Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conferência do CMDCA e CMDI de Santa Cruz dos Milagres

Santa Cruz

17/06/2015 22:41

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade de Santa Cruz dos Milagres-PI, juntamente com a Secretaria municipal de Assistência Social, realizaram no dia 17 de Junho, na Pré-Escola Mundica  Portela  a IV Conferência Municipal com o Tema: ”Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. E a II Conferência Municipal do Idoso, com o tema: “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa”. Iniciou os trabalhos com os credenciamentos e entrega das pastas e crachás a todos que compareceram.

 Em seguida a abertura das duas  Conferências  ás 9:hs com a composição da mesa, hino nacional, uma apresentação com os idosos do PELC.

Fala das autoridades presentes: o prefeito Neto Minervino, a Primeira-dama Rosa Lina Rodrigues, Secretária Municipal de Educação, Dulce, Sec. De Saúde Agostinho Paulo, Sec. De Adm: Lêle, vereadores Pepe, Santo Neto e presidente da câmara Reis Cardoso, diretores, professores, coordenadores, psicólogas, assistentes sociais, conselheiros, do (CMDCA) e (CMDI) Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa da cidade de Santa Cruz dos Milagres e demais autoridades local.

 Após a fala das autoridades, foi feito a leitura do Regimento Interno das Conferências Municipal pela assistente social Rosa carvalho. A IV e II conferências, contou com a participação de aproximadamente 400 inscritos, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos, além de representantes do poder público municipal e da sociedade civil. 

A conferencista Janaina Freitas da Silva Campos, demonstrou a importância do desenvolvimento dos presentes para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do município, por meio de cinco eixos:

1- Promoção dos Direitos de Criança e Adolescente;                                                                                                             2– Proteção e Defesa dos Direitos;

 3 - protagonismo e participação de crianças e adolescentes;

 4 - controle social e efetivação dos direitos;

5 - gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

Após as discussões foram elaboradas propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, que reunirá os delegados eleitos que representarão as crianças e adolescentes, Idosos de Santa Cruz. No final, o prefeito e primeira dama agradeceram a participação e a disponibilidade de todos os participantes, entrega de certificado e na saída um lanche.                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Fonte: Vu Moura-Direto de Santa Cruz dos Milagres-PI
Mais sobre: