Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

V Conferência Municipal de Assistência social em Sta Cruz dos Milagres

Santa Cruz

22/07/2015 22:05

2015 está sendo o ano de CONFERÊNCIAS. Em nossa cidade já foram realizadas 3 Conferências: criança e adolescentes, idosos, saúde e hoje dia 22 de julho foi a vez da Conferência Municipal de Assistência Social, as Conferências são de grande importância para os municípios, estados, Distrito Federal e União. Pois as mesmas tem uma história de 20 anos que fortalece a democracia e amplia a participação de todos os setores engajados na consolidação da Política de Assistência Social, através do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. 

Neste ano de 2015, o SUAS comemora 10 anos de existência! Passada uma década de sua implantação no Brasil, são indiscutíveis os avanços e as conquistas coletivas dessa política, tanto em relação à sua estruturação e regulação nacional, como os resultados dos indicadores sociais alcançados, pela ampliação do acesso da população usuária aos seus direitos fundamentais, ainda que num estágio inicial. Para tanto, foi decisivo criar e fortalecer estruturas de gestão nos municípios, estados, Distrito Federal e União, com ampliação do comando único, as instâncias de deliberação, como os conselhos e as conferências também nas três esferas. O tema da Conferência foi: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. Ou seja, “O SUAS que temos  e o SUAS que queremos”, considerando, neste contexto, o debate e o compromisso com o fortalecimento do Plano Decenal. 

 Iniciou com credenciamento e entrega de materiais( pastas, crachás, camisetas), após a composição da mesa, prefeito Neto Minervino 1ª dama e Sec. Mun. De Assistência Social, Rosa Lina Rodrigues, vereador Reis Cardoso, Santo Neto e Pepi, Sec.Mun. de Educação Dulce, Sec. De Saúde Agostinho Paulo, conferencista Luciana Evangelista, conselheiros do CMAS, do  CMDI e população em geral. Após a fala de algumas autoridades, passou para a conferencista Luciana, que fez um breve resumo do que é o SUAS e suas conquistas e importância no município. Em seguida um rico lanche após a divisão dos grupos de trabalhos em 5 grupos, onde foi discutido e sugerido novas metas de trabalhos para 10 anos, ou seja, o SUAS que temos e o SUAS que queremos, depois apresentação das propostas em plenária, eleição dos delegados para a estadual, sorteio de 3 kits do Boticário para os participantes e entrega de certificado. Rosa Lina e prefeito Neto, agradeceram a participação de todos nesta V Conferência. Confira!!




Fonte: Vu Moura-Direto de Santa Cruz dos Milagres-PI
Por: Vu Moura
Mais sobre: