Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População discute criação de Banco comunitário de Porto

As cédulas do "œMarruás", dinheiro que irá circular na cidade, serão estampadas com desenhos de ícones da cultura local e selos que tornarão mais difícil a sua falsificação

22/03/2016 17:56

A cidade de Porto vai ganhar um banco comunitário e moeda própria ainda neste ano. O projeto está sendo desenvolvido por entidades locais e segue os padrões dos premiados: Banco Palmas (Ceará) e Banco Cocal (São João do Arraial).

Como parte das discussões para implementação do novo dispositivo financeiro da cidade, aconteceu, nesta terça-feira, 22, uma audiência pública na Câmara Municipal dos Vereadores, uma iniciativa do presidente da casa, Dr. Valter Gomes (PROS).

Segundo o Vice-presidente Estadual da Kolping Piauí, Raimundo Ferreira, principal incentivador do projeto, o banco próprio do município, além de estimular a existência de economia solidária, também contribuirá para manter o dinheiro na cidade. O projeto visa, também, à criação do Fundo Municipal de Apoio a Economia solidária, que será utilizado para oferecer microcrédito aos produtores e empreendedores.

As cédulas do “Marruás”, dinheiro que irá circular na cidade, serão estampadas com desenhos de ícones da cultura local e selos que tornarão mais difícil a sua falsificação.

Além de alguns vereadores, também participaram comerciantes e representantes comunitários e de associações de Porto; Vice-prefeito Raimundo Ferreira, Secretário de Assistência Social, Edilson Pereira, representante do banco dos cocais de São João do Arraial, Mauro; Técnico dos Bancos comunitário do Nordeste, Diogo Sousa; Representante do Banco Opala de Pedro II, Claudina e o Presidente da Obra kolping de Porto, Paulo Carvalho.

Mais sobre: