Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretário Municipal de Saúde de Porto recebe prêmio durante Fórum Nacional

Dentre as novidades: Porto deve inaugurar, no mês de junho, a reforma e estruturação do posto de saúde da localidade Titaras.

18/05/2015 16:24

Há pouco mais de dois anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Porto o jovem Danilo Rêgo começa colher os primeiros frutos do seu árduo trabalho. Desde que assumiu a pasta, em 2013, com o apoio do Prefeito Manin Geronço (PSDB), o foco principal de sua gestão tem sido coordenar uma grande equipe de profissionais no intuito de organizar e reestruturar o setor de saúde do município.

Prestes receber o prêmio “Dr. Osvaldo Cruz”, no próximo mês, durante o 2º Fórum Nacional de Gestores de Saúde, considerado a maior menção da saúde pública do Brasil, Danilo concedeu entrevista a este portal e falou que “o maior desafio encontrado no início de sua gestão foi à falta de estrutura física e financeira do hospital Roosevelt Bastos, dos postos de saúde, e da própria secretaria”.

“Quando assumimos, Porto estava entre às cinco cidades do Piauí com mais casos de desnutrição. Tínhamos em torno de 400 crianças desnutridas. Então lançamos a campanha de combate à desnutrição infantil em Porto no ano de 2013. Fizemos palestras, oficinas e orientações na zona urbana e rural, reduzindo os casos em praticamente 90%”, revelou.

Outro importante avanço, segundo o Secretário, foi a reestruturação do posto de saúde do bairro cavas, com equipamentos necessários para o funcionamento legal, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. 

“Tínhamos apenas dois postos de saúde funcionando (do Alto Bonito e da Titaras), esses dois em situações precárias. O posto de saúde das cavas mereceu um olhar especial, lá fizemos um trabalho voltado à humanização e atendimento personalizado aos moradores”, disse.

Novos Postos:

Porto deve inaugurar, no mês de junho, a reforma e estruturação do posto de saúde da localidade Titaras, para onde equipamentos de última geração foram/estão sendo adquiridos para garantir atendimento aos pacientes da região rural. “Depois do povoado titaras, agora vamos começar a reforma do posto do bairro alto bonito, sempre focando na questão da humanização e qualidade no atendimento. Esse trabalho, sem dúvidas, irá nos ajudar mudar os números da saúde pública de Porto”, falou Danilo Rêgo.

Secretaria de saúde:

Uma das polêmicas revelações feitas pelo secretário estão ligadas à situação funcional da Sec. de Saúde.  “Em 2013, logo que assumimos, encontramos uma secretaria de saúde em estado de abandono, com 70 % dos programas desatualizados. Para se ter uma ideia, é importante que a população saída disso, até os computadores foram retirados do local”, disse.  A saída, então, foi mudar para um prédio que pudesse proporcionar condições de atendimento à população. Em breve, a Prefeitura Municipal estará inaugurando o prédio próprio da Secretaria de saúde.

Pedimos para o Secretário listar algumas de suas conquistas à frente de uma das pastas mais importantes do município. Confira o que ele falou:

Várias outras ações estão sendo desenvolvidas, como: campanha de combate à dengue, campanhas de vacinações, continuamos com a campanha de combate à desnutrição.

Nunca em nosso município tinha funcionado o PSE (Programa da Saúde na Escola), hoje é uma realidade dentro de nossas escolas. Hoje temos o PMAQ (Programa de Melhoria da Qualidade do Atendimento) onde o profissional é mais valorizado e desempenha um melhor atendimento à população.

Quando recebemos a secretaria tínhamos apenas duas cadeiras odontológicas funcionando, hoje temos cinco em pleno funcionamento.  Conseguimos quatro médicos cubanos. Fizemos a adesão junto ao ministério de construção de dois postos de saúde, um na Guabiraba e outro no centro, e mais a academia da saúde. Estamos esperando apenas a aprovação dos mesmos.

Vamos construir agora um posto de saúde atrás do hospital. E vamos construir o prédio próprio da secretaria de saúde, ao lado do CRAS. Colocamos Farmácia básica para distribuição de medicamentos em cada posto de saúde, cada vez mais próximo da residência do cidadão. Valorizamos os ACS e ACE, dando-os a insalubridade e equiparação de salários. Coisas que há muito tempo vinham buscando e não conseguiam. 

Outra grande conquista foi à recuperação de parte do repasse financeiro para o tocante do hospital Roosevelt Bastos, antes subtraído durante o último Governo Estadual. 

Cada vez mais, estamos tendo adesão a importantes programas da saúde em nosso município, talvez por isso o reconhecimento nacional, com base em números reais analisados pelo próprio Ministério da Saúde. 

Por: Francisco Barbosa
Mais sobre: