• Eletrobás
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Santa Filomena

04 de novembro de 2013

Acadêmicas do Instituto Federal do Piauí realizam estágio em Santa Filomena

Na percepção da professora Inácia, as acadêmicas Malba Lustosa, Josefa Mônica e Johranna Tavares ensinaram a matemática brincando e os alunos aprenderam e adoraram.

 

Malba Lustosa, Josefa Mônica e Johranna Tavares estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Piauí- IFPI- Campus Corrente, realizaram estágio na Escola Educandário São José em Santa Filomena Piauí.

O estágio foi um Minicurso de 40 horas intitulado " Brincando com a Matemática" , no qual foi realizada atividades práticas, lúdicas, intercalando conteúdos matemáticos essenciais na formação acadêmica dos discentes do Educandário São José, de modo que os mesmos aprendam com a prática.

Algumas das atividades realizadas foram: construção de sólidos Geométricos (afim de trabalhar o cálculo da área das faces e área total dos sólidos, perímetro e ângulos); construção de maquetes ( trabalhar escala); simulação de comércio ( trabalhar porcentagem) além dos jogos ( xadrez e dominó de operações matemáticas) para estimular o raciocínio lógico.

A professora
Inácia Luiza Lustosa Nogueira, que é diretora da Escola Educandário São José, enfatizou a excelência do trabalho das acadêmicas. âElas foram excelentes na minha avaliação. Comprometidas, assíduas, inovadoras, responsáveis, enfim. E continuou destacando que o mini curso foi bem interessante e inovador. Na percepção da professora Inácia, as acadêmicas Malba Lustosa, Josefa Mônica e Johranna Tavares ensinaram a matemática brincando e os alunos aprenderam e adoraram.

Vereador repercute matéria apresentada no Plenário da Câmara

TONY SANTOS requereu em caráter de máxima urgência, que seja informado e dados os devidos esclarecimentos sobre o andamento do Programa Minha Casa Minha Vida que iria beneficiar 38 famílias de Santa Filomena.

 POSTAGEM FEITA NA MANHà DE QUARTA FEIRA, 30 DE OUTUBRO NA PÃGINA DO VEREADOR TONY SANTOS NO FACEBOOK: "Hoje a sessão da Câmara Municipal de Santa Filomena foi especial e super produtiva".

Amigos filomenenses, além das defesas feitas pelos colegas vereadores, na sessão deste dia 30 de outubro, apresentei uma reclamação sobre os contratos do Programa Minha Casa Minha Vida que simplesmente sumiram, ninguém sabe dizer o que está acontecendo.

Assim o fiz e contei com o apoio dos nobres colegas, porque na manhã de quarta-feira 10 de abril de 2013, sob a coordenação da secretaria municipal de Assistência Social, Martha Rocha Avelino, nas dependências desta Câmara Municipal de Santa Filomena, aconteceu a solenidade de assinatura de contratos para moradia popular, quando 38 famílias seriam beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, uma parceria entre o Governo Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida, o Governo Estadual, por meio da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) e a Prefeitura de Santa Filomena.

O cadastramento dessas famílias foi realizado ainda em 2011, pela Secretaria Municipal de Assistência Social. No dia 11 de abril de 2013, dia da assinatura dos contratos, o secretário municipal de Administração, João Lustosa Avelino, disse que a construção dessas unidades habitacionais deveria começar em 30 dias. Hoje, passados mais de 180 dias após a assinatura dos contratos, ainda não nos foi dado nenhuma informação oficial sobre o assunto, portanto venho através deste pedido solicitar as informações pertinentes via documento impresso e presencial a ser apresentado junto ao plenário da Câmara Municipal de Santa Filomena na sessão do próximo dia 30 de outubro de 2013.

O objetivo maior é saber ao certo o paradeiro dos contratos assinados pelos seguintes beneficiários:Iranilde Balbino Rosa de Sousa, Leondina Leite Ramos, Luíza Maria de Jesus, Luzia Pereira Leite, Maria Aparecida Pereira Leite, Maria Cardoso Pereira, Maria Jose Lopes de Sousa, Terezinha Ramos de Oliveira, Valdirene Cardoso Pereira, Domingas Pereira da Silva, Rita Cardoso Pereira, Ana Joaquina Lira de Oliveira, Arenalda Tavares da Silva, Carlos Borges dos Santos, Cícero Lima Lustosa, Filomeno Nunes Sousa, Girlene de Carvalho Lopes, Isanete Honório de Sousa Gomes, João Batista da Silva, José dos Santos Dias Lemos, Josefa Maria Lopes, Marcos Anísio Pereira de Carvalho, Maria Aparecida Lopes de Carvalho, Maria da Conceição Pereira, Maria de Lourdes Rodrigues, Maria do Socorro Nazário de Sousa, Maria Félix da Silva, Maria José Rodrigues Pereira, Roseni Rodrigues da Silva, Solange Maria de Sousa Silva, Sueli Lima de Sousa, Vicente Pereira Gomes, Cícero Pereira da Silva, Claudileide Lopes de Sousa, Doclecy Pereira de Castro, João Batista Pereira Rocha, José Ribamar de Sousa Feitosa, Maria das Vitórias Lopes de Carvalho e Marta Emília da Silva.

01 de novembro de 2013

Casamento Comunitário foi um sucesso em Santa Filomena

O casamento é fruto do Projeto Vôo das Andorinhas, promovido pela Associação Comunitária das Mulheres Filomenenses.

 

Uma movimentação intensa marcou a manhã desta sexta feira, 01 de novembro no Fórum Tabelião Benvindo Lustosa Nogueira em Santa Filomena, no sudoeste do Piauí.

A ornamentação do local anunciava a realização de um evento inédito no município. Ali estavam quatorze casais filomenenses preparados para participar do primeiro Casamento Comunitário de Santa Filomena, fruto do Projeto Vôo das Andorinhas, promovido pela Associação Comunitária das Mulheres Filomenenses.

No início do enlace, o Juíz Heliomar Rios Ferreira abordou A FAMÃLIA como tema, que segundo Ele é a principal instituição do Estado. No seu pronunciamento às quatorze novas famílias que ali estavam se formando para que olhem para seus filhos, eduque-os e dêem atenção especial, uma vez que os filhos são o bem mais precioso de uma família.

Dando continuidade às suas palavras, o Dr,. Heliomar pediu ainda que os casais se atentassem a construir famílias com responsabilidade, respeito e acima de tudo, assumindo direitos e deveres.

Segundo o Juiz Heliomar Rios, as causas que mais destroem famílias são: Crianças e jovens vivendo no mundo das drogas, Bebedeiras entre jovens, falta de educação no meio familiar, pai matando filhos, filhos matando pais, irmão matando outro, etc.

Ao final das suas pertinentes colocações, o magistrado cedeu a palavra para a comunidade, autoridades e demais ali presentes, onde na ocasião a Advogada Hozayra Holemberg, que também é presidente da Associação Comunitária das Mulheres Filomenenses, parabenizou a todos os casais e colocou a associação à disposição para quaisquer que sejam as necessidades de cada casal.

Ao final do ato matrimonial, todos foram convidados para um delicioso coquetel que foi carinhosamente preparado para brindar este acontecimento inédito em Santa Filomena-Piauí. Chegando ao local todos os casais foram recebidos com fotos e diversos momentos especiais. Foram diversos momentos preparados especialmente para os quatorze novos cais oficializados em Santa Filomena.

Casamento comunitário é o casamento gratuito realizado em conjunto com outros casais organizados para ajudar casais que não tem condições financeiras ou que nunca tiveram a iniciativa de se casar perante um juiz e muitos outros casais. à uma celebração muito linda, pois é organizada com muito cuidado pelos elaboradores, que neste caso de Santa Filomena, foi organizado pela Associação Comunitária das Mulheres Filomenenses. Esse tipo de casamento esta sendo cada vez mais requisitado, afinal tem muitos casais que desejam oficializar sua relação.


24 de outubro de 2013

Alunos de Santa Filomena recebem bicicletas do Programa 'Pedala Piauí'

Já foram entregues em todo o Estado do Piauí mais de 16 mil bicicletas, das 70 mil previstas, destinadas a alunos da zona rural que residem a até 4 quilômetros de distância da Escola.

 O Programa 'Pedala Piauí', executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí - SEDUC/PI, direcionado a alunos de escolas públicas estaduais e municipais, já chegou a Santa Filomena, distante 930 quilômetros de Teresina.

Na última terça-feira (22), o secretário municipal de Educação e Cultura, Pedro Eimard Maia de Sousa, realizou a entrega de 15 bicicletas para alunos da Escola Municipal Zelândia.

Todas as escolas da zona rural de Santa Filomena serão contempladas com o programa do Governo do Piauí, que em convenção com a Prefeitura, destinou 300 bicicletas para alunos do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com um custo total ao redor de R$ 105 mil.

Essas bicicletas servirão de transporte escolar em localidades de difícil acesso, onde ainda é remota a chegada do 'ônibus escolar', meio de locomoção seguro e bem mais confortável.

âComeçamos pela Zelândia por ser aquela que possui o maior número de alunos que moram a mais de 3 quilômetros da Escola. Dos 20 alunos, 15 moram distantesâ, justifica Pedro Maia.

Sobre a importância do âPedala Piauíâ, disse o gestor: âMelhora a auto-estima do aluno, com a facilidade em sua locomoção. Assim, aumenta a freqüência e o rendimento escolarâ.

Na mesma data, aconteceu na Escola Municipal Zelândia reunião do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com professores das localidades Zelândia, Matinha, Aldeinha, Fortaleza, Canto do Rio, Baixão Fechado, Lagoa, Mucuri, Nova Cruz e Santa Fé.

23 de outubro de 2013

Vereadores participam de reunião com consultora do SEBRAE. Confira aqui!

Na reunião tratamos da Regulamentação da Lei Municipal das Micro e Pequenas Empresas locais.

 

Na tarde desta terça feira, 22/10, no Plenário da Câmara Municipal de Santa Filomena consultora do SEBRAE (Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas), Juliana Paz, esclareceu aos vereadores José Bonifácio Bezerra, Reginaldo Pires, Alberto Augusto, Cristóvão Dias e Tony Santos, a importância do projeto que regulamenta o município de Santa Filomena, o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno poste de que trata a Lei Complementar Federal nº 123 de 14 de dezembro de 2006.

A lei aplica-se ao Microempreendedor Individual (MEI) os benefícios como: incentivo à inovação tecnológica e a educação empreendedora, geração de empregos, formação de empreendimentos, unicidade do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas, dentre outras.

Esta Lei Complementar estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso.

19 de outubro de 2013

Escolas Estaduais realizarão hoje o I Desfile em homenagem ao Dia do Piauí

São mais de 200 alunos das Escolas da Rede Pública Estadual de Santa Filomena representando diversas personalidades importantes que fizeram e fazem parte da história do nosso querido Piauí.

 Pela primeira vez o dia do Piauí será realmente comemorado. Amanhã, dia 19 de outubro, dia do nosso Piauí, será realizado um luxuoso desfile cívico, intitulado como: I DESFILE DE INDEPENDÃNCIA DO PIAUÃ, onde os alunos das escolas estaduais de Santa Filomena Educandário São José, Lourenço Filho e Professora Delfina Sobreira Queiroz, representarão diversas personalidades importantes para a história do nosso estado.


O desfile que iniciará às 16:00 horas de hoje demonstrará a união e interação das Escolas Estaduais que, após vários dias de planejamento e organização por parte da equipe de gestores e docentes, os alunos destas unidades públicas de ensino participarão deste luxuoso Desfile Cívico que será oficialmente realizado em homenagem ao "Dia do Piauí".

O Desfile fará um percurso que iniciará na Avenida Presidente Getúlio Vargas e finalizará na Praça da Matriz com algumas apresentações e representações de diversas personalidades que fizeram parte da história deste estado tão amada pelos seus filhos. Além dos atos cerimoniais que serão apresentados na concentração final, ainda será colocado à venda diversos tipos de comidas e bebidas.

29 de setembro de 2013

26 de setembro de 2013

Câmara envia Moção de Parabenização à jovem Aurélia Neris de Oliveira

"Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos." (Vicent Van Gogh)

 Em atendimento ao pedido feito pelo vereador Tony Santos, a Câmara de vereadores de Santa Filomena encaminhou à jovem Aurélia Neris a seguinte Moção de Parabenização:

âOs Vereadores da Câmara Municipal de Santa Filomena, Estado do Piauí vêm através da presente Moção, parabenizar a jovem Aurélia Neris pelos resultados obtidos no Curso de Administração da UESPI.

Em 2009, Aurélia e mais 50 colegas começaram juntos esse belíssimo curso, formaram uma turma composta por jovens que alimentavam um sonho de um dia serem profissionais de uma área tão próspera como é a administração e hoje, apesar da diminuição da turma no decorrer do tempo, a maioria alcançou esse tão sonhado objetivo, mas todos deixaram marcas suaves e significativas em suas vidas.

Parabenizamos a todos os envolvidos e que continuem incentivando os jovens filomenenses que se dedicam a ter no currículo um curso superior, extensivo à família que é peça fundamental nesse processo e sempre fez o possível para ver nossa querida Aurélia chegar onde hoje chegou, pois grandes conquistas são alcançadas através de grandes esforços.

"Grandes realizações são possíveis quando se dá
importância aos pequenos começos."
  (Vicent Van Gogh)

Sala das Sessões, 20 de setembro de 2013.

24 de setembro de 2013

Escolas municipais reduzem tempo de aula devido ao calor e à baixa umidade

A decisão é por tempo indeterminado e valerá até quando o clima volte a oferecer condições razoáveis.

O calor de 40ºC e a umidade relativa do ar entre 20% e 12% fizeram com que a Secretaria de Educação de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, decidisse reduzir o horário de aula das escolas municipais. A medida adotada diminui em uma hora o tempo de aula.

Para o turno matutino (manhã), o horário de entrada passa a ser 7h15, com saída às 10h40. Já no período vespertino (tarde), os alunos entram às 14h00 e saem às 17h35.

A redução é de 10 minutos em cada uma das cinco aulas diárias. O secretário municipal de Educação, Pedro Eimard Maia de Sousa, informa que os intervalos também serão suprimidos para que os alunos sejam liberados mais cedo. "As escolas estão em dia com o cronograma de aulas e, dessa forma, os alunos não serão prejudicados pela redução", ressalta o gestor.

Ainda conforme Pedro Maia, a medida visa prevenir a ocorrência de casos de crianças com mal-estar causado pelo calor e baixa umidade. A situação está sendo agravada também pelas queimadas que vem ocorrendo, próximas à cidade e em todo o município de Santa Filomena.

A decisão é por tempo indeterminado e valerá até quando o clima volte a oferecer condições razoáveis para que as aulas possam retornar aos horários normais.

Estado de Alerta â Com a umidade relativa do ar abaixo de 20%, devem ser suprimidos exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas. Também é recomendável evitar aglomerações em ambientes fechados e, ainda, usar soro fisiológico para olhos e narinas.

18 de setembro de 2013

Vereador lança Campanha de Preservação de Rios e Riachos em Santa Filomena

Muitos jovens já têm consciência de que a preservação do rio pode evitar que a comunidade sofra futuramente com a escassez da água.

 

"A água é o bem mais precioso que a gente tem. Se não preservarmos, pode acontecer até a escassez da raça humana porque sem esse líquido precioso, é impossível viverâ. Afirma o vereador Tony Santos que está lançando esta belíssima campanha de preservação do Rio Parnaíba, Riacho Tapuio, Balneário Atalaia, Rio Taquara e Rio Mateiro, todos eles banham o município de Santa Filomena, Piauí.

Tony Santos que hoje é vereador, mas desde 1999 exerce a profissão de professor, reforça que para os professores, levar o assunto para a sala de aula é um passo importante para que a informação se propague. "O grande resgatar do meio ambiente é a preservação, não tem outro caminho. Ensinar nossos alunos que é preciso preservar o meio ambiente e os mananciais de água doce dos rios e riachos que banham o território filomenense, evitando assim a degradação da natureza, ou seja, a força natural do homem, pois o maior depredador da natureza é o bicho homemâ, explicou.

A idéia é formar um mutirão que envolva estudantes e pessoas das comunidades para recolhermos uma grande quantidade de garrafas plásticas, copos e sacolas espalhados por toda área dos rios e riachos do município. Este é um projeto permanente que visa realizar a limpeza e coleta de lixo pelo menos duas vezes por ano, sendo uma limpeza por semestre.

Segundo Tony, será firmada parceria com órgãos públicos e privados para obtenção de recursos para suprir as despesas para viagens até os locais que necessitam de limpeza.

Os locais certamente ficarão limpos, e se aos poucos, o lixo tomar conta novamente, a gente volta a limpar. "A temática hoje é a problemática do meio ambiente e eu tenho certeza que todos eles já sabem da consciência que tem que ter com essa questão da preservação. Agora, infelizmente, tem a questão cultural de cada localidade e isso tem que ser levado em consideração. Acredito que Santa Filomena está melhorando bastante a consciência ecológica, pode ter certeza", frisou o vereador Tony Santos.

Ame o verde, preserve o meio ambiente.

Uma iniciativa vereador Tony Santos.