde, a partir das 15h, houve o jogo para definir o 3° lugar entre Unha de Gato e São Cristóvão.

à noite, às 20h, houve a palestra sobre o tema âO uso das redes sociais no dia-a-dia da juventude e da sociedadeâ.

Encerando a noite, no Palco da Juventude, a Banda Jhonata e Júnior deu conta do recado e fez todo mundo danças forró.

Dia 13 de dezembro â Sábado

As 05h, os são luisenses foram despertados por uma queima de fogos que durou três minutos e anunciava a todos que era um dia especial.

As 06h, aconteceu a tradicional corrida rústica.

Devido uma forte chuva que durou quase a manhã inteira, a Gincana Juntos e Misturados começou apenas Ãs 10h30. Eram duas equipes: a Verde e a Vermelha.  Com destaque da vitória da Equipe Vermelha e a escolha da Miss e do Mister Juventude 2014 da Equipe Verde.

Ao meio-dia começou o torneio de dominó.

Ãs 15h, a final do Campeonato de Futsal entre as equipes de São Luís e Borrachas animou a Quadra. 

à 19h, a Missa em Ação de Graças  na Igreja de São Luiz Gonzaga, celebrada pelo Pe. Mairton, da Ãrea Pastoral de São José do Piauí, foi momento e agradecer a Deus e pedir bênçãos para os administradores e secretários do município.

Ãs 21h, a Dança das Comunidades organizada pela Secretaria Municipal de Saúde representou os ritmos que agradam  os são luisenses. 

Ãs 22h, Dudu Rocha subiu no Palco da Juventude.

Ãs 23h47 as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social homenagearam São Luís do Piauí e organizaram a contagem regressiva para os 19 anos de Emancipação Política de São Luís do Piauí. Em seguida, o Prefeito Renato Pio e o Vereador Zé Bahia fizeram o uso da palavra, parabenizando  município e a todos os são luisenses. 

Dia 14 de dezembro â Domingo

à 00h, uma queima de fogos de artifício iluminou o céu de São Luís do Piauí.

à 00h15 Mano Valter subiu ao Palco para contagiar o público com seu som de vaquejada.


09 de dezembro de 2014

Prefeitura presta homenagem a Roberta Barros

Secretária recebeu o carinho da equipe da Prefeitura de São Luís durante sua despedida.

A Prefeitura de São Luís do Piauí (PI) prestou homenagem na manhã do dia 26 de novembro, quarta-feira, à ex-secretária Roberta Barros, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

A homenagem à ex-secretária ocorreu no Gabinete do Prefeito durante o expediente; e contou com a presença do Prefeito Renato Pio, da Primeira Dama Salete Silva, da Equipe do CRAS e do Conselho Tutelar, além dos funcionários da Prefeitura.

Em sua fala, o Prefeito Renato disse âreconhecer e agradecer o trabalho de Roberta em favor da assistência dos direitos sociais do povo de São Luís do Piauíâ.

A Primeira Dama Salete destacou a marca da gestão da secretária: a humildade. "Com você, a área social de São Luís cresceu muito, e você nunca perdeu a humildade", disse Salete. 

Emocionada, Roberta agradeceu o carinho e reconheci mento, ressaltando que o trabalho era resultado de um trabalho em equipe. âTudo isso que vocês falaram não é um trabalho somente meu, mas sim o resultado dessa equipe que esteve comigo durante esses seis anos. Estou saindo da Secretaria de Assistência Social, mias o povo de São Luís nunca sairá de mim", enfatizou.

Depois das homenagens, Roberta recebeu presente dos colegas, seguido de um farto café da manhã.

Nova secretária â A nova secretária da SEMASC é Mirlandia de Sousa Lima. Atualmente, ele é orientadora social no CRAS. 

04 de dezembro de 2014

Vem aí a III Semana da Juventude!

Este ano o evento acontecerá simultaneamente com a comemoração do aniversário da cidade.

 Prefeito Renato Pio, o Vice Prefeito Diassis Sousa, Vereadores, Equipe de Governo e a Comissão Organizadora , irão realizar nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2014, em São Luís do Piauí, as solenidades festivas pelos 19 anos de emancipação política do município simultaneamente com a III Semana da Juventude. Contamos com a sua presença!


Tema: São Luís do Piauí aniversariando com a juventude!

Lema: Juventude é acreditar na vida!

Confira a programação oficial dos eventos: 

Dia 11/12:  Quinta-feira


19h - Solenidade de Abertura. 

Local: Praça Severiano Teodoro de Sousa. 

19h30 -  Acolhida das Comunidades.

Local: Praça Severiano Teodoro de Sousa.

20h - Show com os Artistas de São Luís do Piauí.

Local: Palco da Juventude.


Dia 12/12: Sexta-feira

08h- Momento Saúde & Lazer.

Local: Quadra Poliesportiva.

15h- Jogo da Semifinal do Campeonato de Futsal. 

Local: Quadra Poliesportiva.

20h- Palestra: Uso das Redes Sociais.

Local: Quadra Poliesportiva.

21h- Festa com a Banda Jhonatas e Junior.

Local: Palco da Juventude.

Dia 13/13: Sábado

05h - Alvorada Festiva.

06h - Corrida Rústica.

08h - Gincana Juventude Juntos & Misturados.

Local: Quadra Poliesportiva. 

14h - Torneio de Dominó.

Local: Quadra Poliesportiva.

15h - Final do Campeonato de Futsal.

Local: Quadra Poliesportiva.

19h - Missa em Ação de Graças.

Local: Igreja São Luíz Gonzaga. 

20h- Dança das Comunidades.

Local: Palco da Juventude. 

22h - Show com a Banda Mano Walter e Dudu Rocha.

Local: Palco da Juventude.


Dia 14/12: Domingo

00h- Parabéns Solene aos 19 anos de Emancipação Política do município de São Luís do Piauí.

Local: Palco da Juventude.









 

31 de outubro de 2014

Pais brilhantes, professores fascinantes!

Reflexão sobre a obra de Augusto Cury.

O mês de outubro tem duas datas comemorativas especiais: o Dia da Criança (12) e o Dia do Professor (15). Por isso nossa reportagem propôs uma reflexão para a Sra. Josefa Maria de Souza e o Sr. Valmir Barros de Sousa, pais e ex-professores do I ciclo de Ensino Fundamental na Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva, no Povoado Santana, em São Luís do Piauí (PI). O tema foi sobre os hábitos dos pais e professores propostos pelo livro âPais brilhantes, professores fascinantesâ, de autoria do psiquiatra, escritor e pesquisador de psicologia Augusto Cury e da Editora Sextante.

SETE HÃBITOS DOS PAIS BRILHANTES

Hábito n° 01: Pais brilhantes dão seu próprio ser.

·  O que oferecer de presente a um filho?

Josefa Maria: Uma educação baseada em valores.

Valmir Barros: Um bom exemplo de convivência com a sociedade.


Hábito n° 02: Pais brilhantes nutrem a personalidade.

·  Qual o alimento mais importante para um filho?

Josefa Maria: O amor dos pais.

Valmir Barros: Estar de em com si próprio.


Hábito n° 03: Pais brilhantes ensinam a pensar.

·  Qual a melhor maneira de corrigir o erro de um filho?

Josefa Maria: Conversando e mostrando ao filho que existe o que é certo e o que é errado.

Valmir Barros: Dialogando, mostrando as possibilidades que ele tem para fazer as escolhas.


Hábito n° 04: Pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos.

·  Como preparar seu filho para os aplausos e os fracassos da vida?

Josefa Maria: Ensinando ao filho que às vezes a gente só aprende a ganhar perdendo.

Valmir Barros: Dando exemplos claros, fazendo a comparação entre a forma das criações entre as gerações.


Hábito n° 05: Pais brilhantes dialogam como amigos.

·  Como fazer que seu filho seja o seu melhor amigo?

Josefa Maria: Demonstrando confiança um para com o outro.

Valmir Barros: Repassando para ele a confiança de um bom amigo.


Hábito n° 06: Pais brilhantes contam histórias.

·  Como ensinar um filho falando pouco?

Josefa Maria: Mostrando exemplos.

Valmir Barros: Dando exemplos claros, fazendo o que se diz.


Hábito n° 07: Pais brilhantes nunca desistem.

·  Qual a tarefa mais difícil ao educar um filho?

Josefa Maria: A hora de impor limites.

Valmir Barros: O momento de conversar com eles.


SETE HÃBITOS DOS PROFESSORES FASCINANTES

Hábito n° 01: Professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente.

·  Como proporcionar uma educação significativa?

Josefa Maria: Demonstrando valores e moral.

Valmir Barros: Desenvolvendo um bom trabalho, fazendo com que cada aluno tenha gosto pelo estudo.


Hábito n° 02: Professores fascinantes possuem sensibilidade.

·  Como transformar metodologia em sensibilidade na sala de aula?

Josefa Maria: Observando a aprendizagem dos alunos, verificando se todos estão acompanhando a matéria ensinada.

Valmir Barros: Refletindo sobre as nossas práticas pedagógicas e respeitando a diversidade de cada um.


Hábito n° 03: Professores fascinantes educam a emoção.

·  Como trabalhar a emoção em sala de aula?

Josefa Maria: Orientando os alunos a administrá-las.

Valmir Barros: Ajudando a aluno a refletir sobre determinada situação e procurando trabalhar as emoções encontradas.


Hábito n° 04: Professores fascinantes usam a memória como suporte da arte de pensar.

·  Como ensinar os alunos a pensar?

Josefa Maria: Não dá respostas prontas para eles, procurar fazer com que eles raciocinem.

Valmir Barros: Ajudando o aluno a buscar o que eles realmente querem.


Hábito n° 05: Professores fascinantes são mestres inesquecíveis.

·  Como fazer a diferença na sala de aula?

Josefa Maria: Fazendo com que o aluno tenha a intenção de aprender.

Valmir Barros: Desenvolvendo um bom trabalho.


Hábito n° 06: Professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula.

·  Como resolver conflitos em sala de aula?

Josefa Maria: Procurando conversar com o aluno de uma forma que ele não perceba que seja punição.

Valmir Barros: Fazendo os alunos refletirem sobre suas atitudes.


Hábito n° 07: Professores fascinantes educam para a vida.

·  Como ser um professor fascinante nos dias de hoje?

Josefa Maria: Surpreendendo os alunos, no dinamismo e na didática.

Valmir Barros: Sendo reflexivo, confiante em sua prática, seguro; um professor com uma didática bem inovadora.

 

23 de outubro de 2014

"São Luís é um município top", diz supervisora em aula inaugural do PRONATEC

Durante a Aula Inaugural, os alunos foram acolhidos pela coordenação do Pronatec no município e receberam informações didático-pedagógicas.

A aula inaugural da II Etapa dos três cursos de Formação Inicial e Continuada do Pronatec em São Luís do Piauí foi realizada quarta-feira, no dia 22 de outubro, às 19h30, na Escola Municipal Padre Marcos de Carvalho, na sede do município. Os cursos fazem parte de uma parceria entre o Governo Federal, a Prefeitura de São Luís do Piauí e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). 

Estiveram presentes na aula a supervisora do SENAC Adriana Sousa; as coordenadoras locais Roberta Barros e Sandra Leite; e os professores desta segunda etapa: Edeiane Araújo, Fransimone Leite, Leidiane Rocha, Reinaldo Pereira, Remédios Bezerra, Rosa Maria e Tatiane Carvalho; além dos 56 alunos dos três cursos que estão sendo oferecidos: Auxiliar Administrativo (20 vagas)Cabeleireiro (16 vagas) e Vendas (20 vagas)

A aula foi iniciada com as boas vindas da coordenadora Roberta. Em seguida, a supervisora Adriana falou sobre as principais instruções do curso, como material didático, assistência estudantil, certificado e dos deveres dos alunos para com o curso. Também falou sobre a avaliação da primeira etapa dos cursos do Pronatec em São Luís: "Eu quero agradecer e dar meus parabéns a todos os que fazem o Pronatec aqui no município: a coordenação, os alunos e os professores; porque na primeira etapa não houve nenhuma evasão. Isso demostra o comprometimento do povo de São Luís com o curso.Espero que esse segunda etapa possa ser tão boa como a primeira, mais acredito que sim, porque São Luís é um município top ", falou a coordenadora. Depois das falas, os alunos receberam os Kits com o material didático e o fardamento.

As aulas começam já nesta quinta-feira, dia 23 de outubro e serão realizadas na Escola Municipal Padre Marcos de Carvalho, de segunda á sexta, das 18h às 22h até o mês de março de 2015.


10 de outubro de 2014

Após sequestro relâmpago, filho de são luisense é encontrado morto em SP

Policiais deram ordem de parada para um carro com bandidos. Eles não obedeceram e saíram em disparada. Na perseguição, os criminosos bateram o carro e se entregaram. No porta-malas estava uma vítima de sequestro-relâmpago, que morreu com o impacto.

Um caso absurdo aconteceu na noite de quarta-feira (8), em São Paulo. O jovem Edicarlos Santana de Araújo, de 26 anos, foi vítima de um sequestro relâmpago e foi colocado dentro do porta-malas do próprio carro. Pouco depois, uma equipe da Polícia Militar suspeitou dos ocupantes do carro e mandou parar. Os bandidos fugiram. Começou, então, uma perseguição que provocou a morte do rapaz sequestrado.

Segundo os policiais militares contaram, a perseguição começou na Zona Oeste de São Paulo. Os PMs disseram que viram um carro em um local conhecido como ponto de tráfico de entorpecentes e que, ao perceber a aproximação da polícia, o carro saiu do local e isso chamou a atenção dos policiais que deram ordem para o carro parar.

O carro saiu em alta velocidade. Na fuga, passou pela Marginal Tietê, Rodovia Anhanguera e chegou a 160 km/h. A correria só terminou depois de oito quilômetros. O motorista do carro perdeu o controle e bateu em um poste.

De acordo com os PMs, os três ocupantes do veículo saíram atirando. Os policiais reagiram e eles se entregaram. O impacto da batida foi tão forte que derrubou o poste. Os três fugitivos eram uma adolescente de 15 anos, um de 17 e um homem de 26. Todos ficaram feridos. 

Só quando revistou o carro, a polícia descobriu que o dono estava no porta-malas. Durante a perseguição, Edcarlos foi jogado de um lado para o outro, machucou o pescoço e morreu.

Os ocupantes do carro foram socorridos. A garota levou um tiro e ainda está internada. Os homens prestaram depoimento na delegacia. O menor foi encaminhado para a Fundação Casa e o maior foi preso.

Edcarlos tinha 26 anos e era solteiro. Filho do senhor Antonio Pinto (natural do Povoado Guaribas Velhas em São Luís do Piauí - PI) e da senhora Marcelina Santana (natural do município de São João da Canabrava - PI), morava com os pais e o irmão Edivan na cidade de Osasco, na Grande São Paulo. Há dois anos ele trabalhava como maquinista na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM). Ele estava de folga no dia do sequestro e saiu para dar uma volta de carro. Ainda não se sabe como o caminho dele cruzou com o dos sequestradores. O caso foi registrado como roubo e homicídio.

Para os especialistas em segurança pública, os policiais que fizeram a perseguição erraram porque a polícia é orientada a não colocar inocentes em risco.  âVocê imagina um criminoso sendo perseguido pela polícia passa a fazer uma gincana em uma série de faróis vermelhos ou então perder o controle do veículo e atropelar pessoas que estão na calçada. Não vale a pena para pegar um criminoso colocar tantas pessoas em risco. Mais vale deixar fugir do que colocar em risco pessoas inocentesâ, afirma o capitão Diógenes Lucca, especialista em segurança pública.

A Secretaria de Segurança disse que vai investigar a morte do rapaz. A assessoria da Polícia Militar informou que foi instaurado inquérito policial militar para apurar as circunstâncias da perseguição e do acidente. Só depois de todas as investigações é que a PM vai poder dizer se houve erro na abordagem dos policiais.

16 de setembro de 2014

Vaquejada no Parque Dona Joana

Dois dias de queda de boi e festa no Povoado Santana

A 3ª Vaquejada do Parque Dona Joana foi realizada nos dias 13 e 14 deste mês no Povoado Santana, em São Luís do Piauí(PI). Na edição deste ano, a premiação foi de R$1.500,00 e com dois dias de corridas e shows musicais. 

Vaqueiros piauienses das cidades de São Luís do Piauí, São João da Canabrava, Lagoa do Sítio, Pimenteiras e Inhuma participaram da competição. Ao todo, foram inscritos 40 vaqueiros e realizadas mais de 100 inscrições nos dois dias de vaquejada. 

Os vaqueiros entravam na pista às 19h30 para os embates rumo ao título de campeão e em busca de somar pontos que os levariam para a grande final. 

No domingo, após seis rodadas, seis vaqueiros estavam com a mesma pontuação. Devido ao esgotamento físico dos animais e deles próprios, os vaqueiros decidiram parar e dividir o prêmio entre eles, ficando cada um deles com R$250,00.

Por ordem de senha, o vaqueiro Chico Abílio, representando o Parque Dois Irmãos de Serrinha, em Lagoa do Sítio (PI), ficou com o primeiro lugar, ao lado do seu Esteira Zé Lucas. Os outros vaqueiros foram: Jones Bezerra e Eliézer (Inhuma), Antônio Ermínio(São João da Canabrava) e Athur da Unha de Gato (São Luís do Piauí). 




No sábado, a Banda Kairibé contagiou o público ao som de muito forró. No domingo, duas atrações subiram ao palco: a primeira, o som de vaquejada de Antônio Fábio e Banda e a segunda, o show de vaquejada de Edson Sanfoneiro e Banda. 


Para o senhor Antônio de Joana, organizador da festa, a vaquejada deste ano foi a maior de todos, tanto em participação de vaqueiros quanto de público.  "Muito obrigado aos vaqueiros, aos apoiadores, aos parceiros e ao público pela presença e por fazer desta festa uma grande vaquejada. E desde já, estejam todos convidados para a 4ª Vaquejada no Parque Dona Joana, no primeiro final de semana de setembro de 2015". 

Profissionais de Trabalho

Organização: Antônio de Joana e Família

Juiz: Raí Vaqueiro

Locutor: Vereador Epitácio Arara

Som: Chico Severiano

Equipe de Curral: Francivaldo

Cobertura: Repórter Leda Rocha - Portal O Dia

Valeu Boi!

Vaquejada em Santana é sucesso de público.

A 3ª Vaquejada no Parque Dona Joana aconteceu neste fim de semana, 13 e 14 de setembro. As disputas nestes dois dias foram uma atração à parte para quem gosta de uma boa festa de gado. Vaqueiros  e equipes das cidades de São Luís do Piauí, São João da Canabrava, Lagoa do Sítio, Pimenteiras e Inhuma participaram da competição que contava com uma premiação de R$1,5 mil reais para a categoria profissional. 

No sábado, a Banda Kairibé contagiou o público ao som de muito forró. No domingo, duas atrações subiram ao palco: o som de vaquejada de Antônio Fábio e Banda, seguido do show de vaquejada de Edson Sanfoneiro e Banda.

Nos dois dias cerca de 35 vaqueiros entraram na pista as 19h30 para os embates rumo ao título de campeão e em busca dos pontos que os levariam ao grande prêmio.

Inscreveram-se na disputa 35 vaqueiros para a rodada do sábado e 35 vaqueiros para a rodada do domingo. No domingo, após sete rodadas, seis vaqueiros estavam com a mesma pontuação. Decidiram parar e dividir o prêmio entre eles, tocando R$250,00 cada um.

Por ordem de senha, o vaqueiro Chico Abílio, representando o Parque Dois Irmãos(Serrinha - Lagoa do Sítio), ficou com primeiro lugar, ao lado de seu Esteira Zé Lucas também do Parque Dois Irmãos(Serrinha - Lagoa do Sítio). Os outros quatro vaqueiros eram: Jones Bezerra e Eliézer da cidade de  Inhuma do Piauí ; Antônio Ermínio do município de São João da Canabrava e Arthur do Povoado Unha de Gato, em São Luís do Piauí. 

O organizador do evento Antônio de Joana agradeceu pela participação de todos:  "Meu muito obrigado aos vaqueiros, aos patrocinadores, aos parceiros e ao público que marcaram presença nestes dois dias e fizeram desta vaquejada uma grande festa.E já estão todos convidados para a 4ª Vaquejada no Parque Dona Joana, que acontecerá no primeiro final de semana de setembro de 2015", afirmou o organizador.

RESULTADO DA VAQUEJADA
Categoria Profissional

1°) Chico Abílio X Zé Lucas -Parque Dois Irmãos
Serrinha - Lagoa do Sítio (PI)
2°) Jones Bezerra X Eliézer
Inhuma - PI
3º Antônio Ermínio
São João da Canabrava - PI
4º) Arthur
Unha de Gato - São Luís do Piauí


Confira as fotos em nossa página no Face: facebook.com/noticiasdesaoluisdopiaui

Profissionais de Trabalho

Organização: Antônio de Joana e Família.

Juiz: Raí Vaqueiro.

Locutor: Vereador Epitácio Arara.

Som: Chico Severiano.

Equipe de Curral: Francivaldo Sousa.

Apoiadores: Posto R Pio, Prefeitura de São Luís do Piauí, Vereadores de São Luís do Piauí : Agostinho Silva e Louviral Barros; Vereador de São João da Canabrava Leprinha, Comercial Barros.

Cobertura: Repórter Leda Rocha - Portal O Dia.

Valeu Boi!

Vaquejada em Santana é sucesso de público.

A 3ª Vaquejada no Parque Dona Joana aconteceu neste fim de semana, 13 e 14 de setembro. As disputas nestes dois dias foram uma atração à parte para quem gosta de uma boa festa de gado. Vaqueiros  e equipes das cidades de São Luís do Piauí, São João da Canabrava, Lagoa do Sítio, Pimenteiras e Inhuma participaram da competição que contava com uma premiação de R$1,5 mil reais para a categoria profissional. 

No sábado, a Banda Kairibé contagiou o público ao som de muito forró. No domingo, duas atrações subiram ao palco: o som de vaquejada de Antônio Fábio e Banda, seguido do show de vaquejada de Edson Sanfoneiro e Banda.

Nos dois dias cerca de 35 vaqueiros entraram na pista as 19h30 para os embates rumo ao título de campeão e em busca dos pontos que os levariam ao grande prêmio.

Inscreveram-se na disputa 35 vaqueiros para a rodada do sábado e 35 vaqueiros para a rodada do domingo. No domingo, após sete rodadas, seis vaqueiros estavam com a mesma pontuação. Decidiram parar e dividir o prêmio entre eles, tocando R$250,00 cada um.

Por ordem de senha, o vaqueiro Chico Abílio, representando o Parque Dois Irmãos(Serrinha - Lagoa do Sítio), ficou com primeiro lugar, ao lado de seu Esteira Zé Lucas também do Parque Dois Irmãos(Serrinha - Lagoa do Sítio). Os outros quatro vaqueiros eram: Jones Bezerra e Eliézer da cidade de  Inhuma do Piauí ; Antônio Ermínio do município de São João da Canabrava e Arthur do Povoado Unha de Gato, em São Luís do Piauí. 

O organizador do evento Antônio de Joana agradeceu pela participação de todos:  "Meu muito obrigado aos vaqueiros, aos patrocinadores, aos parceiros e ao público que marcaram presença nestes dois dias e fizeram desta vaquejada uma grande festa.E já estão todos convidados para a 4ª Vaquejada no Parque Dona Joana, que acontecerá no primeiro final de semana de setembro de 2015", afirmou o organizador.

RESULTADO DA VAQUEJADA
Categoria Profissional

1°) Chico Abílio X Zé Lucas -Parque Dois Irmãos
Serrinha - Lagoa do Sítio (PI)
2°) Jones Bezerra X Eliézer
Inhuma - PI
3º Antônio Ermínio
São João da Canabrava - PI
4º) Arthur
Unha de Gato - São Luís do Piauí


Confira as fotos em nossa página no Face: facebook.com/noticiasdesaoluisdopiaui

Profissionais de Trabalho

Organização: Antônio de Joana e Família.

Juiz: Raí Vaqueiro.

Locutor: Vereador Epitácio Arara.

Som: Chico Severiano.

Equipe de Curral: Francivaldo Sousa.

Apoiadores: Posto R Pio, Prefeitura de São Luís do Piauí, Vereadores de São Luís do Piauí : Agostinho Silva e Louviral Barros; Vereador de São João da Canabrava Leprinha, Comercial Barros.

Cobertura: Repórter Leda Rocha - Portal O Dia.

11 de setembro de 2014

São Luís do Piauí: Eleições 2014

Saiba quem apoia quem nas eleições de outubro.

 A menos de um mês das eleições que elegerão os próximos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e Presidente da República, o panorama no município de São Luís do Piauí está até calmo para um período eleitoral.

Calmaria à parte, saiba que são os candidatos que as lideranças são luisenses estão apoiando nas eleições de 2014.

Prefeitura

  • Prefeito Renato Pio (PSB): Deputado Estadual: Belé Medeiros (PSB); Deputado Federal: Ãtila Lira (PSB); Senador:Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT) ; Presidente: Dilma Rousseff(PT).
  • Vice prefeito Diassis Sousa (DEM): Deputado Estadual: Severo Eulálio (PMDB); Deputado Federal: Assis Carvalho (PT); Senador: Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT); Presidente: Dilma Rousseff(PT).

Câmara Municipal

  • Vereador Lindalberto Silva - Presidente da Câmara (PSD):Deputado Estadual: Pablo Santos (PMDB); Deputado Federal: Ãtila Lira (PSB); Senador: Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT); Presidente: Dilma Rousseff(PT).
  • Vereador Agostinho Silva (PMDB): Deputado Estadual: Severo Eulálio(PMDB); Deputado Federal: Marcelo Castro (PMBD); Senador: Elmano Ferrer (PTB); Governador:Zé Filho (PMDB); Presidente: Dilma Rousseff(PT).
  • Vereador Erismar Sousa (PSBD): Deputado Estadual: Belé Medeiros (PSB); Deputado Federal: Ãtila Lira (PSB); Senador: Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT); Presidente: não definiu.
  • Vereador Edilson Batista (PSD): Deputado Estadual: Belé Medeiros (PSB); Deputado Federal: Ãtila Lira (PSB); Senador: não definiu; Governador: Zé Filho(PMDB) ; Presidente: não definiu. 

  • Vereador Joaquim Pinto (PSD): Deputado Estadual: Belé Medeiros (PSB); Deputado Federal: Ãtila Lira (PSB); Senador:Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT) ; Presidente: Dilma Rousseff(PT).
  • Vereador Lourival Barros (PSB): Deputado Estadual: Belé Medeiros (PSB); Deputado Federal: Ãtila Lira (PSB); Senador:Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT) ; Presidente: Dilma Rousseff(PT).

  • Vereador Pedro Geraldo (PSD): Deputado Estadual: Belé Medeiros (PSB); Deputado Federal: Ãtila Lira (PSB); Senador:Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT) ; Presidente: Dilma Rousseff(PT).

  • Vereador Zé Bahia (PSD): Deputado Estadual: Pablo Santos (PMDB); Deputado Federal: Júlio César (PSD); Senador:  Wilson Martins (PSB); Governador:  Wellington Dias (PT);; Presidente: Dilma Rousseff(PT).

Observação: nossa repórter não conseguiu entrar em contato com a vereadora Rosa Leite.

Lideranças Locais

  • Da Silva (presidente do PT local): Deputado Estadual: Aluisio Martins (PT); Deputado Federal: Assis Carvalho (PT); Senador: Elmano Ferrer (PTB) ; Governador: Welligton Dias (PT); Presidente: Dilma Rousseff(PT). 

  • Tim Silva (Ex prefeito e presidente do DEM local): Deputado Estadual: Belé Medeiros (PSB); Deputado Federal: Júlio César (PSD); Senador: Wilson Martins (PSB); Governador: Welligton Dias (PT); Presidente: Dilma Rousseff(PT).
  • Edilene Bezerra (Presidente do PTB local): Deputado Estadual: Severo Eulálio(PMDB); Deputado Federal: Marcelo Castro (PMBD); Senador: Elmano Ferrer (PTB); Governador:Zé Filho (PMDB); Presidente: Dilma Rousseff(PT).
  • Valdin SIlva (Presidente do PMDB local): Deputado Estadual: Severo Eulálio(PMDB); Deputado Federal: Marcelo Castro (PMBD); Senador: Elmano Ferrer (PTB); Governador:Zé Filho (PMDB); Presidente: Dilma Rousseff(PT).


02 de setembro de 2014

SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS NA ESCOLA DE SANTANA

Evento reúne alunos, pais, e comunidade escolar para apresentação de atividades.

.

Depois de um mês de intensas atividades durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, professores, alunos e colaboradores da Escola Municipal Manoel de Barros e Silva (EMMBS) tiveram nessa sexta-feira, dia 29, uma tarde especial: o evento de socialização dos projetos sobre três datas comemorativas do mês de agosto.

Os projetos

O projeto âResgatando valores éticos, morais e sociaisâ, sobre o Dia dos Pais; o projeto âDia do Estudante: um mês especialâ, sobre o Dia do Estudante e o projeto âResgatando e Valorizando a Cultura Popular Brasileiraâ, sobre o Dia do Folclore foram trabalhados nas aulas de Ensino Religioso e Artes. As professoras responsáveis foram Natanha Lima, Rosangela Silva e Hilda Silva que trabalharam esses projetos nas turmas de 6°, 7° 8° e 9° ano durante o mês de agosto. Os projetos tinham o objetivo de demonstrar a valorização que a escola tem pelos pais, estudantes e pela cultura de nossa região.

Presenças

72 dos 73 alunos das turmas do 6° ao 9° ano estiveram presentes, além da presença dos colaboradores da escola: o diretor Valmir Barros, a secretária Telma Barros, as professoras Hilda Silva, Natanha Lima, Rosângela Silva e Vilaní Batista e demais funcionários: Rocha Veloso (a Rosa de Chico Selvino), Josefa Maria, Maurício Silva e Francisco Amaro..  Também foram convidados pais de alunos, representantes da comunidade e autoridades civis e locais.

O evento

As 13h30 o evento teve início: o Diretor Valmir Barros acolheu a todos desejando boas vindas e explicando as que as atividades propostas para aquela tarde seriam realizadas em três momentos: o primeiro dedicado aos pais, o segundo dedicado aos estudantes e o terceiro dedicado ao folclore. Em seguida, passou-se para o momento da composição da mesa de convidados.

Foram convidados a sentarem-se à mesa e prestigiar o evento como convidados os pais de alunos: Francisco Felipe, Rubens Leite, Raimundo Luz, Genesiano Sousa, Francisco Montanha e Venâncio Soares. Para representar a comunidade foi convidada a senhora Marina Luisa e a senhora Márcia Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís do Piauí, representou as autoridades civis e locais.

Feita a mesa, o momento seguinte foi de reflexão. A secretária da escola Telma Barros apresentou o texto âO tamanho das pessoasâ. A professora Hilda Silva sintetizou o texto lido dizendo que ânão são os centímetros mais as atitudes das pessoas que fazem elas serem grandes ou pequenas para nósâ.

As atividades

Iniciando o momento dedicado aos pais, os alunos do 8° ano Antônio José e Maria José apresentaram sobre como surgiu o dia dos pais.

Em um grande momento de descontração, um pai de aluno foi transformado em um âsoldado mascaradoâ e através de perguntas que deveriam ser respondidas apenas com sim ou não, os alunos tiveram que adivinhar quem era aquela pessoa. Depois de três minutos, os alunos disseram em uma só voz que aquele soldado mascarado era o senhor Pedro Sérgio, pai dos alunos Lucas Rodrigues do 6° ano e Sérgio Rodrigues do 7° ano.

Os alunos Miguel, Brenda e José Edimar do 9° ano, sob a orientação da professora Natanha, apresentaram um jogral sobre o significado da Oração do Pai Nosso.

Os alunos do 7° ano, orientados pela professora Rosângela, apresentaram dois tipos de painel ilustrado: o primeiro sobre âFamílias que não se valorizamâ e o segundo sobre âFamílias que se Valorizamâ.

Os alunos Lucivaldo Barros, José Francisco, Antônio Reis, Lilian Luz e Daiane Batista, sob orientação da professora Natanha, apresentaram os poemas feitos pela turma do 6° ano em homenagem aos pais.

A turma do 8° ano dividida em grupos e sob orientação da professora Rosângela, apresentou paródias sobre a família.

E concluindo as atividades sobre o Dia dos Pais, todos cantaram a música âFamílias do Brasilâ do Padre Zezinho.

Para iniciar as atividades sobre o Dia do Estudante, os alunos do 9°ano Jayne e José Júnior apresentaram sobre o surgimento do dia do estudante.

Para homenagear a vida dos estudantes da Escola Manoel e Barros, os alunos do 9° ano Brenda, Jayne e José Edimar, orientados pela professora Hilda dramatizaram a peça âEstudante Rico e Estudante Pobreâ.

Em seguida, os alunos do 8° ano Maria José, Ana Cleide, Agostinha, Josefa, Antônio da Rocha, Martha, Samuel e Daiane Barros, também sob orientação da professora Hilda apresentaram um jogral sobre a Oração do Estudante: alguns pedidos que eles julgam ser necessários para a escola deles.

E concluindo as atividades sobre o estudante as alunas Ivone (6° ano), Tamires (7° ano), Daiane Barros (8° ano) e o aluno Marcelo (9° ano) apresentaram um jogral sobre o âAlfabeto do Estudanteâ, onde cada uma das 26 letras do alfabeto correspondia a uma qualidade que o estudante poderia desenvolver para se destacar sobre os demais.

Iniciando os trabalhos sobre Folclore, os estudantes do 7° ano Leandro João e Sérgio Rodrigues apresentaram sobre o surgimento do Dia do Folclore.

Em seguida a professora Hilda apresentou algumas plantas medicinais utilizadas na nossa região e a professora Vilaní falou sobre algumas comidas típicas do Piauí.

Para animar os presentes, os alunos do 6° ano, orientados pela professora Hilda; Francielton, Lilian e Antônio Reis fizeram adivinhas para o pessoa descobrir sobre o quê eles estavam falando.

E concluindo as atividades, os alunos do 7° ano Leandro, Laiane, Benvinda, Reginaldo, Gisele e Luisa, também sobre a orientação da professora Hilda, apresentaram provérbios.

Nos momentos finais, o diretor Valmir em nome da Escola, agradeceu a presença de todos. O senhor Raimundo Luz falou em nome dos pais presentes sobre a importância de ser convidado para participar de um evento como esse e da emoção de ver atividades realizadas por seu filho.

Em seguida houve distribuição de lembrancinhas aos pais presentes e ao final das atividades, todos se confraternizaram durante a distribuição de comidas típicas, oferecidas pelos alunos, professores e colaboradores da escola.

 

SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS NA ESCOLA DE SANTANA

Evento reúne alunos, pais, e comunidade escolar para apresentação de atividades.

.

Depois de um mês de intensas atividades durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, professores, alunos e colaboradores da Escola Municipal Manoel de Barros e Silva (EMMBS) tiveram nessa sexta-feira, dia 29, uma tarde especial: o evento de socialização dos projetos sobre três datas comemorativas do mês de agosto.

Os projetos

O projeto âResgatando valores éticos, morais e sociaisâ, sobre o Dia dos Pais; o projeto âDia do Estudante: um mês especialâ, sobre o Dia do Estudante e o projeto âResgatando e Valorizando a Cultura Popular Brasileiraâ, sobre o Dia do Folclore foram trabalhados nas aulas de Ensino Religioso e Artes. As professoras responsáveis foram Natanha Lima, Rosangela Silva e Hilda Silva que trabalharam esses projetos nas turmas de 6°, 7° 8° e 9° ano durante o mês de agosto. Os projetos tinham o objetivo de demonstrar a valorização que a escola tem pelos pais, estudantes e pela cultura de nossa região.

Presenças

72 dos 73 alunos das turmas do 6° ao 9° ano estiveram presentes, além da presença dos colaboradores da escola: o diretor Valmir Barros, a secretária Telma Barros, as professoras Hilda Silva, Natanha Lima, Rosângela Silva e Vilaní Batista e demais funcionários: Rocha Veloso (a Rosa de Chico Selvino), Josefa Maria, Maurício Silva e Francisco Amaro..  Também foram convidados pais de alunos, representantes da comunidade e autoridades civis e locais.

O evento

As 13h30 o evento teve início: o Diretor Valmir Barros acolheu a todos desejando boas vindas e explicando as que as atividades propostas para aquela tarde seriam realizadas em três momentos: o primeiro dedicado aos pais, o segundo dedicado aos estudantes e o terceiro dedicado ao folclore. Em seguida, passou-se para o momento da composição da mesa de convidados.

Foram convidados a sentarem-se à mesa e prestigiar o evento como convidados os pais de alunos: Francisco Felipe, Rubens Leite, Raimundo Luz, Genesiano Sousa, Francisco Montanha e Venâncio Soares. Para representar a comunidade foi convidada a senhora Marina Luisa e a senhora Márcia Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís do Piauí, representou as autoridades civis e locais.

Feita a mesa, o momento seguinte foi de reflexão. A secretária da escola Telma Barros apresentou o texto âO tamanho das pessoasâ. A professora Hilda Silva sintetizou o texto lido dizendo que ânão são os centímetros mais as atitudes das pessoas que fazem elas serem grandes ou pequenas para nósâ.

As atividades

Iniciando o momento dedicado aos pais, os alunos do 8° ano Antônio José e Maria José apresentaram sobre como surgiu o dia dos pais.

Em um grande momento de descontração, um pai de aluno foi transformado em um âsoldado mascaradoâ e através de perguntas que deveriam ser respondidas apenas com sim ou não, os alunos tiveram que adivinhar quem era aquela pessoa. Depois de três minutos, os alunos disseram em uma só voz que aquele soldado mascarado era o senhor Pedro Sérgio, pai dos alunos Lucas Rodrigues do 6° ano e Sérgio Rodrigues do 7° ano.

Os alunos Miguel, Brenda e José Edimar do 9° ano, sob a orientação da professora Natanha, apresentaram um jogral sobre o significado da Oração do Pai Nosso.

Os alunos do 7° ano, orientados pela professora Rosângela, apresentaram dois tipos de painel ilustrado: o primeiro sobre âFamílias que não se valorizamâ e o segundo sobre âFamílias que se Valorizamâ.

Os alunos Lucivaldo Barros, José Francisco, Antônio Reis, Lilian Luz e Daiane Batista, sob orientação da professora Natanha, apresentaram os poemas feitos pela turma do 6° ano em homenagem aos pais.

A turma do 8° ano dividida em grupos e sob orientação da professora Rosângela, apresentou paródias sobre a família.

E concluindo as atividades sobre o Dia dos Pais, todos cantaram a música âFamílias do Brasilâ do Padre Zezinho.

Para iniciar as atividades sobre o Dia do Estudante, os alunos do 9°ano Jayne e José Júnior apresentaram sobre o surgimento do dia do estudante.

Para homenagear a vida dos estudantes da Escola Manoel e Barros, os alunos do 9° ano Brenda, Jayne e José Edimar, orientados pela professora Hilda dramatizaram a peça âEstudante Rico e Estudante Pobreâ.

Em seguida, os alunos do 8° ano Maria José, Ana Cleide, Agostinha, Josefa, Antônio da Rocha, Martha, Samuel e Daiane Barros, também sob orientação da professora Hilda apresentaram um jogral sobre a Oração do Estudante: alguns pedidos que eles julgam ser necessários para a escola deles.

E concluindo as atividades sobre o estudante as alunas Ivone (6° ano), Tamires (7° ano), Daiane Barros (8° ano) e o aluno Marcelo (9° ano) apresentaram um jogral sobre o âAlfabeto do Estudanteâ, onde cada uma das 26 letras do alfabeto correspondia a uma qualidade que o estudante poderia desenvolver para se destacar sobre os demais.

Iniciando os trabalhos sobre Folclore, os estudantes do 7° ano Leandro João e Sérgio Rodrigues apresentaram sobre o surgimento do Dia do Folclore.

Em seguida a professora Hilda apresentou algumas plantas medicinais utilizadas na nossa região e a professora Vilaní falou sobre algumas comidas típicas do Piauí.

Para animar os presentes, os alunos do 6° ano, orientados pela professora Hilda; Francielton, Lilian e Antônio Reis fizeram adivinhas para o pessoa descobrir sobre o quê eles estavam falando.

E concluindo as atividades, os alunos do 7° ano Leandro, Laiane, Benvinda, Reginaldo, Gisele e Luisa, também sobre a orientação da professora Hilda, apresentaram provérbios.

Nos momentos finais, o diretor Valmir em nome da Escola, agradeceu a presença de todos. O senhor Raimundo Luz falou em nome dos pais presentes sobre a importância de ser convidado para participar de um evento como esse e da emoção de ver atividades realizadas por seu filho.

Em seguida houve distribuição de lembrancinhas aos pais presentes e ao final das atividades, todos se confraternizaram durante a distribuição de comidas típicas, oferecidas pelos alunos, professores e colaboradores da escola.

 

ESCOLA DE SANTANA REALIZA PROJETOS SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE AGOSTO

Escola do interior são luisense realiza atividades sobre os pais, estudantes e o folclore.

A  Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel de Barros e Silva (EMEFMBS), localizada no Povoado Santana em São Luís do Piauí (PI), realizou durante o mês de agosto projetos sobre três datas comemorativas. As datas escolhidas foram Dia dos Pais (comemorado no segundo domingo de agosto); Dia do Estudante (comemorado no dia 11) e Dia do Folclore (comemorado no dia 22). O projeto âResgatando valores éticos, morais e sociaisâ, sobre o Dia dos Pais, pretendia reconhecer a importância do acompanhamento dos pais na formação religiosa e escolar do filho. O projeto foi trabalhado durante as aulas de Ensino Religioso pela professora Natanha Lima no 6° e no 9° ano e pela professora Rosangela Silva no 7° e no 8° ano. Já o projeto âDia do Estudante: um mês especialâ, sobre o Dia do Estudante, foi trabalhado pela professora Hilda Silva durante as aulas de Artes do 8° e do 9° ano e tinha o objetivo de despertar no corpo discente da escola MBS a alegria e importância de ser um estudante. O Projeto âResgatando e Valorizando a Cultura Popular Brasileiraâ, sobre o Dia do Folclore, foi trabalhado pela professora Hilda durante as aulas de Artes do 6° e do 7° ano e tinha a finalidade de realizar atividades que visassem à valorização e conservação de nossa cultura. Os projetos seriam desenvolvidos em duas fases: a primeira, desenvolvida durante as aulas, contaria com a realização de atividades relacionadas com cada tema a serem produzidas pelos alunos com a mediação de sua respectiva professora. Já a segunda fase seria a apresentação dos resultados: uma socialização marcada para o dia 29 de agosto.