Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura aumenta salários e garante adicional de insalubridade aos ACS e ACE

O anúncio foi feito pelo atual Prefeito Manin Geronço (PSDB) e pelo Vice Raimundo Ferreira (PT), na ultima terça-feira (07), durante reunião com a categoria.

09/04/2015 05:01

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) comemoram a equiparação e o aumento de seus salários (novo de R$ 1.202,80), e também, a garantia de recebimento do merecido adicional de insalubridade (20%), referentes aos serviços exercidos em Porto Piauí.

O anúncio foi feito pelo atual Prefeito Manin Geronço (PSDB) e pelo Vice Raimundo Ferreira (PT), na ultima terça-feira (07), durante reunião com a categoria. “Há anos estes servidores, quase que esquecidos pelo poder público, vinham lutando por seus direitos. O projeto é de nossa autoria e foi elaborado ao final do ano passado com base nas necessidades de todos eles, até mesmo dos não concursados. Inclusive, pagamos o retroativo referente ao mês de janeiro deste ano”, disse o gestor.

Por sua vez, o representantes dos Agentes de Saúde e de Endemias de Porto, Antônio Venâncio (foto), lembrou que o dialogo mantido com o prefeito foi o ponto importante para à conquista da categoria.

“Estivemos acompanhando todo o processo de elaboração do projeto, até mesmo a votação na Câmara. O Prefeito Manin foi receptivo e soube sancioná-lo no momento certo, enfrentando os problemas financeiros que afetam todo o País. Podemos dizer que a luta foi válida e que o compromisso foi cumprido, agora é comemorar e continuar trabalhando pelo município. A nossa categoria agradece”, comemorou.

A profissão:

O agente comunitário de saúde é o profissional que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades, sempre supervisionado e coordenado por um médico ou gestor de saúde.

Já o agente de endemias desempenha ações de vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Além disso, é também responsável pela aplicação de larvicidas e inseticidas. 

Fonte: Ascom/PMP
Por: Francisco Barbosa
Mais sobre: