Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Setre realiza aula inaugural de curso de qualificação profissional em Porto

Setre realiza aula inaugural de curso de qualificação profissional em Porto

21/03/2017 10:47

Com o objetivo de preparar os piauienses para o mercado de trabalho a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo tem percorrido o Piauí levando cursos de qualificação profissional. Nessa segunda-feira (20),  o Programa "Setre Nos Municípios" chegou ao município de Porto, onde ocorreu a aula inaugural do curso de embelezamento e corte e costura voltado para a confecção de peças íntimas. A aula inaugural foi realizada na sede da Secretaria do trabalho e Ação Social (SEMTAS), e contou com a participação de alunos e autoridades da cidade.

O Setre nos Municípios qualifica trabalhadores de comunidades carentes para investirem na carreira profissional, por meio de cursos profissionalizantes. O programa é realizado de forma itinerante com quatro caminhões que circulam todo o Piauí e contam com uma tecnologia de ponta e a estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas. No município a carreta ficará estacionada em frente à SEMTAS e vai beneficiar cerca de 100 pessoas.

Qualificação profissional em Porto( Foto: Divulgação)

Além dos cursos de corte e costura e embelezamento, o programa também realiza o curso de construção civil onde os alunos recebem instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos.

Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, destacou o propósito do programa. “Nós acreditamos que a qualificação profissional é a chave para uma carreira de sucesso e para vida mais digna dos trabalhadores. Por esse motivo, criamos o Setre nos Municípios que vai até essas pessoas levando cursos profissionalizantes que podem modificar a vida delas”, declarou o gestor.

De acordo com Gilson Carvalho, Secretário Municipal de Planejamento, a parceria fechada com a Setre trará benefícios para o município é qualificação para os portuenses. "Sabemos da importância da qualificação profissional para se conseguir um profissão, por isso fomos atrás desses cursos para nossa cidade. O prefeito quando nos deu essa missão de planejar nos pediu que ajudássemos as demais secretarias municipais e fóssemos atrás de projetos e parcerias nas secretarias estaduais. Essa aula de hoje é a concretização da nossa missão", concluiu o secretário.

Qualificação profissional em Porto( Foto: Divulgação)

No curso de embelezamento, os alunos aprenderão a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleireiros. Já no curso de corte e costura, aprenderão a confeccionar kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam a aptidão para ingressar no mercado de trabalho.

Fonte: Ascom
Mais sobre: